Quais são as principais tendências de marketing digital para 2023?

À medida que os clientes se tornam mais exigentes sobre os produtos e serviços que compram, também há uma crise global de custo de vida que as marcas precisarão planejar em 2023. 

Isso significa que é mais importante que as marcas sejam transparentes e pensem em suas mensagens e pesquisas ou ajustem sua estratégia no próximo ano. Isso também significa que os profissionais de marketing precisam conhecer as tendências que estão por vir para que possam planejar e tirar proveito de quaisquer novos desenvolvimentos.  Quer saber mais sobre marketing digital, acesse https://www.goomarketing.com.br/

Para ajudá-lo a começar 2023 com força, conversamos com especialistas do setor em nosso podcast para identificar as tendências mais importantes. Você também pode assistir ao nosso webinar de tendências sobre mais pontos importantes a serem observados em 2023.

Continue lendo para descobrir as tendências de 2023 para

  • Nas mídias sociais e no marketing de influenciadores, analisamos o TikTok e os negócios, a ascensão dos criadores e também dos SuperApps.
  • No marketing B2B, ouvimos sobre o valor do conteúdo de vídeo, como conquistar a venda social e o conteúdo com curadoria.
  • O marketing de conteúdo parece pronto para ver mais conexões, criadores + parcerias de marca e a necessidade perene de criar conteúdo valioso.
  • Você ouvirá muito sobre automação de marketing em 2023, principalmente nas ferramentas disponíveis e no tão esperado GPT-4.
  • A Martech também está preparada para continuar crescendo, a CRO assumirá a liderança. E o metaverso não vai desaparecer.

Contents

1. Mídias sociais e tendencias de marketing de influenciadores

Existem algumas tendências realmente interessantes em 2023 para as mídias sociais. Na verdade, é uma área do marketing que sofrerá mudanças significativas e as marcas precisam se manter atualizadas para marcar presença e usar as plataformas de maneira eficaz. 

TikTok continua a evoluir e dominar

O TikTok se tornou um grande player no campo do marketing de mídia social. E isso não deve mudar em 2023. O TikTok gerou US$ 4,6 bilhões em 2021, um aumento de 142% em relação ao ano anterior, com 1,8 bilhão de usuários ativos mensais previstos até o final de 2022, informou o The Business of  Apps.

Não é apenas para consumidores ou criadores que o TikTok está fazendo incursões. A plataforma está focada na usabilidade para empresas e na melhoria das opções de segmentação para publicidade, o que a tornará uma plataforma maior e melhor para marcas em 2023. 

“Uma das coisas que veremos no TikTok no próximo ano é a simplicidade das ferramentas de negócios. Eles já estão fazendo ondas para melhorar a usabilidade para empresas em torno de seu painel de anúncios. Tenho observado algumas das novas opções de segmentação que eles lançaram para seus anúncios, que são brilhantes”.

À medida que os clientes se tornam mais exigentes sobre os produtos e serviços que compram, também há uma crise global de custo de vida que as marcas precisarão planejar em 2023. 

Isso significa que é mais importante que as marcas sejam transparentes e pensem em suas mensagens e pesquisas ou ajustem sua estratégia no próximo ano. Isso também significa que os profissionais de marketing precisam conhecer as tendências que estão por vir para que possam planejar e tirar proveito de quaisquer novos desenvolvimentos. 

Para ajudá-lo a começar 2023 com força, conversamos com especialistas do setor em nosso podcast para identificar as tendências mais importantes. Você também pode assistir ao nosso webinar de tendências sobre mais pontos importantes a serem observados em 2023.

Continue lendo para descobrir as tendências de 2023 para

  • Nas mídias sociais e no marketing de influenciadores, analisamos o TikTok e os negócios, a ascensão dos criadores e também dos SuperApps.
  • No marketing B2B, ouvimos sobre o valor do conteúdo de vídeo, como conquistar a venda social e o conteúdo com curadoria.
  • O marketing de conteúdo parece pronto para ver mais conexões, criadores + parcerias de marca e a necessidade perene de criar conteúdo valioso.
  • Você ouvirá muito sobre automação de marketing em 2023, principalmente nas ferramentas disponíveis e no tão esperado GPT-4.
  • A Martech também está preparada para continuar crescendo, a CRO assumirá a liderança. E o metaverso não vai desaparecer.
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

2. Tendencias dê marketing B2B

O marketing B2B pode ser visto como chato ou pelo menos menos empolgante do que seus equivalentes B2C. Mas isso não precisa ser o caso. Como empresa B2B, é importante ser criativo em seu marketing e usar os canais e ferramentas disponíveis para ser memorável. 

Vídeo, vídeo e mais vídeo

Como profissionais de marketing, todos conhecemos o poder de uma ótima campanha de vídeo como forma de informar e conectar. Afinal, 86% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing e 92% o valorizam como uma parte importante de sua estratégia (de acordo com a pesquisa da Wyzowl ).

A mesma pesquisa mostrou a variedade de motivos pelos quais as empresas usam vídeos, sendo os principais explicadores, seguidos por vídeos e apresentações de mídia social. Os três principais canais que as empresas usam são YouTube, LinkedIn e Instagram.

Para empresas B2B, o vídeo pode desempenhar um papel importante no ciclo de vendas e marketing. Isso é particularmente verdadeiro no LinkedIn, pois o vídeo se tornou mais popular na plataforma e oferece uma maneira de se conectar e influenciar os clientes. 

“O LinkedIn se tornou um lugar onde as pessoas podem criar rapidamente conteúdo gerado pelo usuário. As pessoas fazem isso em vários graus de habilidade. Sua milhagem varia de acordo com seu estilo e orçamento. Mas acho que acrescentou muita personalidade a essa plataforma e tornou o conteúdo mais compartilhável. (Vídeo) é uma ótima maneira de você agir como um especialista, como um conector”.

Capacite as equipes para usar a venda social

A mídia social é uma maneira eficaz para as marcas e suas equipes de vendas se conectarem com os clientes. Isso é particularmente verdadeiro para empresas B2B que possuem ciclos de vendas mais longos e contam com canais digitais para fornecer informações úteis e relevantes. 

Mas há uma diferença entre postar conteúdo que transmite uma mensagem de vendas e usar conteúdo para engajar e criar conexões. Autora e especialista em transformação social, acredita-se que é isso que levará o sucesso das empresas em 2023. 

“Acho que haverá uma demarcação clara entre as empresas que capacitam e apoiam suas equipes para usar a mídia social de forma eficaz na construção de relacionamentos e aquelas que veem o social como outro canal para enviar mensagens de vendas”. “Algumas organizações têm medo de dar o controle ou permitir que os indivíduos expressem sua personalidade.” Caso se interesse mais sobre como é trabalhar com marketing digital, acesse https://goomarketing.com.br/category/marketing-digital/

Um apetite por conteúdo curado

Embora as empresas coloquem um grande foco na criação de conteúdo original, também pode ser eficaz compartilhar conteúdo selecionado

Se o conteúdo for relevante, pode gerar conversas e demonstrar que sua empresa está interessada em resolver um problema ou compartilhar informações, e não apenas vender.  

“Se você está buscando algo informativo e perspicaz, não importa muito se você criou esse conteúdo. Eu acho que (conteúdo com curadoria) pode ser uma maneira eficiente de fornecer algum aprendizado e insight e mostrar que você é uma pessoa confiável que pode agregar valor. Como estratégia B2B, pode ser muito poderosa”, diz Walsh. 

Os tipos de conteúdo útil que você pode compartilhar incluem:

  • Notícias da indústria
  • Pesquisa de terceiros
  • Comunicados de imprensa ou anúncios
  • Entrevistas (vídeo e blogs)
  • Recursos detalhados
  • podcasts
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

3. Tendência de marketing de conteúdo

O Content Marketing Institute descobriu que, embora 78% dos profissionais de marketing tenham uma abordagem estratégica para o gerenciamento de conteúdo, apenas mais da metade possui uma estratégia de conteúdo documentada para referência. Isso é um erro na sociedade sedenta de conteúdo de hoje. 

Use o conteúdo para gerar conexões

Como profissionais de marketing, sabemos que o conteúdo pode ser usado em todas as etapas do funil de marketing e vendas para fornecer informações e soluções. Mas o conteúdo pode fazer mais do que isso. 

Em 2023, você deve usar o conteúdo para fazer conexões e construir comunidades. À medida que os clientes se tornam mais interessados ​​no valor e no ethos das marcas, serão as empresas que promovem e buscam conexões que terão sucesso. 

“Embora a mídia social e o marketing por e-mail ainda tenham seu lugar, para mim, são as comunidades que impulsionam a maioria das minhas vendas. As pessoas estão buscando comunidade. Eles querem alcançar e obter apoio de outros humanos”.

“E é muito importante que o líder dessas comunidades esteja na mesma página. As pessoas querem sentir que estão comprando de (empresas com) valores semelhantes que se alinham aos seus próprios.”

Refinar e definir parcerias criador/marca

Há muito barulho online, o que equivale a muito conteúdo. Parte do conteúdo é ótimo , mas muito está alinhado com o influenciador errado ou não é direcionado ao público certo. É aí que uma boa parceria entre criador de conteúdo e marca pode entrar em ação. 

Muitos criadores querem crescer e se expandir em 2023. Isso significa que eles estão procurando parcerias de marca (em vez de apenas patrocínios) que se alinhem com seu conteúdo para que as postagens pareçam naturais e as empresas ofereçam orientação e suporte, não apenas deixe-os fazer isso! 

Para muitos criadores, não se trata principalmente de dinheiro, outros aspectos também são importantes, conforme demonstrado pela pesquisa da Deloitte.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital