Vantagens e benefícios do SEO para o seu site

Se você for um profissional de marketing ou de empresa, provavelmente já deve ter usado SEO (Search Engine Optimization) mais de uma ou duas vezes.

Isso porque, hoje, é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

Mas se você não estiver familiarizado com essa tática, talvez não esteja convencido de que vale a pena seu tempo ou dinheiro. Quer saber mais sobre SEO, acesse https://www.seobh.org/

E é por isso que nesta página, veremos o que é SEO em marketing, o papel que ele desempenha no marketing e cinco principais benefícios que ele oferece ao seu negócio.

Contents

Você sabe exatamente o que é SEO em Marketing?

Para começar, SEO significa Search Engine Optimization, e é o processo de melhorar um site de forma a ajudá-lo a classificar em resultados de pesquisa quando os usuários procuram por palavras e frases específicas.

Se você não sabe por que isso é importante, pense em como você normalmente encontra as informações de que precisa durante sua vida cotidiana.

O que você faria se precisasse substituir sua TV e não sabia qual modelo comprar?

Onde você olharia se estivesse de férias e precisasse encontrar um restaurante para o jantar?

Como você pesquisaria suas opções para aprender um novo idioma?

Se você é como a maioria das pessoas, você acessa seu smartphone ou se senta em seu computador e digita uma frase simples no Google.

Estes resultados baseiam-se no que o Google considera ser a informação mais útil para você, com base nas palavras-chave inseridas.

Mas em muitos casos, os sites que você vê na primeira página não chegaram lá por acaso. Eles usaram o SEO para ajudar o Google a entender de que trata seu conteúdo.

Eles também fizeram uma pesquisa extensa para determinar como usuários como você classificam suas pesquisas para tópicos específicos, de modo que possam otimizar suas páginas de acordo.

E se você quiser que seu público-alvo encontre seu site, você precisa fazer o mesmo.

Benefícios do SEO para pequenas empresas

A beleza do SEO é que qualquer um pode fazer isso e é mais acessível do que você imagina. Em vez de pagar por anúncios impressos tradicionais ou postagens patrocinadas, dedicar tempo e esforço para entender o básico de SEO e possivelmente investir em algumas ferramentas pode levar a um maior valor a longo prazo para o seu negócio. Aqui estão apenas algumas razões pelas quais você deve considerar alavancar a pesquisa orgânica para o seu negócio.  Blog SEO detalha como funciona tudo sobre SEO, veja a seguir https://www.seobh.org/consultoria-seo/

1. Atrai mais clientes por meio da pesquisa orgânica

53,3% de todo o tráfego da web vem de pesquisa orgânica e 60% dos profissionais de marketing afirmam que seus leads de maior qualidade vêm de clientes engajados em SEO. Por que é que? Porque eles estão procurando uma solução, e por ser um dos melhores resultados você está atendendo a uma necessidade.

A classificação na primeira página do Google é necessária para ser vista pelos clientes. Subir para a primeira posição pode quase dobrar sua taxa de cliques em relação ao segundo lugar. E reivindicar um Featured Snippet (elemento do topo da página) pode ajudá-lo a saltar sobre o primeiro lugar e, potencialmente, adicionar uma segunda maneira para os clientes clicarem em seu site.

O volume existe e, ao classificar termos de pesquisa específicos, você atrairá os clientes certos . E ao colocar seu site na primeira página, você torna sua marca altamente visível e mostra que você é um recurso confiável.

2. Cria uma experiência web confiável para os clientes

Atingir a primeira página e reivindicar o primeiro lugar em um resultado de pesquisa depende completamente da autoridade que você constrói. Você pode ter a melhor resposta ou recurso disponível, mas sem uma experiência de qualidade para os usuários, uma vez que eles clicarem em seu site, você terá muita dificuldade em levá-los até lá.

É por isso que os elementos técnicos do SEO, como velocidade da página, backlinks e outros elementos de construção de autoridade, são tão cruciais para o sucesso do seu negócio online. Brincar com as regras regidas pelos mecanismos de busca força você a manter seu site em ótima forma e faz com que a manutenção de sua saúde seja uma prioridade regular.

O benefício para você é que isso não apenas o ajudará a se classificar melhor e, portanto, a obter mais exposição. Também tornará mais fácil para os clientes confiarem em você com base na funcionalidade do seu site. Ter páginas rápidas, medidas de segurança e portais automatizados de atendimento ao cliente são apenas algumas maneiras de fazer isso.

3. Incentiva você a se concentrar na experiência do usuário

Falando de sua experiência na web, um elemento central de SEO que continua a crescer em necessidade é otimizar a experiência do usuário. O Google começou a priorizar a experiência do usuário como um fator de classificação em 2021 e continuará a alavancar seus novos Core Web Vitals juntamente com fatores anteriores, como a velocidade da página, para ajudar a determinar se você está fornecendo uma interação valiosa ou não. Os snippets em destaque e outros elementos de pesquisa também aproveitam essa ideia, puxando respostas, imagens e outras informações valiosas para a própria página de pesquisa.

Para as empresas, isso significa apenas que você precisa se concentrar nas necessidades de seus clientes. O que eles querem saber? O que eles gostariam de fazer a seguir? Que outras informações, recursos ou serviços você pode fornecer a eles?

Ao priorizar as necessidades do seu cliente primeiro, você tem mais chances de ranquear melhor, mantê-lo em seu site e converter. Quanto mais vezes isso ocorrer, mais autoridade será seu site e mais pessoas você atrairá. E o ciclo continua.

4. Melhora o reconhecimento da marca

Um elemento tangencial fora da conversão de usuários em clientes quando você melhora seus rankings é o reconhecimento geral da marca . Apenas alcançando a primeira página e subindo cada vez mais perto do primeiro lugar, mais pontos de contato você gerará. Mesmo que eles não cliquem no seu site, apenas por estarem lá, os clientes em potencial começarão a associar sua marca a essas soluções.

Isso é especialmente importante se você estiver competindo em termos de pesquisa específicos com outras empresas. Você quer ser lembrado quando as pessoas inserem perguntas ou pesquisam diretamente o produto ou serviço que você oferece. E se seus concorrentes são donos dessas pesquisas, é mais provável que essas vendas orgânicas sejam direcionadas a eles.

Se você está apenas começando a explorar a implementação de SEO para o seu negócio, a melhor coisa que você pode fazer é segmentar variações mais longas de uma determinada pesquisa. Por exemplo, em vez de tentar classificar para “serviços de contabilidade online”, você buscaria termos como “serviços de contabilidade online para pequenas empresas” ou “melhores serviços de contabilidade online para pequenas empresas do noroeste”.

Sim, eles não geram tanto tráfego de busca. Mas, eles são muito mais fáceis de classificar do que o prazo mais curto e mais competitivo. Quanto mais dessas variações mais longas você classificar, maior a probabilidade de você subir para o termo de pesquisa mais curto. E através disso toda a sua conscientização de construção dentro de seu mercado-alvo.

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5. Ajuda a mantê-lo informado

Como qualquer coisa relacionada à operação de um negócio, o SEO muda o tempo todo. Os mecanismos de pesquisa são atualizados, diferentes fatores se tornam importantes e outras empresas estão trabalhando em suas próprias estratégias para classificar. Isso significa que, para executar o SEO com sucesso, você precisa se manter informado sobre as melhores práticas, soluções e mudanças.

Embora isso possa parecer mais trabalho, na verdade é um benefício para o seu negócio, pois mantém você informado sobre os processos online. O SEO está diretamente ligado à tecnologia digital, o que significa que muito do que acontece com ele pode ajudá-lo a entender as tendências online e abordar proativamente quaisquer mudanças importantes. Além disso, por meio de suas pesquisas e atualizações do site, você entende mais sobre seus clientes, seus concorrentes e a experiência digital como um todo.

Agora, sejamos honestos, você não será capaz de se manter atualizado com tudo e não há necessidade de enlouquecer tentando. Basta manter os ouvidos atentos, tomar nota de quaisquer mudanças importantes e manter o foco na vertical do seu setor. Apenas fazer isso pode mantê-lo no caminho certo.

6. Pode ser feito com orçamento limitado

Possivelmente, uma das melhores coisas sobre SEO é que pode ser relativamente barato de implementar. Claro, você pode contratar um especialista ou trazer uma função orientada para SEO em sua empresa, mas para começar você pode aprender e implementar muito disso sozinho. E fora o custo de contratar alguém, comprar algumas assinaturas ou gastar seu próprio tempo, a implementação real não custa nada.

