A resposta a essa pergunta pode ser encontrada apenas olhando ao seu redor. Quantos dispositivos eletrônicos você consegue ver? É provável que você esteja lendo isso em um laptop ou celular e provavelmente haja alguns outros dispositivos que podem se conectar à Internet facilmente.
Pense em como você consome informações e até mesmo como as compartilha com colegas, amigos e familiares. Estar online e conectado transformou a forma como compramos coisas, a forma como descobrimos eventos e pode até influenciar a forma como votamos. Estar prontamente online, quase a qualquer hora, é uma das razões pelas quais o marketing digital transformou a forma como as empresas promovem e comercializam seus produtos e serviços.
Acreditamos que o marketing digital tem quatro vantagens principais sobre a forma tradicional de marketing: mensurabilidade, acessibilidade, velocidade e engajamento.

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Mensurabilidade
Um site é indiscutivelmente a ferramenta de marketing mais importante e é uma visão sobre o que as pessoas estão interessadas e como elas encontram seu site e o percorrem. Quantas pessoas visitaram seu site? De onde eles vêm, pesquisa natural, por meio de pay-per-click (PPC), mídia social ou campanhas por e-mail? Você pode monitorar a mudança em seus números ao longo do tempo, fornecendo informações reais sobre se sua mensagem de marketing está chegando às pessoas certas.
Acessibilidade
O marketing digital abriu a arena do marketing para empresas de pequeno e médio porte em todo o mundo, colocando-as em igualdade de condições com empresas maiores, por meio de sua acessibilidade. Por exemplo, a publicidade no Facebook por meio de ferramentas de campanha publicitária, como ‘aumentar as postagens’, custa uma fração do custo de impressão de folhetos e pode ser direcionada a um grupo específico de pessoas.
Ao mesmo tempo, você obtém um alcance muito maior com um público mais amplo que potencialmente abrange o mundo inteiro, e menos papel vai para aterros sanitários. Da mesma forma, os anúncios de banner online em sites geralmente custam menos do que os anúncios colocados em veículos mais tradicionais, como jornais diários ou revistas. Com os dados gerados por essas técnicas de publicidade online, você também obtém feedback sobre a eficiência de seus gastos com publicidade.
Velocidade
Você também pode divulgar sua mensagem mais rapidamente no mundo virtual, um simples clique de um botão do mouse é tudo o que é necessário. Quando comparado ao processo muito mais longo de produzir e distribuir materiais impressos, isso significa que as empresas podem ser muito mais ágeis com suas mensagens. As postagens no Twitter ou as atualizações do site levam alguns minutos, em comparação com dias para o desenvolvimento e a impressão de um folheto. Um boletim informativo eletrônico pode ser escrito e controlado quando é enviado e você pode monitorar quem o abriu, enquanto um anúncio pode demorar uma semana para ser colocado em um jornal e você nunca sabe quantas pessoas o viram.

Engajamento
O marketing digital traz uma vantagem dinâmica para a forma como você se promove em um mundo acelerado.
Um dos maiores motivos pelos quais o marketing digital se tornou tão importante é o envolvimento que ele traz, você pode conversar com seus clientes atuais, responder a perguntas e resolver problemas. Você também pode interagir com um público mais amplo, o que significa que você pode fazer mais do que apenas vender.
Você pode buscar opiniões e realizar pesquisas de mercado para melhor embasar sua tomada de decisão. Você também pode buscar colaborações ou campanha para subcontratados ou as opiniões profissionais de seus colegas no trabalho do projeto. Ao fazer com que seu público compartilhe páginas, você pode aumentar seu perfil e receber seu endosso no processo.
O engajamento também pode ser alcançado por outras vias, como competições, blogs, relações públicas, eventos e outras atividades de marketing.
Usando o marketing online em tempo real, você pode comentar sobre problemas e atualizar ou informar seus clientes imediatamente após eventos significativos que podem impactar o setor que você e seus clientes operam. Você também pode combinar rapidamente ou melhorar as ofertas dos concorrentes com as suas, mantendo-se na ponta do mercado.
Portanto, o marketing digital é mais do que importante para o seu negócio, é indispensável.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing