Como funciona a contabilidade empresarial

As pessoas começam seu próprio negócio todos os dias. Se você está pensando em se juntar a eles, provavelmente tem uma ideia de como deve ser esse negócio. O que o deixa empolgado com o seu negócio é o produto ou serviço que você oferece, o sucesso que você imagina e a liberdade de estilo de vida que você tem certeza que virá com o tempo. O que pode aborrecê-lo ou até mesmo assustá-lo é a miríade de números para enfrentar. Perguntas de negócios são feitas, o que pode produzir um olhar vazio em resposta. contabilidade de caixa? método de acumulação? relatório de resultado? projeções? Huh?

Se você deseja criar belas pinturas a óleo ou vender barrigas de porco na rua, seu negócio requer algum tipo de contabilidade. Esse termo por si só pode fazer os olhos mais brilhantes brilharem, mas neste artigo, mostraremos que a contabilidade é um processo maior do que processar seus números. É uma ferramenta para ajudá-lo a contabilizar o que sua empresa fez, está fazendo e espera fazer no futuro. A contabilidade pode ser um pouco como pintar um quadro e um pouco como resolver um quebra-cabeça. Apesar de sua má imprensa, pode realmente ser divertido. Para saber mais sobre ? Acesse https://contabilidaderevisa.com.br/

Contents

Chaves para o sucesso

O primeiro passo para tornar a contabilidade divertida é entender a terminologia. Se seu coração pular uma batida quando alguém perguntar sobre seu swing, você pode se acalmar aprendendo exatamente o que é um swing e como ele pode ajudá-lo. Incluímos um glossário de termos contábeis no final deste artigo para ajudá-lo a resolver o problema.

Em segundo lugar, perceba que a contabilidade é mais do que números. Inclui bancos de dados de seus clientes, fornecedores e funcionários, se houver. As informações que você mantém sobre essas pessoas e empresas ajudam você a acompanhar seus negócios e planejar seu futuro. Com a contabilidade adequada, você pode descobrir que as pessoas nas Florida Keys estão comprando barris de barriga de porco em fevereiro. Você pode agendar legitimamente uma viagem de vendas para o mês inteiro. Ver? Isso vai ser interessante.

Terceiro, a chave para uma contabilidade bem-sucedida é configurar seu sistema contábil e inserir dados confiáveis. Você configurará um sistema exclusivo para você. O registro de transações e informações é chamado de escrituração contábil e deve ser feito regularmente. Você não tem uma boa imagem da sua empresa se a tinta (dados) estiver armazenada em caixas no porão. Não há nada mais difícil do que a tarefa de encontrar e digitar toneladas de informações antigas. Se você fizer isso, há uma boa chance de você estar fazendo algo errado.

Os CPAs podem fornecer uma ampla gama de serviços, desde configurar e gerenciar seu sistema contábil até consultoria e preparação de impostos.

Se por nenhum outro motivo que não o planejamento tributário, é aconselhável consultar um contador. Os contadores podem ajudá-lo a criar os relatórios e demonstrativos financeiros necessários para administrar seus negócios, além de ajudá-lo a acompanhar as leis fiscais e reduzir as obrigações fiscais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Você precisa encontrar um contador com quem possa construir um relacionamento amigável e de confiança. Aqui estão algumas coisas para procurar ao contratar um contador ou CPA:

  • Eles são licenciados em seu estado?
  • Eles têm experiência do seu tamanho e tipo de negócio?
  • Eles têm boas referências? (Lembre-se de obter referências de seu banqueiro, colegas de trabalho ou colegas.)
  • Eles estão disponíveis e retornarão suas ligações prontamente?
  • Você pode fornecer insights sobre outras áreas, como Recursos Humanos ou Operações?
  • Eles são respeitados na comunidade?
  • Você confia neles e se sente confortável com eles?
  • Você está se representando profissionalmente?

Além de ajudá-lo a configurar seu sistema de contabilidade e auxiliar no planejamento e preparação de impostos, você também pode considerar a contratação de um contador ou contador para:

 

  • compilar demonstrações financeiras
  • revise as declarações que você mesmo gerou para encontrar quaisquer problemas ou itens questionáveis
  • realizar uma auditoria anual de seus livros para garantir que tudo está sendo mantido com precisão

Para encontrar um contador ou contador, existem muitos bancos de dados pesquisáveis ​​na Internet, mas sua melhor aposta é obter recomendações de amigos, parceiros de negócios, seus consultores jurídicos, banqueiros ou outras fontes confiáveis.

Software ou caixa de sapato?

Uma primeira pergunta que você precisa responder é se deve configurar um sistema manual ou comprar um programa de software. Você pode pensar que seu pequeno negócio paralelo não merece um programa de software que pareça poder administrar o governo do Distrito de Columbia desde o início. pense novamente Vamos dizer que você vai a casamentos de fim de semana, um por semana. A maioria dos eventos que você faz em um ano são 52. Isso parece administrável em uma caixa de sapatos. Mas você compra carne aqui, queijo ali, e o vinho é enviado.

O software pode simplificar sua contabilidade eliminando a entrada dupla (ou tripla) de dados. Você faz o login aqui e o sistema coloca onde você precisa outro dia. Ele registra totais e números de grupo para você, economizando horas intermináveis ​​na máquina de somar. O software ajuda você a configurar procedimentos para lidar com o fluxo interminável de papel que sua empresa gera.

Contabilidade x Escrituração

Vamos à terminologia: Já dissemos as palavras contabilidade e contabilidade. A contabilidade é o quadro geral, o sistema que rastreia dados (incluindo pessoas), registra seu histórico de transações, fornece relatórios – essas imagens importantes do seu negócio. A contabilidade também inclui folha de pagamento, uma área de particular preocupação, pois pequenos erros podem resultar em multas enormes. Igualmente importante é a situação fiscal da sua empresa. A contabilidade é o sistema que fornece os relatórios e as informações de que você precisa.

A contabilidade é a parte tediosa – registrando sistematicamente os valores, datas e fontes de todas as receitas e despesas que você gera. Pense na contabilidade como uma peneira gigante e na contabilidade como o processo de despejar coisas nela. As coisas ficam agitadas e você obterá as informações necessárias para administrar seus negócios.

Dinheiro ou Provisão

Em algum momento, você será perguntado se o seu sistema contábil é caixa ou acumulado. Se todas as suas vendas forem em dinheiro e todas as suas compras forem pagas quando você fizer o check-out, a resposta é simples – ou seja, a contabilidade de caixa. Por outro lado, se você entregar bens ou serviços e for pago algum tempo depois, ou se receber as entregas e pagar em um horário diferente, a contabilidade de competência pode fazer mais sentido para você.

Estas duas bases de cálculo dão resultados completamente diferentes. Se você já está fazendo negócios e nem tudo é dinheiro, você pode tentar das duas maneiras. Escolha um mês (ou trimestre, se você não tiver muitas transações) e registre os ganhos e pagamentos desse mês – os pagamentos reais que você recebe e faz. Some as colunas (dentro e fora) e subtraia a menor da maior. Você acabou de criar uma demonstração de resultados de Lucros e Perdas (P&L) com base em caixa para o mês (ou trimestre). Agora, execute os números novamente, mas desta vez liste os valores das faturas e as vendas à vista (mas não os pagamentos das faturas) e liste as faturas que você recebeu de seus fornecedores e as compras à vista feitas. Mas não liste os pagamentos que você fez nas faturas. Adicione as colunas e faça as contas. Você terá um resultado diferente. Os contadores geralmente recomendam o regime de competência para obter uma visão melhor de como sua empresa está indo. Essa é uma das primeiras perguntas que você terá que decidir ao configurar seus livros. Quer saber mais sobre contabilidade empresarial, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/blog/

Quebrando o sistema

Bem, aqui estão os passos a seguir:

Escolha um ponto de partida. Muitos novos negócios trabalham meio período antes de se tornarem um negócio real. Se esta é a sua situação, você precisa escolher um ponto de partida para o seu sistema de contabilidade. Lembre-se, você deve registrar todas as transações a partir desta data, portanto, não volte muito, a menos que seja absolutamente necessário. À medida que você se aproxima do ano fiscal, espere e inicie o novo sistema com o novo ano.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Escolha suas contas. Pense nisso em termos de ativos e passivos. Os ativos incluem contas correntes e de poupança, contas a receber (dinheiro devido pelos clientes), estoque e até equipamentos que podem ser convertidos em dinheiro. Os passivos incluem valores que você deve a terceiros (contas a pagar), o saldo do seu cartão de crédito e quaisquer outros passivos que possam ser pagos no ano fiscal seguinte (isso pode incluir impostos sobre vendas, impostos sobre a folha de pagamento, seguros, etc.). Reúna as seguintes informações:

Selecione suas contas. Pense nisso em termos de ativos e passivos. Os ativos incluem contas correntes e de poupança, contas a receber (dinheiro devido pelos clientes), estoque e até equipamentos que podem ser convertidos em dinheiro. Os passivos incluem valores que você deve a terceiros (contas a pagar), o saldo do seu cartão de crédito e quaisquer outros passivos que possam ser pagos no ano fiscal seguinte (isso pode incluir impostos sobre vendas, impostos sobre a folha de pagamento, seguros, etc.). Reúna as seguintes informações:

  • Razão social da empresa
  • Número de identificação do funcionário (EIN) ou seu número de seguro social
  • As datas do seu ano fiscal
  • O tipo de formulários que você usa para seus impostos (ajuda do contador pode ser necessária aqui).
  • Taxas de imposto sobre vendas, se aplicável
  • Uma lista de itens que você venderá (produtos e serviços), incluindo um número de identificação ou nome, o preço ou a taxa do que você vende e se o que você vende é tributável (imposto sobre vendas)
  • Como você deseja para acompanhar as vendas – por item, tipo de item, etc. (Os guias que acompanham seu software de contabilidade são úteis nesse sentido.)
    (Se você optar por acompanhar o estoque) O custo de seu estoque e a quantidade disponível
  • Uma lista de clientes , endereços, números de telefone e endereços de e-mail
  • Uma lista de fornecedores com nomes e endereços de contato, números de telefone e e-mail
  • A lista de categorias que você usa para rastrear despesas – Algumas categorias são bastante universais, por exemplo Utilitários e postagem. Outros são específicos para o seu negócio. Se você já está administrando seu negócio como um emprego de meio período, dê uma olhada nos custos envolvidos e nas categorias em que eles se enquadram.

Existem outros problemas que você enfrenta relacionados à contabilidade, mas não necessariamente como parte da organização de seus livros. Já mencionamos a tarefa de manter a trilha de papel acessível. O arquivamento pode se tornar uma forma de arte – e um ponto sensível se não for bem feito. Você deve estar se perguntando como vai lidar com as contas não pagas. Como você coletará o dinheiro que seus clientes lhe devem?

Essa decisão não parece divertida, e talvez as outras decisões que você enfrenta e coletando todas te incomodem com essa informação ainda assustada. A maioria das pessoas encara essa tarefa com alguma apreensão. Mas pense nisso como um processo criativo. Afinal, você está começando um negócio. Quando sua empresa estiver funcionando e as transações estiverem deslizando para os slots certos, você poderá clicar em um botão na tela do computador e obter uma foto, esperançosamente impressa em preto. Você pode sorrir e dizer: Ei, isso é problema meu!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade