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11 Dicas de SEO “Faça você Mesmo”

A otimização de mecanismos de pesquisa leva tempo e dinheiro. Se você tiver pouco tempo, mas tiver dinheiro, uma agência ou consultor é uma opção. Se você estiver com pouco dinheiro, use estas dicas do tipo “faça você mesmo” para impulsionar as classificações orgânicas do seu site.

Contents

1. Melhorar as tags de título

Observe suas páginas de categoria de nível mais alto. Minha pesquisa mostra que as páginas da categoria de comércio eletrônico devem gerar até 32% mais tráfego de pesquisa orgânica do que as páginas de produtos.

Às vezes, um pequeno ajuste de bom senso em uma tag de título pode fazer uma grande diferença, especialmente se sua plataforma de comércio eletrônico gerar títulos padrão com base nos rótulos em sua taxonomia e no nome do site. Isso pode resultar em tags de título como “Feminino – [Seu site]”.

Suas tags de título fazem sentido? Você pode torná-los mais específicos ou relevantes? Por exemplo, adicionar “sapatos” à tag de título acima pode ser um ajuste de bom senso: “Sapatos femininos – [Seu site]”.

2. Pesquisa de palavras-chave mestre

Um bom programa de SEO depende da pesquisa de palavras – chave para:

  • Conheça as palavras e frases de pesquisadores reais,
  • Determine quais palavras-chave segmentar,
  • Avalie a demanda por seus produtos.

Os profissionais de marketing tendem a usar o jargão de seu setor e marca. Não presuma que você sabe o que os consumidores querem e como eles pesquisam – faça a pesquisa.

As melhores ferramentas de palavras-chave oferecem uma pontuação de demanda para cada tema. O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave, embora você precise de uma campanha ativa do Google Ads para acessar os dados mais úteis.

A maioria das outras ferramentas de palavras-chave quantitativas requer uma assinatura paga. Mas alguns ainda sugerem palavras-chave, gratuitamente, sem fornecer dados sobre popularidade.

O Planejador de palavras-chave do Google Ads é uma ferramenta de pesquisa gratuita. No entanto, você precisará de uma campanha ativa do Google Ads para acessá-lo.

3. Entenda sua competição

Identifique seus concorrentes de busca orgânica – não necessariamente os sites que vendem produtos e serviços exatos, mas também sites informativos e grandes varejistas que competem pelas mesmas frases. Wikipedia, revista Vogue e Walmart são seus concorrentes se estiverem ocupando espaço na página de resultados de pesquisa. Pergunte a si mesmo:

  • O que eles estão fazendo bem na pesquisa orgânica?
  • Que temas de conteúdo eles incluem que você não inclui?
  • Como eles estruturam seu site para direcionar palavras-chave valiosas?
  • Como eles envolvem os compradores?

Além disso, estude suas avaliações e atividades de mídia social para identificar produtos ou informações do site que podem melhorar suas próprias ofertas e experiência do usuário.

4. Palavras-chave do mapa

Sabendo o que os consumidores desejam e as frases de pesquisa que eles usam, mapeie palavras-chave para cada página do seu site.

Crie uma planilha de todas as páginas críticas na navegação do seu site e mapeie palavras-chave primárias e secundárias exclusivas para cada uma. Crie novas páginas para palavras-chave de alto valor não atribuídas.

Use temas de palavras-chave de cauda longa que geram menos pesquisas e são geralmente mais específicos – como “como tirar vinho tinto do tapete” ou “ex9116 exalt 18v carregador de bateria” – em postagens de blog , páginas de perguntas frequentes e páginas de produtos.

5. Otimize seu site

Com seu mapa de palavras-chave em mãos, a próxima etapa é implementar SEO na página, incluindo:

  • Atualizar o conteúdo das páginas para incluir as palavras-chave;
  • Criação de novas páginas (para palavras-chave não atribuídas) com texto e, potencialmente, gráficos, áudio e vídeo;
  • Lançamento de uma nova seção rica em palavras-chave, como um blog ou portal educacional.

Concentre-se na relevância dos elementos textuais de cada página – as tags de título, meta descrições, cabeçalhos, conteúdo do corpo – para os temas de palavras-chave que os pesquisadores usam.

6. Produza conteúdo regular

Crie conteúdo contínuo adaptado ao seu público. Você não precisa lançar uma nova postagem no blog ou outro conteúdo todos os dias. Isso é irreal para muitos sites de comércio eletrônico. Basta publicar conteúdo exclusivo pelo menos mensalmente, se não semanalmente . Consistência é a chave.

“Conteúdo” não precisa ser apenas texto. Use ilustrações, fotos de produtos, vídeos de instruções ou qualquer outro conteúdo que ajude os compradores. Agregar valor é vital. Se o conteúdo não atender a uma necessidade ou não envolver seus clientes e clientes potenciais, você desperdiçou seu tempo e o deles.

7. Aumente o patrimônio do link

O valor do link é a quantidade de sites de alta qualidade relevantes para o tópico que possuem links para o seu. A equidade do link e a relevância contextual são os dois principais fatores orgânicos de classificação. Combinados, a aquisição de links e o marketing de conteúdo aumentam o valor do link naturalmente.

O marketing de conteúdo para SEO envolve a criação, digamos, de artigos, vídeos e podcasts que as pessoas desejam compartilhar e vincular. Conforme o número de pessoas expostas ao conteúdo aumenta, também aumenta o potencial para links.

A aquisição de link, por outro lado, envolve:

  • Identificar páginas ou sites de alto valor que são topicamente relevantes;
  • Descobrir como tornar seu conteúdo valioso para o proprietário do site; e
  • Entrar em contato diretamente para solicitar um link ou um acordo que levaria a um link, como uma postagem de convidado ou uma entrevista.

O Google aconselha os proprietários de sites a criar sites atraentes sobre os quais os usuários desejam contar aos amigos. Esta abordagem de engajamento de conteúdo para SEO é a resposta do Google para: “Como faço para obter mais links de forma ética?”

A pesquisa de palavras-chave na etapa 2, acima, é útil porque fornece uma ideia dos sites mais influentes e com melhor classificação a serem abordados.

8. Construa sua rede de mídia social

A mídia social permite que você se conecte com seu público. Cultivar esses relacionamentos aumenta a exposição de seu conteúdo e, portanto, a probabilidade de que alguém faça um blog sobre ele ou crie um link para ele.

As empresas voltadas para o consumidor provavelmente encontrarão mais valor no Facebook e no Twitter. As empresas B2B geralmente se concentram no Twitter e no LinkedIn, com o Facebook também.

Se você tiver imagens atraentes , adicione Instagram ou Pinterest à lista. Se você está aberto para criar vídeos , use o YouTube.

9. Compreender Analytics

Você não pode otimizar o que não mede. SEO requer um conhecimento básico do Google Analytics (ou equivalente) para saber quais páginas otimizar e quais apresentam um bom desempenho.

No Google Analytics, vá para Aquisição> Todo o tráfego> Canais . Clique em “Pesquisa orgânica” e altere a dimensão primária para “Página de destino”. Você pode então analisar seu desempenho de SEO.

No entanto, tenha cuidado com a dimensão “Palavra-chave”. Nenhum programa de análise pode rastrear com precisão quais palavras-chave direcionaram o tráfego de pesquisa orgânica para seu site. Apenas as análises de cada mecanismo de pesquisa, como o relatório de desempenho do Google Search Console , podem fazer isso.

10. Leia as postagens de SEO

Estude um guia de SEO, como minha série “ Como fazer sobre SEO ”. Outros guias de SEO para iniciantes úteis e gratuitos incluem o ” Guia para iniciantes em SEO” de Moz, ” Guia para SEO ” de Search Engine Land e ” Guia para iniciantes em otimização de mecanismos de pesquisa ” do Google .

Para obter atualizações rápidas sobre as mudanças de SEO, experimente dois canais do YouTube: Moz’s “ Whiteboard Friday ” e “ Google Webmasters ”.

11. Faça perguntas

Se você estiver travado, faça perguntas em uma das muitas comunidades de SEO. O Fórum do webmaster do Google é um lugar útil para começar. Os participantes incluem funcionários do Google, profissionais de SEO, profissionais de marketing e desenvolvedores. Outros fóruns populares são o WebmasterWorld Forum e o Moz’s Q&A Forum . O Facebook e o LinkedIn também têm comunidades de SEO.

O Twitter é um veículo popular para pedir conselhos à comunidade de SEO. Certifique-se de incluir uma hashtag como #seo, #seoquestion para aumentar suas chances de ser visto por alguém que possa ajudar.

Nunca se esqueça, entretanto, de que há muita desinformação de SEO. Tente examinar a fonte.