É uma verdade universalmente reconhecida que qualquer empresa que deseja ter sucesso precisa de SEO.
Considere o seguinte: qualquer pessoa que se depara com um problema geralmente recorre ao Google para obter a resposta. Esses problemas podem variar desde a cor para pintar o quarto até a melhor maneira de cozinhar lasanha vegana. Quer saber mais sobre pesquisa simplificada, acesse https://www.seobh.org/
Se você deseja que os clientes escolham seu produto ou serviço como solução para o problema deles, precisará ter uma presença online sólida. E tornar sua marca visível nos mecanismos de pesquisa envolve otimizar seu conteúdo para que apareça no topo dos resultados de pesquisa quando alguém inserir suas palavras-chave de destino.
No papel, pode parecer fácil. E é, desde que você entenda o que é SEO e como ele funciona.
Nosso guia definitivo simplifica o SEO, dividindo-o em seus conceitos principais. A partir daí, mostraremos como usar esses elementos para que você possa começar a construir sua base para o sucesso.
Contents
O que é SEO?
Search engine optimization, ou SEO, descreve a prática de aumentar o tráfego orgânico (não pago) para o seu site, melhorando sua classificação e visibilidade nos mecanismos de pesquisa.
Mas como exatamente os mecanismos de pesquisa classificam as páginas?
Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos para atribuir uma pontuação ou classificação aos sites. Essas classificações podem ajudar a influenciar a posição de uma página da Web para uma consulta de pesquisa. Pontuações de classificação mais altas se traduzem em uma posição mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
A pontuação que seu site obtém depende de diferentes fatores, mas pode ser resumida em três:
- Qualidade – Seu site fornece conteúdo relevante e de alta qualidade para os usuários?
- Autoridade – Você fornece informações de nível de especialista que estabelecem sua autoridade em seu setor?
- Confiança – Sua marca tem uma boa reputação e está em conformidade com as diretrizes dos mecanismos de pesquisa?
Ao fornecer qualidade, autoridade e confiança, você pode maximizar o espaço SERP e impulsionar sua marca para o topo quando as pessoas pesquisam palavras-chave relevantes.
Tenha em mente, no entanto, que o SEO vai muito além de como os mecanismos de pesquisa avaliam seu site. Se você realmente deseja que funcione, precisará entender a intenção do usuário e aprender sobre os termos de pesquisa que eles usam, as respostas que procuram e o tipo de conteúdo que desejam consumir. Saber as respostas a essas perguntas ajudará você a se conectar com as pessoas que pesquisam por você online.
Isso ajuda a considerar a intenção do público e como os mecanismos de pesquisa avaliam seu site como dois lados da mesma moeda. Afinal, você não pode ter um sem o outro.
Como funcionam os mecanismos de pesquisa
Os mecanismos de pesquisa podem ser melhor descritos como uma secretária eletrônica. Eles vasculham a web em busca de conteúdo e os avaliam com base em sua relevância para a pergunta que uma pessoa está procurando.
Se você deseja que seu site apareça nos resultados da pesquisa, seu conteúdo precisa estar visível para os mecanismos de pesquisa. Se o seu site não puder ser encontrado, há uma pequena chance de ele aparecer nas SERPs.
Os mecanismos de pesquisa executam três funções principais. Esses incluem:
Rastejando
Quando os mecanismos de pesquisa rastreiam seu site, eles enviam uma equipe de bots (também chamados de spiders ou crawlers) para encontrar conteúdo novo e atualizado. O conteúdo pode variar de vídeos a páginas da web, que os bots descobrem por meio de links.
O processo começa quando os bots buscam algumas páginas da web e seguem os links nessas páginas para encontrar novos URLs. Saltar de um link para outro permite que os rastreadores encontrem novos conteúdos para adicionar ao seu índice ou um enorme banco de dados de URLs descobertos.
Dizer aos mecanismos de pesquisa como rastrear seu site pode ajudá-lo a obter maior controle sobre o que aparece no índice. Se o seu site não estiver aparecendo nos resultados da pesquisa, considere estes fatores:
Três principais fatores de classificação para SEO
Otimizar seu site para SEO envolve melhorar os fatores de classificação em três áreas diferentes: otimização no site, conteúdo e links. Vamos passar por cada um em detalhes.
1. Otimização no local
A otimização no local, ou SEO técnico, é crucial para ajudar os mecanismos de pesquisa a encontrar suas páginas na web. Com o SEO técnico, o Google pode digitalizar e indexar seu site sem problemas.
Antes de prosseguirmos, você precisa entender que as páginas da web parecem diferentes para nós e para o mecanismo de pesquisa. Vemos os sites como uma coleção de gráficos, links e texto formatado. Para os mecanismos de busca, no entanto, o conteúdo nada mais é do que texto.
Com isso dito, vamos dar uma olhada em como você pode melhorar a configuração técnica do seu site para torná-lo mais atraente do ponto de vista do mecanismo de pesquisa.
Conforme discutido na seção anterior, os bots dos mecanismos de pesquisa funcionam aterrissando em uma página e usando outros links para encontrar mais conteúdo para rastrear e indexar. Como esses rastreadores não conseguem identificar imagens, defina seus links e navegação como somente texto.
Estrutura de URL
Os mecanismos de pesquisa não gostam de URLs longos com estruturas complexas. Mantenha-o o mais curto possível, limitando sua estrutura de URL à palavra-chave principal para a qual você está otimizando a página.
Velocidade da página
Os tempos de carregamento são um indicador claro da qualidade da página. Saiba como otimizar a velocidade da página usando a ferramenta Page Speed Insights do Google.
Links Mortos e Redirecionamentos Quebrados
Links mortos apontam os usuários para páginas inexistentes e links de redirecionamento quebrados para uma página que não está mais lá. Libere seu site desses links, pois eles fornecem UX ruim e podem impedir que o Google indexe seu conteúdo.
Mapa do site e arquivos Robots.txt
Os Sitemaps listam todos os URLs do seu site, ajudando os mecanismos de pesquisa a identificar as páginas a serem rastreadas e indexadas. Os arquivos robots.txt, por outro lado, informam aos mecanismos de pesquisa qual conteúdo eles não devem indexar. Com ambos os elementos, você pode acelerar o tempo que o Google leva para rastrear e indexar seu site.
Conteúdo duplicado
Os mecanismos de pesquisa consideram o conteúdo duplicado em páginas da Web como um fator de classificação negativo. Afinal, conteúdo semelhante torna mais difícil para os mecanismos de pesquisa determinar qual conteúdo exibir nas SERPs. Os mecanismos de pesquisa podem até penalizar sites com conteúdo duplicado.
2. Conteúdo
No mundo do SEO, o conteúdo é rei. Sem conteúdo, não há como você ganhar visibilidade nas buscas.
Por um lado, o conteúdo é o que as pessoas procuram sempre que inserem uma consulta no mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa também usam o conteúdo para determinar como e onde classificar uma página.
Então, como você otimiza seu conteúdo para SEO?
Pesquisa de palavras-chave
Se você deseja que o SEO funcione, precisará atrair pessoas que precisam do que você vende. Tudo isso começa descobrindo quais frases os clientes em potencial inserem nos mecanismos de pesquisa.
Para realizar pesquisas de palavras-chave bem-sucedidas, identifique tópicos e termos relacionados ao seu negócio. A partir daí, você pode converter esses termos de pesquisa e grupos de tópicos em palavras-chave iniciais. Por meio de uma pesquisa mais extensa, você pode refinar sua lista de palavras-chave e usá-las para otimizar seu conteúdo.
Otimização na página
A otimização na página (ou SEO na página) ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o tópico e as palavras-chave de uma determinada página da Web antes de combiná-los com consultas relevantes.
Tenha em mente que o SEO on-page é diferente do SEO on-site/técnico. O SEO na página se concentra em palavras-chave, mas também pode otimizar elementos de código para combinar as palavras-chave certas com a consulta de pesquisa apropriada.
Otimização de palavras-chave
O objetivo é que você ajude o Google a entender para quais palavras-chave você deseja que sua página seja classificada. Faça questão de incluir suas palavras-chave no seguinte:
- Título e tag H1
- URL/endereço da web
- O primeiro parágrafo do seu conteúdo (ou as primeiras 100 palavras)
- Meta título e meta descrição
- Arquivos de imagem e tags ALT
Porém, não limite suas palavras-chave ao termo de pesquisa principal. Use palavras-chave semânticas ou variações e sinônimos de sua palavra-chave principal. Isso pode ajudar o Google a determinar melhor a relevância da sua página.
Links Externos e Internos
Posicione seu conteúdo como um recurso valioso, vinculando-o a sites de autoridade relacionados ao seu tópico principal. A inclusão de links externos ajuda o Google a determinar o contexto, facilitando a classificação do seu conteúdo.
Os links internos ajudam a dar ao seu site um aumento sólido na classificação, pois permitem que os mecanismos de pesquisa encontrem e rastreiem outras páginas em seu site. Mais importante ainda, o link para outras páginas internas estabelece relações semânticas entre o seu conteúdo. Como regra geral, inclua de 2 a 4 links internos para cada uma das postagens do seu blog.
Autoridade
Mostre sua experiência no setor incorporando informações exaustivas sobre seu tópico. Postagens de blog mais longas têm uma chance maior de classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
Conteúdo rico em multimídia e mídia
A inclusão de elementos multimídia em seu conteúdo é opcional, mas conteúdo rico em mídia, como vídeos e infográficos, pode ser um indicador de boa qualidade da página. Como os elementos multimídia mantêm os leitores em uma página por mais tempo, isso pode significar que seu conteúdo oferece maior valor. Caso se interesse mais sobre como trabalhar com SEO, acesse https://www.seobh.org/category/blog/
3. Links
O Google e outros mecanismos de pesquisa trabalham para fornecer aos usuários as respostas mais relevantes às suas perguntas. Uma maneira de fazer isso é priorizando as páginas que são relevantes. Mas, além de prestar atenção à relevância, os mecanismos de pesquisa também consideram as páginas populares.
A melhor maneira de superar a concorrência é estabelecer sua autoridade ganhando links de sites populares e nutrindo um público que considera seu site um recurso útil.
Mas o que exatamente é um link e como você ganha links de outros sites?
Links de entrada, também chamados de backlinks ou links externos, são hiperlinks que direcionam os usuários de um site para outro. Eles são melhor descritos como a moeda da internet e são considerados um indicador da popularidade e importância do site desde o final dos anos 90.
Especialização, Autoridade, Confiabilidade
Os mecanismos de busca refinaram a forma como avaliam os links, usando algoritmos para avaliar um site com base no conceito de EAT: expertise, autoridade e confiabilidade. Sites que não exibem essas qualidades tendem a ser de qualidade inferior.
Isso significa que a qualidade e a quantidade de links em uma página da Web podem significar a autoridade de um site. Se você realmente pensar sobre isso, faz sentido que um webmaster faça referência a um site popular e de alta qualidade do que a um medíocre que não fornece valor.
Outros fatores que determinam a qualidade do link incluem:
- Relevância do tópico
- confiança de domínio
- A autoridade e a popularidade de um site de links
Portanto, se você deseja fornecer aos pesquisadores conteúdo confiável e confiável, precisará obter links de sites que demonstrem o EAT.
Construção de links
O link building descreve o processo de aquisição de novos links. Conduzi-lo com sucesso requer criatividade, paciência e pensamento criativo.
Em sua busca para ganhar mais links, no entanto, você pode perder de vista seu objetivo de fornecer valor e se concentrar demais em aumentar suas classificações. Tenha coragem: seus esforços de criação de links não devem envolver a manipulação de suas classificações nas SERPs. Em vez disso, deve ser tudo sobre ganhá-los.
Aqui estão algumas coisas que você deve evitar se quiser ficar livre de penalidades:
- Links comprados – A compra ou venda de links coloca você em risco de adquirir penalidades severas que podem fazer sua classificação despencar.
- Troca de link – Cross-linking (“link para mim e eu vou linkar para você”) com pessoas com as quais você não tem nenhuma afiliação pode acionar alarmes de spam de link e fazer com que seu site seja penalizado.
- Links de diretórios de baixa qualidade – Os diretórios da web pagos por colocação geralmente são ilegítimos e causam muito mais danos do que benefícios para suas classificações.
Lembre-se de que seus links devem vir de sites de autoridade e trazer tráfego qualificado para seu site. Mais importante, eles devem ser estrategicamente direcionados ou conquistados naturalmente.
Abaixo você encontrará algumas dicas sobre como ganhar links de alta qualidade:
- Construção de links orgânicos – Adquira links de sites externos que fazem referência ao seu conteúdo.
- Divulgação de SEO – Informe outros sites sobre seu novo conteúdo para que eles façam referência a ele em seus sites.
- Postagem de convidado – Publique blogs em sites de terceiros e inclua um ou dois links para seu site.
- Análise competitiva – Analise os links dos concorrentes para ter uma ideia de quais links você pode recriar para o seu site.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca