Se você administra um site, saberá o quanto é importante que o site seja otimizado para atrair tráfego e gerar vendas (ou leads) graças a uma boa taxa de conversão.
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Mas o que realmente queremos dizer com otimização de sites?
Definição: A otimização de sites abrange todas as técnicas técnicas e de marketing usadas para adquirir tráfego, atrair visitantes e depois convertê-los em clientes potenciais ou compradores usando um método claramente definido que atende a uma série de objetivos pré-definidos.
Além dessa definição, é difícil distinguir entre as várias partes constituintes da otimização de sites – existem muitas delas. Quer saber mais sobre otimização de sites, acesse https://goomarketing.com.br/
Na realidade, o tema é tão vasto que envolve várias profissões e habilidades necessárias para poder realizar toda a otimização do site e ações corretivas.
Do design ao desenvolvimento e da velocidade de exibição ao SEO, levamos você pelos fundamentos da otimização de sites com uma abordagem de três etapas.
1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
SEO é uma disciplina de marketing digital que engloba subatividades ligadas à criação de conteúdo de sites com base em palavras-chave direcionadas antecipadamente no mecanismo de busca de sua escolha.
Nos EUA e na Europa, a grande maioria do SEO se concentra no Google: o Yahoo e seus concorrentes nunca conseguiram penetrar nos mercados.
E “Google” significa “algoritmos”: a empresa californiana atualiza frequentemente os algoritmos que sustentam as “leis” que determinam se sua empresa pode aumentar sua classificação usando esta ou aquela palavra-chave.
Search Engine Optimization significa, portanto, a capacidade da sua empresa de aumentar sua classificação no Google de maneira direcionada e precisa: você está procurando acima de tudo classificar em palavras-chave que fornecerão visitantes qualificados.
Embora existam muitos mitos em torno do SEO , lembre-se de que a era em que as pessoas compravam links de baixa autoridade em massa acabou: o Google agora penaliza sites que possuem links externos que não têm relação com seus sites.
Em 2018, o SEO assenta em 3 pilares fundamentais que lhe permitirão aumentar o seu ranking.
Conteúdo do site
O conteúdo do seu site é o que impulsiona seu ranking: é o que o Google “rastreia” seu site e analisa seu conteúdo para exibir resultados em seu mecanismo de busca.
Mais do que apenas preencher seu site, a criação de conteúdo e recursos de qualidade permite que você envolva seus visitantes e venda seus produtos e soluções : junto com o design, é o aspecto mais crucial do seu site.
Obviamente, o conteúdo do seu site pode ser apresentado de várias formas (escrito, visual e vídeo) e conterá palavras-chave que você deseja usar para impulsionar seu ranking.
Por fim, conteúdo de qualidade necessariamente se presta ao compartilhamento: quando seu conteúdo é compartilhado, o Google o interpreta como um sinal positivo.
Otimização na página
Em SEO, a otimização na página cobre todos os aspectos técnicos necessários para ranquear no Google.
Descendo ao básico:
- Suas tags devem ser consistentes e devem conter suas palavras-chave segmentadas.
- Seu site deve carregar rapidamente.
- Seu site deve ser responsivo.
- Seu site deve ser HTTP Seguro (HTTPS).
- A arquitetura do seu site deve ser consistente e organizada.
Links
Isso está se tornando menos verdade, mas os links alimentam o SEO . De forma bastante intuitiva, o Google considera positivo quando vários sites vinculados ao seu negócio apontam para o seu usando um link externo.
Quando você compartilha conteúdo ou seus usuários compartilham seu site, você aumenta a probabilidade de um site compartilhar informações ou falar sobre você: você, portanto, cria links externos organicamente.
2. Otimizando o desempenho técnico
O desempenho técnico é o driver do seu site; depende da facilidade com que seus visitantes poderão visitar e interagir com seu site: é, portanto, um aspecto crucial da otimização de sites.
Complementando o SEO, a otimização técnica também determina fatores de desempenho que influenciarão a classificação do seu site no Google.
Para ir direto ao ponto e economizar seu tempo, dividimos esta seção em três:
Otimizando a velocidade do site
A velocidade do site é um dos indicadores de desempenho mais críticos de todos : estima-se que você corre o risco de perder tráfego quando um site demora mais de 2,5 a 3 segundos para carregar e que a taxa de abandono dispara após 5 segundos.
Um site pode ficar lento por vários motivos. No entanto, existem várias ferramentas (fantásticas) que lhe darão uma avaliação rápida da situação:
- GTMetrix
- Velocidade de página (do Google)
- Teste de velocidade do site Pingdom
- Teste de página da Web
Ao aumentar a velocidade, você corta os abandonos causados pelo carregamento lento e também ajuda a melhorar seu SEO.
Como exemplo, a BBC calculou que estava perdendo 10% de seu tráfego para cada segundo extra que suas páginas demoravam para carregar (veja o estudo).
Exibir em celulares e tablets
Em 2018, 52% do tráfego global é gerado por celulares , nos quais a navegação na web melhorou acentuadamente nos últimos cinco anos. Para alguns setores (incluindo compras), a proporção de tráfego móvel pode ser ainda maior, chegando a 70-80% para alguns sites.
Dada essa alta taxa de navegação na web móvel, é imperativo que seu site seja otimizado (ou “responsivo”) para exibição em celulares e tablets. Quer saber mais sobre esse otimização de sites mais conhecido como SEO, acesse https://goomarketing.com.br/blog/
Se você cria páginas de destino, lembre-se de que existem vários construtores de páginas de destino que oferecem modelos 100% responsivos: uma boa maneira de economizar tempo ao criar suas páginas.
Garantir que seu site seja responsivo, portanto, significa construir sua página para que o conteúdo exibido se adapte ao tamanho da janela de exibição que o visitante usa.
Erros de página e desempenho de hospedagem
Erros de carregamento: todos nós já os experimentamos. Eles assumem a forma de um protocolo HTTP a partir de 4XX ou 5XX. Os mais comuns são:
- 404 não encontrado)
- 403 (proibido)
- 401 não autorizado)
- 400 (pedido incorreto)
- 500 (erro interno do servidor)
O problema com os erros de página é que os visitantes que os encontram, muitas vezes sinalizam o fim de sua visita. Usando um rastreador, você pode identificar os erros de página em seu site para redirecionar os visitantes para recursos úteis. Ferramentas como Screaming Frog ou Botify podem ajudá-lo com isso.
Quando não é o seu site que está causando os problemas de desempenho, eles podem ser causados pelo seu host: ou seja, a empresa que hospeda os dados do seu site que são carregados pelos usuários da Internet que visitam o seu site.
Existem duas formas de resolver este problema:
- Altere a assinatura de hospedagem (caso seu tráfego ultrapasse os limites incluídos no seu pacote).
- Mude o provedor de hospedagem (se você estiver hospedado por uma solução de baixo custo inferior).