Você sofreu um acidente e precisa fazer uma reclamação por danos. O seguinte irá ajudá-lo a entender o processo e orientá-lo para o melhor resultado possível. Se precisar de mais informações sobre sua situação específica, você precisará falar com seu agente de seguros, corretor ou representante da empresa. Quer saber mais sobre proteção veicular, acesse https://bhprotecaoveicular.com.br/
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Como e quando registrar um relatório de acidente
Depois de um acidente, você deve registrar um relatório com seu corretor, agente ou companhia de seguros dentro de sete dias – ou como logo que possível depois. A falha em relatar dentro de um prazo razoável pode resultar na não execução de sua reivindicação.
Você precisará fornecer o seguinte ao fazer seu relatório:
- O número da sua apólice
- Marca, modelo, ano, matrícula e matrícula do veículo
- Detalhes do acidente – nome do motorista e número da carteira (se o motorista não for o proprietário registrado)
- Data, hora e local do acidente
- Extensão de quaisquer lesões
- Número de passageiros envolvidos
- Extensão dos danos no veículo
- Sua descrição do acidente
- Nomes e números de carteira de motorista de todos os motoristas envolvidos
- Nomes das seguradoras e apólices de seguro de automóveis de todos os motoristas envolvidos
- O nome e o número do crachá do oficial investigador – se o acidente foi relatado à polícia
O que acontece depois que você registra uma reclamação
Depois que sua reclamação for registrada, você será contatado por um perito de reclamações. Eles podem exigir que você preencha um formulário de Comprovação de Perda. O regulador determinará quanto de sua reivindicação sua seguradora cobrirá e o guiará pelo processo de reivindicações.
Como a falha é determinada
Depois de relatar um acidente, sua companhia de seguros determinará a falha seguindo a Lei de Seguros e as Regras de Determinação de Falhas. Estas regras:
- Use diagramas para cobrir mais de 40 situações de acidentes que podem ser aplicadas a quase todos os cenários possíveis de colisão rodoviária
- São aplicados independentemente das condições da estrada ou do clima, visibilidade, ponto de impacto nos veículos ou ações de pedestres
Observe que, em alguns casos, a falha pode ser compartilhada entre várias partes envolvidas em um acidente.
Como a falha afeta você como motorista
Como motorista, você pode ter entre zero e 100% de culpa após um acidente. Se você for considerado culpado, isso será anotado em seu arquivo de seguro. Se for determinado que você tem 50% ou mais de culpa, há uma boa chance de seu prêmio aumentar na próxima vez que sua apólice for renovada.
Observe que se você estiver emprestando seu veículo para alguém e essa pessoa for considerado culpado em 50% ou mais em um acidente envolvendo seu veículo, o acidente será registrado.
O que fazer se você discordar da avaliação de falha da sua seguradora
Se você achar que sua companhia de seguros cometeu um erro ao ajustar sua reivindicação, pergunte ao seu regulador qual regra de determinação de erro foi usada em seu caso. Se sua companhia de seguros se recusar a revisar sua decisão e você ainda discordar, entre em contato com o representante de sinistros de sua companhia de seguros.
Acusações policiais, condenações e constatações de culpa
Se você for acusado de ser acusado de uma ofensa criminal não significa necessariamente que você será considerado culpado por motivos de seguro. Não ser acusado de um crime não significa necessariamente que você não é culpado. O erro é determinado pelas regras de determinação de erro.
O que esperar se o seu veículo for danificado
O valor que você receberá como compensação dependerá da medida em que você foi considerado culpado pelo dano e do tipo de cobertura de seguro que você adquiriu. Pergunte ao seu regulador de reivindicações para obter detalhes completos.
O que esperar se você registrar uma reclamação apenas com cobertura obrigatória
Em Ontário, sua cobertura obrigatória inclui Compensação Direta – Danos à Propriedade (DC-PD). Dependendo da extensão em que você foi considerado culpado, você pode ser elegível para receber custos por:
- Um veículo de aluguel temporário
- Conteúdo pessoal danificado dentro do veículo
Observe que, se você foi considerado culpado em 50% ou mais pelo acidente e, portanto, 50% inocente, sua empresa pagará 50% de qualquer perda, menos a franquia.
O que fazer se o outro motorista envolvido não tiver seguro
Se qualquer outro veículo no acidente não estiver coberto por seguro, você pode fazer uma reclamação de acordo com a Cobertura obrigatória para motorista sem seguro de sua apólice. Você deve ser capaz de identificar o proprietário ou motorista do outro veículo para se qualificar. Caso se interesse mais sobre proteção veicular, acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br/blog/
O que esperar se você registrar uma reclamação com cobertura obrigatória e opcional
Cobertura de riscos especificados
Se você adquiriu a Cobertura de Riscos Especificados, estará coberto para:
- Fogo
- Roubo ou tentativa de furto
- Relâmpago, vendaval ou granizo
- água subindo
- Terremoto ou explosão
- Motim ou distúrbio civil
- Queda ou pouso forçado de uma aeronave ou partes de uma aeronave
- O encalhe, naufrágio, incêndio, descarrilamento ou colisão de qualquer tipo de transporte no qual, ou no qual, seu veículo tenha sido transportado por terra ou água, independentemente de culpa, descontada a franquia que você escolheu no momento da contratação da cobertura
Cobertura abrangente
Se você adquiriu a Cobertura Abrangente, estará coberto para o reparo ou substituição de seu veículo devido a uma perda sem colisão, incluindo os perigos listados em Perigos Especificados, queda ou objetos voadores, mísseis e vandalismo, independentemente de falha, menos a franquia que você escolheu no momento da compra da cobertura.
Cobertura de colisão ou perturbação:
Se você adquiriu a Cobertura Colisão ou Perturbação, sua seguradora arcará com o conserto ou substituição do seu veículo caso ele seja danificado em um acidente, independentemente de culpa, menos a franquia que você escolheu no momento da contratação da cobertura. Isso também inclui casos em que um motorista sem seguro não pode ser identificado ou danificou seu veículo.
Cobertura de todos os perigos
Se você comprou a Cobertura All Perils, sua companhia de seguros pagará por todas as perdas mencionadas acima, menos a franquia que você escolheu no momento da compra da cobertura.
Como as seguradoras decidem se reparam ou cancelam seu veículo
Quando você faz uma reclamação, sua companhia de seguros pagará a menor das duas opções:
- O custo para reparar a perda ou dano
- O “valor real em dinheiro” do seu veículo no momento em que foi danificado
- Sua companhia de seguros não pagará mais para consertar seu veículo do que seu valor real em dinheiro.
Como funcionam as franquias
Ao registrar uma reclamação, você pode ser responsável por uma franquia – o valor da reclamação que você terá que pagar. Você pode esperar pagar sua franquia total, a menos que o acidente não tenha sido sua culpa ou tenha sido apenas parcialmente sua culpa.
O que esperar se você foi ferido
Em Ontário, as Coberturas de Benefícios de Acidentes Estatutários são fornecidas por lei em cada apólice de seguro de automóvel. Esses benefícios fornecem compensação, independentemente de culpa, se você, seus passageiros ou pedestres forem feridos ou morrerem como resultado de seu acidente.
Se você for ferido em um acidente de carro, poderá ter direito aos seguintes benefícios:
- Substituição de renda: substitui a renda do trabalho que você não pode ganhar durante a recuperação
- Cuidador: fornece compensação se você for obrigado a deixar o trabalho para cuidar de um membro ferido de sua família
- Não assalariado: fornece compensação se você for completamente incapaz de levar uma vida normal e não se qualificar para substituição de renda ou benefício de cuidador
- Médico: paga as despesas médicas incorridas devido à sua lesão
- Reabilitação: paga os custos incorridos durante a reabilitação
- Atendimento de atendente: paga parte dos custos de um auxiliar ou atendente
- Compensação por Outras Despesas: pode pagar o custo de visitas familiares durante o tratamento ou recuperação, algumas tarefas domésticas e de manutenção da casa, o reparo ou substituição de alguns itens perdidos ou danificados no acidente ou despesas educacionais perdidas.
O que sua família pode esperar se você morrer em decorrência de um acidente
Se você falecer como resultado do acidente, os membros da sua família também podem ter direito aos seguintes benefícios:
- Morte: paga dinheiro aos membros de sua família
- Funeral: paga algumas despesas do funeral
Exclusões
Em alguns casos, sua seguradora pode negar o pagamento de Substituição de Renda, Não Assalariado e Compensação por Outras Despesas. Os casos incluem:
- Dirigir sem seguro válido
- Dirigir sem carteira de habilitação válida
- Dirigir enquanto especificamente proibido de dirigir de acordo com sua apólice de seguro
- Dirigir um veículo sem o consentimento do proprietário
- Casos de fraude
- Dirigir um veículo durante a prática de um crime (estando ou não o crime relacionado à operação do veículo)