A razão pela qual a água está acumulando na banheira quando você dá descarga é simples: a linha de esgoto está bloqueada. Agora que isso já foi resolvido, a questão mais importante é o que fazer a respeito, e isso pode depender se os canos de esgoto vão para um sistema de esgoto municipal ou para um sistema séptico.
Se sua casa usa um sistema séptico, o backup pode ser causado por problemas na fossa séptica ou no campo de drenagem, bem como um entupimento na linha de esgoto. Isso não significa necessariamente que a situação seja mais fácil de diagnosticar se você estiver em um sistema de lixo municipal. O bloqueio pode ser nos canos laterais que conectam sua casa ao esgoto principal. É improvável que você consiga encontrar esse bloqueio sozinho, muito menos eliminá-lo. No entanto, quando você tem uma reserva de esgoto na banheira, há algumas coisas que você deve tentar. Você pode ter sorte.
Por que exatamente o banheiro está voltando para a banheira?
Se o vaso sanitário e a banheira estiverem no mesmo banheiro, os ralos geralmente se conectam. Quando a água do autoclismo sobe na banheira, isso significa que o bloqueio está localizado em algum lugar além do ponto de conexão. Caso contrário, a água simplesmente voltaria para o banheiro. O ralo da banheira geralmente fica em uma elevação um pouco mais baixa do que o vaso sanitário, por isso fornece uma maneira de a água da descarga sair pelo cano.
Se essa situação ocorrer de repente, é uma boa indicação de que o entupimento é causado por algo volumoso nos canos – talvez uma fralda ou algum outro item que você não deveria ter lavado. Se a situação se desenvolver gradualmente ao longo de várias semanas ou meses, isso indica um problema mais sistêmico, como raízes de árvores crescendo nos canos de esgoto ou um mau funcionamento séptico.
Lidando com um backup do sistema séptico
Se sua casa é servida por um sistema séptico, verifique o campo de drenagem. Se parecer empapado ou você puder detectar cheiros de esgoto, provavelmente está bloqueado. Consulte um profissional séptico para estratégias de remediação. Se o campo de drenagem parecer bom, verifique ao redor do tanque se há solo encharcado que pode ser o sinal de um transbordamento. Se o seu sistema usa uma bomba de transferência, certifique-se de que a bomba esteja operacional. Às vezes, os backups sépticos são causados por algo tão simples como um disjuntor desarmado. Finalmente, se já se passaram mais de cinco anos desde que o tanque foi bombeado, agora é a hora de fazê-lo. Se necessário, você pode obter uma avaliação mais completa do seu sistema pelo profissional que faz o bombeamento.
Limpando um cano de esgoto entupido
Se você estiver em um sistema municipal ou determinou que seu sistema séptico está funcionando normalmente, e você tem uma reserva de esgoto na banheira ou o banheiro voltando para o chuveiro, você tem um entupimento para limpar. Um êmbolo pode fazer maravilhas em tal situação, desde que seja usado corretamente. Tente bloquear o ralo da banheira com fita adesiva e mergulhar o vaso sanitário com um êmbolo de vaso sanitário em forma de sino ou fole. Você pode desenvolver pressão suficiente para quebrar o entupimento.
Você também pode limpar o entupimento com uma broca de esgoto, mas para fazer isso, você terá que remover o vaso sanitário ou encontrar uma válvula de limpeza na linha de esgoto através da qual inserir a broca. Não tente inserir um trado de esgoto no vaso sanitário. Você pode quebrar o banheiro.
Se você não conseguir desobstruir o entupimento, sua melhor aposta é chamar um encanador. Um profissional possui ferramentas, como câmeras e brocas de jato d’água, para encontrar tamancos e quebrá-los. Se você tiver raízes em seus tubos, o profissional poderá encontrá-las e aconselhá-lo sobre o melhor curso de ação.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Vaso_sanit%C3%A1rio