Além disso, investir em SEO é um benefício de longo prazo para o seu negócio. Sim, as coisas mudam o tempo todo, mas os principais processos e estratégias associados ao SEO devem durar anos e possivelmente exigir apenas pequenos ajustes. Quando bem feito, pode ser uma das melhores soluções de marketing de longa data para o seu negócio, proporcionando um retorno contínuo do investimento .

7. É rastreável

Um elemento do marketing tradicional que geralmente é frustrante é o quão vago pode ser o retorno do investimento. Os outdoors têm um número médio de visualizações com base nos padrões de tráfego. Os comerciais avaliam as visões gerais com base em sistemas de classificação. Mas o SEO é completamente quantificável e também pode ser facilmente vinculado a qualquer estratégia digital paga.

Agora não será tão simples quanto anúncios pagos e você precisará conectar alguns pontos no back-end do seu site para realmente entender como seu tráfego orgânico está gerando vendas. Mas, com um pouco de conhecimento do Google Analytics , você pode configurar facilmente diferentes conversões rastreáveis ​​com base em cliques em anúncios no site, visualizações de página, conclusões de pedidos, clique para ligar etc.

No que diz respeito à otimização de seus esforços de SEO, você pode usar ferramentas como o Google Search Console para ter uma ideia melhor de como as pessoas estão encontrando você, para o que você está classificando e onde há espaço para melhorias. Você poderá até mesmo se aprofundar na integridade do seu site aqui, o que é novamente um elemento crucial do envolvimento do usuário .

8. Beneficia outras iniciativas de marketing

Um pouco de beisebol da equipe LivePlan, quase todos os projetos da web têm algum elemento de pesquisa de SEO envolvido. Seja pago, de entrada (conteúdo em nosso site), de saída (conteúdo enviado aos clientes) ou relacionado a produtos, nossos recursos e esforços relacionados a SEO são usados ​​para ajudar a informar decisões para outras equipes e vice-versa.

Pesquisas e insights de cada equipe ajudam a alimentar a vontade de pesquisar uma possível consulta de pesquisa ou tentar uma frase diferente em um anúncio. De muitas maneiras, testar o que funcionou organicamente por meio de outros canais de marketing pode reforçar se algo está realmente funcionando ou não em sua estratégia de SEO.

Ele pode dizer quais tendências estão surgindo em seu setor, em quais clientes são mais propensos a clicar, quais elementos de um produto ou serviço são mais úteis e até mesmo como você deve nomear um recurso. Novamente, você está trabalhando para otimizar seu site entendendo o que seus clientes se importam. Isso só pode ajudar a informar seus outros esforços de marketing.

SEO melhora a credibilidade e a confiança

A classificação na primeira página do Google aumenta a credibilidade entre os clientes em potencial. O Google classifica os sites com base em dezenas de sinais dentro e fora da página, como conteúdo criado, velocidade do site e usabilidade móvel. Embora a maioria dos consumidores provavelmente não leve em consideração esses sinais, os usuários esperam que o Google forneça primeiro conteúdo relevante e valioso. A maioria confia no algoritmo implicitamente e  75% dos usuários  não passam para a página dois.

A confiança é desenvolvida com base na autoridade do mecanismo de pesquisa e em um produto ou serviço de alta qualidade que constrói credibilidade entre os visitantes.

O SEO visa todo o funil de marketing

O marketing de conteúdo, impulsionado pelo SEO, inclui uma variedade de tipos de conteúdo direcionados a todos os estágios do funil de marketing. Embora uma postagem de blog no topo do funil ou no meio do funil não seja convertida inicialmente, um conteúdo como este cria fidelidade e reconhecimento da marca – características que levam a conversões.

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SEO é uma estratégia de marketing de longo prazo

Embora o SEO de qualidade geralmente ofereça um impacto significativo nos negócios no primeiro ano, os esforços de SEO aumentarão com o tempo, levando a resultados maiores por vários anos. Na verdade, a magnitude dos resultados de SEO e ROI correspondem ao orçamento, esforço e tempo comprometido com isso . Se uma empresa de SEO promete resultados instantâneos, fique atento.

A implementação de estratégias de SEO bem pensadas – como criação de conteúdo e otimização on-page – e o domínio do algoritmo do Google levam muito tempo. Para ver os melhores resultados da incorporação de SEO em sua estratégia de marketing digital, esteja preparado para ver o SEO como um investimento com notável retorno de longo prazo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca