A cada ano, cerca de 15 milhões de pessoas optam por se submeter a algum tipo de cirurgia plástica, muitas vezes para melhorar a aparência e a autoestima. Embora a cirurgia plástica seja uma escolha pessoal, quem opta por um procedimento precisa saber que, como em qualquer tipo de cirurgia, há riscos à saúde envolvidos.
A maioria das cirurgias plásticas são realizadas sem consequências adversas. A maioria das complicações pós-operatórias são esperadas e desaparecem com o tempo, como hematomas.
No entanto, algumas complicações após a cirurgia plástica podem ser decorrentes de negligência médica. Nesses casos, o paciente pode ter direito a indenização por dor e sofrimento, despesas médicas adicionais, salários perdidos e qualquer desfiguração resultante da cirurgia. Quer saber mais sobre ? Acesse https://guiadaplastica.com.br/
Aqui estão alguns dos riscos mais comuns que os pacientes de cirurgia plástica devem estar cientes antes de decidir entrar na faca.
Contents
Por que é feito
Como a cirurgia estética pode trazer mudanças duradouras e dramáticas à sua aparência externa, é importante entender como essas mudanças podem afetá-lo por dentro. Antes de marcar uma consulta com um cirurgião plástico, considere seus motivos para querer mudar sua aparência.
Muitas características físicas podem ser alteradas com sucesso por meio de cirurgia estética; outros não podem. Bons candidatos para cirurgia estética:
- Tenha expectativas realistas sobre o que pode ser realizado
- Compreender os riscos médicos, os efeitos físicos durante a cicatrização, como a cirurgia os afetará pessoal e profissionalmente, quais mudanças de estilo de vida podem acompanhar o período de recuperação e as despesas envolvidas
- Ter condições médicas crônicas sob controle
- Não ter histórico de tabagismo ou se comprometer a se abster de fumar e produtos de nicotina, incluindo tabaco de mascar e adesivos de nicotina, gomas ou pastilhas por quatro a seis semanas antes e após a cirurgia
- Ter tido um peso estável por seis a 12 meses, para certos procedimentos
Como você se prepara
Questões a considerar antes de fazer uma cirurgia estética:
- Quais são os meus motivos para querer mudar a minha aparência?
- Quais são as partes específicas da minha aparência que eu quero mudar?
- Tenho expectativas realistas sobre os resultados da cirurgia?
- Que aspectos da minha vida serão afetados, como família, trabalho, viagens e obrigações sociais?
- Este é um bom momento da minha vida para fazer uma cirurgia estética?
- Falei abertamente sobre minhas preocupações e dúvidas com meu médico?
Perguntas a serem feitas ao cirurgião plástico:
É uma boa ideia trazer um bloco de notas para anotar as respostas.
- Quais são suas qualificações?
- Há quanto tempo você é certificado pelo conselho?
- Quantos procedimentos você fez semelhantes ao que estou considerando?
- Que outros profissionais de saúde estarão envolvidos nos meus cuidados?
- Que resultados posso esperar?
- Vou precisar de um exame físico antes da cirurgia?
- Existem riscos exclusivos para o meu histórico de saúde?
Perguntas a serem feitas sobre um procedimento:
- O que o procedimento faz? O que não faz?
- Este é o tratamento certo para mim? Existem outros procedimentos que devo considerar?
- Quais são os riscos e complicações associados a este procedimento?
- Quanto tempo é o período de recuperação?
- Posso esperar muito desconforto? Quais são minhas opções de controle da dor?
- Terei alguma cicatriz e se sim, como será?
- Se meu procedimento exigir pontos, quando eles serão removidos?
- Que tipo de restrições de atividade terei após a cirurgia?
- Quanto tempo até que eu possa voltar à minha rotina normal?
- Quanto tempo antes de ver o resultado final da minha cirurgia?
- Quanto tempo os resultados durarão?
- Quanto custa o procedimento?
O que você pode esperar
É importante ter uma compreensão clara do que acontecerá antes, durante e após o procedimento e quais resultados esperar. Muitas características físicas podem ser alteradas com sucesso, enquanto outras não. Quanto mais realistas suas expectativas, maior a probabilidade de você ficar satisfeito com os resultados. Para mais informações sobre cirurgia plastica, acesse https://guiadaplastica.com.br/
Riscos
Todas as cirurgias, incluindo procedimentos estéticos, apresentam riscos. Se o seu índice de massa corporal for 30 ou superior (obesidade) ou se você tiver diabetes, pode estar em maior risco de desenvolver complicações, como coágulos sanguíneos nas pernas ou nos pulmões. Fumar também aumenta os riscos e interfere na cicatrização.
Você se reunirá com seu cirurgião para discutir esses riscos e outros relacionados ao seu histórico de saúde.
Possíveis complicações para qualquer procedimento cirúrgico incluem:
- Complicações relacionadas à anestesia, incluindo pneumonia, coágulos sanguíneos e, raramente, morte
- Infecção no local da incisão, que pode piorar a cicatrização e exigir cirurgia adicional
- Acúmulo de fluido sob a pele
- Sangramento leve, que pode exigir outro procedimento cirúrgico, ou sangramento significativo o suficiente para exigir uma transfusão
- Cicatrizes anormais devido à ruptura da pele
- Separação da ferida cirúrgica, que às vezes requer procedimentos adicionais
- Dormência e formigamento por danos nos nervos, que podem ser permanentes
Infecção
Enquanto médicos e hospitais devem tomar medidas para minimizar infecções cirúrgicas e pós-operatórias, a cirurgia plástica representa um risco de infecção, assim como qualquer outro tipo de procedimento médico. Em particular, 2-4 por cento dos pacientes de cirurgia de mama contraem uma infecção inflamatória da pele chamada celulite, que deve ser tratada imediatamente com antibióticos.
Complicações da anestesia
Algum tipo de anestesia é usado em cirurgia plástica. As complicações associadas à anestesia podem levar a uma infecção pulmonar, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e até morte. Os riscos anestésicos mais comuns são desorientação e sonolência após a cirurgia. Mas alguns pacientes experimentaram a consciência da anestesia, que é acordar durante a cirurgia.
Danos nos nervos ou órgãos
Como os nervos proliferam no corpo humano, sempre existe a possibilidade de os nervos serem danificados durante a cirurgia. Por exemplo, um paciente de cirurgia plástica pode sentir dormência e/ou formigamento após o procedimento. As mulheres que fazem mamoplastia de aumento muitas vezes experimentam uma mudança na sensibilidade da mama, especialmente ao redor dos mamilos. E algumas cirurgias, principalmente a lipoaspiração, podem prejudicar órgãos internos e aumentar o risco de perfurações viscerais (feridas perfurantes em um órgão).
Hematoma
Um hematoma é uma coleção de sangue fora dos vasos sanguíneos e geralmente se assemelha a um grande hematoma. Um hematoma é a complicação mais comum após um lifting facial, mas também pode ocorrer após uma mamoplastia de aumento. Um hematoma grave pode exigir cirurgias adicionais para drenar o sangue.
Seroma
O seroma ocorre quando o plasma sanguíneo se acumula sob a superfície da pele devido à ruptura dos vasos sanguíneos. O seroma, a complicação mais comum após uma abdominoplastia, geralmente produz inchaço e dor. Os seromas também podem ser infectados e podem precisar ser drenados com uma agulha.