O que está por trás da otimização de sites?

Se você administra um site, saberá o quanto é importante que o site seja otimizado para atrair tráfego e gerar vendas (ou leads) graças a uma boa taxa de conversão.

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Mas o que realmente queremos dizer com otimização de sites?

Definição: A otimização de sites abrange todas as técnicas técnicas e de marketing usadas para adquirir tráfego, atrair visitantes e depois convertê-los em clientes potenciais ou compradores usando um método claramente definido que atende a uma série de objetivos pré-definidos.

Além dessa definição, é difícil distinguir entre as várias partes constituintes da otimização de sites – existem muitas delas. Quer saber mais sobre otimização de sites, acesse https://goomarketing.com.br/

Na realidade, o tema é tão vasto que envolve várias profissões e habilidades necessárias para poder realizar toda a otimização do site e ações corretivas.

Do design ao desenvolvimento e da velocidade de exibição ao SEO, levamos você pelos fundamentos da otimização de sites com uma abordagem de três etapas.

1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

SEO é uma disciplina de marketing digital que engloba subatividades ligadas à criação de conteúdo de sites com base em palavras-chave direcionadas antecipadamente no mecanismo de busca de sua escolha.

Nos EUA e na Europa, a grande maioria do SEO se concentra no Google: o Yahoo e seus concorrentes nunca conseguiram penetrar nos mercados.

E “Google” significa “algoritmos”: a empresa californiana atualiza frequentemente os algoritmos que sustentam as “leis” que determinam se sua empresa pode aumentar sua classificação usando esta ou aquela palavra-chave.

Search Engine Optimization significa, portanto, a capacidade da sua empresa de aumentar sua classificação no Google de maneira direcionada e precisa: você está procurando acima de tudo classificar em palavras-chave que fornecerão visitantes qualificados.

Embora existam muitos mitos em torno do SEO , lembre-se de que a era em que as pessoas compravam links de baixa autoridade em massa acabou: o Google agora penaliza sites que possuem links externos que não têm relação com seus sites.

Em 2018, o SEO assenta em 3 pilares fundamentais que lhe permitirão aumentar o seu ranking.

Conteúdo do site

O conteúdo do seu site é o que impulsiona seu ranking: é o que o Google “rastreia” seu site e analisa seu conteúdo para exibir resultados em seu mecanismo de busca.

Mais do que apenas preencher seu site, a criação de conteúdo e recursos de qualidade permite que você envolva seus visitantes e venda seus produtos e soluções : junto com o design, é o aspecto mais crucial do seu site.

Obviamente, o conteúdo do seu site pode ser apresentado de várias formas (escrito, visual e vídeo) e conterá palavras-chave que você deseja usar para impulsionar seu ranking.

Por fim, conteúdo de qualidade necessariamente se presta ao compartilhamento: quando seu conteúdo é compartilhado, o Google o interpreta como um sinal positivo.

Otimização na página

Em SEO, a otimização na página cobre todos os aspectos técnicos necessários para ranquear no Google.

Descendo ao básico:

  • Suas tags devem ser consistentes e devem conter suas palavras-chave segmentadas.
  • Seu site deve carregar rapidamente.
  • Seu site deve ser responsivo.
  • Seu site deve ser HTTP Seguro (HTTPS).
  • A arquitetura do seu site deve ser consistente e organizada.

Links

Isso está se tornando menos verdade, mas os links alimentam o SEO . De forma bastante intuitiva, o Google considera positivo quando vários sites vinculados ao seu negócio apontam para o seu usando um link externo.

Quando você compartilha conteúdo ou seus usuários compartilham seu site, você aumenta a probabilidade de um site compartilhar informações ou falar sobre você: você, portanto, cria links externos organicamente.

2. Otimizando o desempenho técnico

O desempenho técnico é o driver do seu site; depende da facilidade com que seus visitantes poderão visitar e interagir com seu site: é, portanto, um aspecto crucial da otimização de sites.

Complementando o SEO, a otimização técnica também determina fatores de desempenho que influenciarão a classificação do seu site no Google.

Para ir direto ao ponto e economizar seu tempo, dividimos esta seção em três:

Otimizando a velocidade do site

A velocidade do site é um dos indicadores de desempenho mais críticos de todos : estima-se que você corre o risco de perder tráfego quando um site demora mais de 2,5 a 3 segundos para carregar e que a taxa de abandono dispara após 5 segundos.

Um site pode ficar lento por vários motivos. No entanto, existem várias ferramentas (fantásticas) que lhe darão uma avaliação rápida da situação:

  • GTMetrix
  • Velocidade de página (do Google)
  • Teste de velocidade do site Pingdom
  • Teste de página da Web

Ao aumentar a velocidade, você corta os abandonos causados ​​pelo carregamento lento e também ajuda a melhorar seu SEO.

Como exemplo, a BBC calculou que estava perdendo 10% de seu tráfego para cada segundo extra que suas páginas demoravam para carregar (veja o estudo).

Exibir em celulares e tablets

Em 2018, 52% do tráfego global é gerado por celulares , nos quais a navegação na web melhorou acentuadamente nos últimos cinco anos. Para alguns setores (incluindo compras), a proporção de tráfego móvel pode ser ainda maior, chegando a 70-80% para alguns sites.

Dada essa alta taxa de navegação na web móvel, é imperativo que seu site seja otimizado (ou “responsivo”) para exibição em celulares e tablets. Quer saber mais sobre esse otimização de sites mais conhecido como SEO, acesse https://goomarketing.com.br/blog/

Se você cria páginas de destino, lembre-se de que existem vários construtores de páginas de destino que oferecem modelos 100% responsivos: uma boa maneira de economizar tempo ao criar suas páginas.

Garantir que seu site seja responsivo, portanto, significa construir sua página para que o conteúdo exibido se adapte ao tamanho da janela de exibição que o visitante usa.

Erros de página e desempenho de hospedagem

Erros de carregamento: todos nós já os experimentamos. Eles assumem a forma de um protocolo HTTP a partir de 4XX ou 5XX. Os mais comuns são:

  • 404 não encontrado)
  • 403 (proibido)
  • 401 não autorizado)
  • 400 (pedido incorreto)
  • 500 (erro interno do servidor)

O problema com os erros de página é que os visitantes que os encontram, muitas vezes sinalizam o fim de sua visita. Usando um rastreador, você pode identificar os erros de página em seu site para redirecionar os visitantes para recursos úteis. Ferramentas como Screaming Frog ou Botify podem ajudá-lo com isso.

Quando não é o seu site que está causando os problemas de desempenho, eles podem ser causados ​​pelo seu host: ou seja, a empresa que hospeda os dados do seu site que são carregados pelos usuários da Internet que visitam o seu site.

Existem duas formas de resolver este problema:

  • Altere a assinatura de hospedagem (caso seu tráfego ultrapasse os limites incluídos no seu pacote).
  • Mude o provedor de hospedagem (se você estiver hospedado por uma solução de baixo custo inferior).
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

3. Otimizando a conversão e a experiência do usuário

A otimização das taxas de conversão abrange tudo o que você faz para oferecer aos visitantes do seu site uma melhor experiência de navegação e interação: esse é um aspecto crucial para qualquer site de comércio eletrônico .

Se você melhorar a experiência do usuário, naturalmente também melhorará a taxa de conversão do seu site: os usuários são tranquilizados mais rapidamente e obtêm uma melhor compreensão do seu valor agregado.

Além de melhorar sua taxa de conversão, uma boa experiência do usuário (UX) também aumentará a fidelidade do cliente: é mais provável que seus usuários retornem e façam outras compras.

Para melhorar seu UX, você deve começar identificando problemas analisando seus dados. Ferramentas como o Google Analytics ajudarão você a obter informações cruciais sobre:

  • Tipo de usuário (idade, localização, sexo, etc.)
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de conversão
  • Taxa de abandono

É claro que existem outros dados que você pode usar para entender todos os mecanismos de UX em jogo em seu site, mas esses quatro ajudarão você a começar a direcionar os maiores obstáculos.

Para levar as coisas adiante, você pode usar uma solução de análise de dados mais avançada, como a da AB Tasty. Com nossa ferramenta, você poderá acompanhar o comportamento de seus usuários e entender como eles interagem com seu site usando os seguintes recursos:

  • Gravação da Sessão do Usuário . Grave as sessões de seus visitantes e veja como eles interagem com seu site para obter mais informações sobre seu comportamento.
  • Mapas de calor . Veja claramente como seus visitantes interagem com seu site usando mapas de calor: você saberá onde eles clicam e onde estão os bloqueios.
  • Pesquisas e feedback do usuário . Economize tempo e pergunte aos usuários como eles acham que seu site pode ser melhorado!
  • Segmentação de visitantes . Todos os seus clientes são diferentes: segmente o tráfego do seu site para criar perfis padrão para os quais você pode enviar conteúdo e ofertas exclusivas.
  • Testes A/B avançados . Use o teste A/B para testar sua hipótese : melhore suas páginas e compare-as com versões anteriores para encontrar a fórmula que funciona melhor.

Ao buscar otimizar um site, as pessoas geralmente se concentram em um único tipo de otimização (SEO ou UX, por exemplo): esse é um erro comum que não ajudará você a aumentar substancialmente suas receitas.

No marketing digital, entendemos que os 3 tipos de otimização (SEO, técnica e UX) trabalham de mãos dadas : não adianta adquirir tráfego se ele não for qualificado e se seu site não conseguir convertê-lo. Por outro lado, um site tecnicamente otimizado será de pouca utilidade se não atrair tráfego qualificado.