Quer você administre um negócio tradicional de tijolo e argamassa ou uma empresa de comércio eletrônico totalmente online, uma estratégia de marketing digital que gere resultados é uma necessidade.
Afinal, as pessoas não podem comprar bens e serviços que não conhecem e não têm oportunidade de descobrir.
Seus esforços de marketing digital são a ponte entre sua empresa e um público ávido que certamente amará o que você tem a oferecer.
Mas os algoritmos dos mecanismos de busca, as influências econômicas e os gostos dos consumidores estão mudando constantemente, portanto, qualquer boa abordagem de marketing digital também precisa evoluir perpetuamente. Quer saber mais sobre marketing digital, acesse https://www.goomarketing.com.br/
Isso significa reavaliar seus objetivos todos os anos para garantir que eles ainda estejam em sintonia com os tempos e as melhores práticas atuais.
As seguintes metas de marketing digital são essenciais para ter sucesso neste ano e além. Sua equipe de marketing está focada nas coisas certas?
- 1. Certifique-se de que suas metas de marketing digital sejam SMART
- 2. Priorize a personalização
- 3. Mude para dados primários
- 4. Aumente o engajamento com vídeos curtos de mídia social
- 5. Implemente o aprendizado de máquina para entender melhor seus dados
- 6. Embarque no marketing do metaverso
- 7. Integre o conhecimento da solução em suas mensagens de marketing
- 8. Trabalhe na criação de um melhor conhecimento da marca
- 9. Estabeleça sua empresa como uma autoridade do setor
Contents
1. Certifique-se de que suas metas de marketing digital sejam SMART
Definir metas de marketing digital que o levarão aonde você deseja é mais do que simplesmente escolher as coisas certas.
Bons objetivos também são objetivos SMART , então você deve certificar-se de que o seu se encaixa no projeto.
S é para “específico”
Evite definir metas vagas sem limites definíveis. Por exemplo, não decida apenas que deseja atrair mais clientes. Em quais países e regiões você deseja se concentrar? Que grupo demográfico específico você deseja alcançar e por quê?
M é para “mensurável”
Boas metas são sempre quantificáveis, dando a você uma maneira confiável de medir o progresso e saber quando seus objetivos foram alcançados. Anexe números e porcentagens às suas metas para saber o que você está almejando.
A é para “atingível”
Embora seja normal ser ambicioso e mirar alto quando se trata de seus objetivos de marketing digital, é crucial garantir que os seus ainda sejam alcançáveis. Certifique-se de que esse seja o caso, baseando novas metas em seus dados existentes. As metas definitivamente devem ser desafiadoras, mas não esmagadoras.
R é para “relevante”
Suas táticas de marketing digital em andamento devem sempre estar alinhadas com seu conjunto atual de metas de longo prazo para seus negócios. Revise cada novo objetivo quanto à relevância antes de dedicar recursos, tempo e energia a ele.
T é para “oportuna”
Novamente, não há espaço para imprecisão quando se trata de metas de marketing digital acionáveis. Dê a cada um de seus objetivos um prazo baseado em tempo para garantir o sucesso consistente em todas as etapas do processo.
2. Priorize a personalização
As pessoas sempre gostaram de sentir que realmente se importam com as empresas das quais compram, mas isso está se tornando cada vez mais importante na era digital.
Os consumidores de hoje precisam e esperam sentir que têm uma conexão pessoal com suas marcas favoritas, e a personalização é uma maneira muito eficaz de proporcionar isso a eles.
Cerca de dois terços dos clientes modernos esperam que as empresas de hoje não apenas entendam suas necessidades individuais, mas também as atendam.
Os clientes que recebem essa experiência personalizada e altamente personalizada também têm muito mais chances de comprar.
Considere como você pode atender melhor às expectativas do cliente:
- Alinhe os esforços de divulgação para alinhar com as ações reais do cliente, por exemplo carrinhos de compras abandonados.
- Personalize a correspondência por e-mail lembrando os compradores dos produtos que eles consideraram anteriormente.
- Use mensagens exclusivas para dar as boas-vindas aos clientes que retornam ao seu site.
- Segmente sua lista de e-mail com base em fatores como localização, horário da compra, histórico de navegação etc.
- Implemente estratégias de remarketing dinâmico para atrair clientes indecisos a fazer uma compra.
3. Mude para dados primários
Os consumidores e usuários da web de hoje não estão mais no escuro sobre a quantidade de dados que seus sites favoritos, plataformas de mídia social e lojas de comércio eletrônico coletam.
Eles se preocupam com a forma como seus dados são usados e estão cada vez mais preocupados com sua privacidade, então o uso de dados de terceiros está oficialmente em declínio.
O Firefox e o Safari não permitirão mais que os sites usem cookies, e o Google deve fazer o mesmo em 2023.
Isso significa que um futuro sem cookies não é mais um sonho. Já está aqui e em breve será sua única opção como profissional de marketing.
Portanto, comece a usar seus próprios dados primários agora para obter insights mais profundos sobre o comportamento do cliente e definir metas de marketing digital apropriadas.
Não é segredo que os vídeos estão em alta no marketing há algum tempo.
Também não é difícil entender o porquê. Os vídeos são divertidos, dinâmicos e fáceis de consumir.
Também está crescendo em popularidade no atual cenário de mídia social em evolução, especialmente quando se trata de opções pequenas, como vídeos do TikTok, shorts do YouTube e bobinas do Instagram.
Vídeos curtos de mídia social não são apenas para o grupo demográfico mais jovem hoje em dia. Os dados demográficos mais antigos também estão desenvolvendo um interesse em consumir conteúdo de vídeo, portanto, qualquer profissional de marketing experiente deve pensar nisso.
Escolha a melhor plataforma para sua marca considerando quem são seus clientes e do que eles gostam. Se você deseja entrar no mercado de menores de 30 anos, o TikTok é o lugar para você.
Agora o Instagram tem um público muito mais diversificado, incluindo muitos usuários na faixa dos 30, 40 anos ou mais.
Considere maneiras verdadeiramente únicas de sua marca aproveitar a tendência de vídeos curtos para se conectar melhor com seu público existente ou potencial.
5. Implemente o aprendizado de máquina para entender melhor seus dados
Lembre-se, à medida que o mundo das metas de marketing digital se afasta dos dados de terceiros com os quais costumava contar, seus valiosos dados em primeira mão se tornam mais importantes.
Mas é importante ter um plano sólido, não apenas para coletar seus dados, mas também para organizá-los e analisá-los. É aqui que as soluções certas de aprendizado de máquina podem ser uma dádiva de Deus.
O aprendizado de máquina é sobre o uso de IA para ensinar aos sistemas como melhorar sem exigir intervenção direta de equipes humanas (como programação).
Já estamos vendo o aprendizado de máquina em exemplos como a estratégia do Google para maximizar as conversões, então é por aí que você deve começar.
Mas mantenha os olhos abertos para ainda mais maneiras pelas quais o aprendizado de máquina pode ajudá-lo a otimizar suas metas de marketing digital este ano. Para saber mais sobre marketing digital, acesse https://goomarketing.com.br/category/marketing-digital/
6. Embarque no marketing do metaverso
Facebook ainda pode ser o primeiro nome que vem à mente quando você ouve o termo marketing metaverso neste momento, mas é importante entender que esse conceito emergente é muito mais do que isso.
O marketing de metaverso em maior escala também inclui novas opções como realidade aumentada, realidade virtual, avatares 3D, eventos virtuais e assim por diante.
Embora o metaverso ainda esteja em sua infância, não há dúvida de que acabará pegando. É uma questão de quando, então seria sensato adicionar a implementação de uma estratégia centrada no metaverso à sua lista contínua de metas de marketing digital.
Os adotantes iniciais que dominarem isso agora terão uma vantagem significativa quando se tornar comum.
7. Integre o conhecimento da solução em suas mensagens de marketing
Uma das melhores maneiras de alcançar os consumidores modernos é definir metas de marketing digital que englobem como as pessoas estão pesquisando as decisões de compra hoje.
Eles começam sua jornada sabendo que estão procurando por algo, mas não sabem ao certo o quê. A partir daí, eles gradualmente identificam seu problema exato antes de buscar ativamente soluções para ele.
Este ano, procure maneiras de incorporar a conscientização do problema e a conscientização da solução em suas estratégias de marketing digital.
Certifique-se de incluir conteúdo centrado no cliente em ambas as fases deste processo.
Ajude-os a identificar o problema. Em seguida, mostre a eles como sua empresa pode ajudar, equipando-os com as soluções dinâmicas de que precisam.
8. Trabalhe na criação de um melhor conhecimento da marca
Avançar é mais do que apenas movimentar produtos e gerar maior interesse em seus serviços.
Os consumidores modernos não estão interessados em fazer compras pontuais de marcas com as quais não têm nenhuma ligação particular.
Eles querem gastar seu dinheiro para fazer parte de algo maior do que eles mesmos, portanto, construir o conhecimento da marca é fundamental.
Defina metas de marketing digital que aproveitem as mídias sociais, conteúdo interativo e muito mais para colocar sua marca no centro das atenções.
Pense em maneiras criativas de dar uma história e uma voz à sua marca e diferenciá-la do resto do mercado.
Acompanhe também o que seus concorrentes estão fazendo. O que sua marca pode fazer pelo seu público-alvo que os outros não podem? O que torna sua empresa única da maneira certa?
9. Estabeleça sua empresa como uma autoridade do setor
Hoje, há pouca diferença em como os consumidores veem as marcas que seguem e como veem suas conexões individuais.
Você espera relacionamentos íntimos e pessoais com ambos. Eles esperam ser igualmente entretidos, considerados e priorizados por ambos.
A confiança é um elemento crucial em tais relacionamentos, portanto, certifique-se de que suas metas de marketing digital incluam uma estratégia para melhorar sua credibilidade como autoridade em seu setor ou nicho.
Claro, isso significa criar muito conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa que atenda aos clientes em todas as etapas do seu funil de marketing.
Mas também significa networking com outras autoridades e colegas do setor. Procure oportunidades de contribuir com conteúdo de alta qualidade para outros sites de alta qualidade em seu nicho.
Colabore com os principais influenciadores do seu setor. E fortaleça os relacionamentos de negócios interagindo com seu público enquanto eles se esforçam para se conectar com você.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing