Nossos pés, que suportam o peso de todo o corpo, permitem a locomoção e fazem muito trabalho. Ainda assim, eles são a parte menos mimada do corpo. Para cuidar de seus pés e mantê-los fortes e flexíveis, uma massagem diária nos pés por alguns minutos é uma boa opção.
Uma massagem regular nos pés, juntamente com a reflexologia, ajuda na promoção da saúde fisiológica e física.
A reflexologia é uma prática de cura antiga, baseada no princípio de que existem pontos de reflexo nos pés que correspondem aos diferentes órgãos e glândulas do corpo. Lembre-se de que o pé humano é uma maravilha evolutiva, capaz de lidar com centenas de toneladas de força e seu peso em movimento. Possui 42 músculos, 26 ossos, 33 articulações, 250.000 glândulas sudoríparas e pelo menos 50 ligamentos e tendões – além de quase 15.000 terminações nervosas!
Na reflexologia, a pressão é aplicada a esses reflexos nos pés, o que promove uma boa saúde.
Aqui estão alguns benefícios para a saúde da massagem nos pés e da reflexologia:
- Melhora a circulação sanguínea:
devido a um estilo de vida sedentário, muitas pessoas não usam os músculos dos pés adequadamente, impedindo um bom fluxo sanguíneo. Além disso, sapatos apertados e pontiagudos – especialmente sapatos de salto alto – dificultam a circulação. Dez minutos de massagem nos pés diariamente ajudam no transporte de oxigênio para as células do corpo, o que é essencial para a saúde em geral. - Ajuda no relaxamento:
após um dia cansativo e estressante, uma massagem nos pés é uma maneira relaxante e relaxante, principalmente após um longo dia de pé e caminhada, pois os pés tendem a inchar. Massagem e reflexologia de 5 a 10 minutos antes de ir para a cama podem melhorar a sensação de bem-estar geral. - Promove um sono melhor:
a melhor hora para fazer uma massagem nos pés é antes de ir para a cama. Uma massagem relaxante e relaxante nos pés melhora a circulação sanguínea. Isso ajuda a obter um sono tranquilo. - Alivia dores no corpo:
esta é a melhor parte da reflexologia. Se feito com cuidado, trata dores e dores de cabeça, como dores de cabeça, enxaquecas, dores no pescoço, dores nas costas e nas costas. - Melhora o humor e combate a depressão:
massagem nos pés e reflexologia ajuda no combate à depressão. Certos pontos nos pés são úteis para aliviar os sintomas de depressão. Massagear esses pontos ou aplicar pressão sobre eles por alguns minutos 2 ou 3 vezes ao dia pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão. - Torna os pés mais saudáveis:
Uma maneira fácil de ajudar a manter os pés saudáveis e livres de problemas nos pés é uma massagem regular nos pés. Ajuda a estimular os músculos ao redor dos pés, diminui a rigidez e até reduz a dor nos tornozelos ou calcanhares. Além disso, uma curta massagem diária de 5 minutos diariamente tornará seus tornozelos fortes e flexíveis, evitando lesões desagradáveis nos tornozelos e pés .
- Alivia o inchaço (edema)
A massagem regular nos pés durante a gravidez pode ajudar a reduzir os efeitos do edema, que é inchaço nos pés e tornozelos devido à retenção de líquidos. Isso é muito comum durante a gravidez, principalmente no último trimestre. - Dica adicional : Verificou-se que massagear os pés com azeite quente ou óleo de coco pode aliviar muito a dor e a inflamação causadas pela tendinite do pé.
Reduz os efeitos do edema em mulheres grávidas
O edema, ou seja, o inchaço devido à retenção de líquidos nos pés e tornozelos, é muito comum em mulheres grávidas, principalmente no último trimestre. Essa condição pode ser combatida massageando os pés diariamente, juntamente com bastante descanso e a dieta correta.
Como você pode ver, a massagem nos pés é muito mais benéfica para a saúde física e mental do que a maioria das pessoas imagina. Embora as massagens profissionais às vezes sejam um pouco caras, existem muitos recursos disponíveis online que podem ajudá-lo a aprender uma coisa ou duas sobre os diferentes estilos de massagem nos pés. Leva apenas 10 a 20 minutos algumas vezes por semana, para que você e seu parceiro significativo possam colher os tremendos benefícios da massagem nos pés sem muito trabalho.
- FONTE: https://g1.globo.com/
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/