O que é seguro de carro?

Quase todos os estados exigem que os motoristas tenham um seguro mínimo de responsabilidade civil, e você deve atender a esses requisitos para dirigir legalmente. Mesmo que você tenha comprado seu carro por meio de um empréstimo automático ou alugue um veículo, seu credor quase certamente terá certos requisitos de cobertura que você deve seguir.

Você é obrigado a ter seguro de carro por vários motivos diferentes, mas também pode se perguntar pelo que está pagando. Conhecer os fundamentos do seguro de carro pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada ao escolher a melhor apólice que caiba no seu orçamento e atenda às suas necessidades de cobertura. Das seleções de cobertura ao registro de sinistros, o BH Proteção Veicular detalha o seguro de carro e fornece algumas dicas sobre como você pode reduzir sua taxa. Quer receber mais dicas de seguro de automóvel ? Entre em contato com WWW.Bhprotecaoveicular.com.br/

Contents

O que é seguro de carro?

O seguro de carro é uma forma de se proteger financeiramente se você se envolver em um acidente de carro ou sofrer uma perda por incêndio, roubo, vandalismo ou um ato da natureza. Alguns tipos de cobertura de seguro de carro só se aplicam se você for culpado no acidente, enquanto outros pagam quando você não tem culpa. Além disso, algumas coberturas ajudam com contas médicas e outras dizem respeito a danos materiais e de veículos.

Em 2020, as reivindicações de seguro de carro foram em média $ 20.235 para lesões corporais e $ 4.711 para danos materiais. Independentemente do tipo de cobertura, uma das principais coisas a saber é que o limite de cobertura que você escolher é o máximo que sua apólice pagará. Qualquer valor fora disso é considerado de sua responsabilidade. Por esse motivo, é essencial equilibrar a acessibilidade da apólice com os níveis de cobertura.

Tipos de seguro de carro

Ao selecionar sua cobertura em uma apólice de seguro de carro, há muitas opções para escolher. A cobertura de responsabilidade, por exemplo, normalmente tem limites mínimos exigidos pelo estado que você deve carregar para registrar seu carro e dirigi-lo legalmente. Outros tipos de cobertura, como abrangente e colisão, geralmente são opcionais, a menos que você alugue ou financie seu carro.

  • Cobertura de responsabilidade por lesões corporais (BIL): A cobertura de responsabilidade por lesões corporais fornece pagamentos médicos para os passageiros do outro veículo se você for culpado no acidente.
  • Responsabilidade por danos à propriedade (PDL): a cobertura de responsabilidade por danos à propriedade fornece pagamentos por danos que você pode causar à propriedade se você for o culpado no acidente. Essa propriedade pode incluir outros veículos junto com objetos estacionários, como postes de luz e estruturas.
  • Cobertura de colisão (COLL): A cobertura de colisão fornece cobertura para o seu veículo se você for culpado no acidente ou for atingido por um motorista que fugiu. O pagamento é determinado pelo valor em dinheiro real do seu veículo (ACV) menos sua franquia. A colisão é metade do que a maioria das pessoas chama de cobertura total. Seu credor geralmente exigirá colisão e cobertura abrangente se você estiver financiando ou alugando, e eles podem ter regras sobre o valor da franquia.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem
  • Cobertura abrangente (COMP ou OTC): Abrangente cobre seu veículo para coisas que normalmente estão fora de seu controle. Alguns exemplos incluem bater em um animal, roubo, vandalismo, incêndio, atos da natureza, inundação e danos a vidros. Abrangente é a outra metade da cobertura total.
  • Cobertura de motorista sem seguro e sem seguro (UM/UIM): O motorista sem seguro e sem seguro oferece cobertura se você for atropelado por alguém que não tem seguro ou não tem seguro suficiente para cobrir seus danos. Dependendo do estado, você pode escolher UM/UIM para lesões corporais, danos materiais ou ambos. Em alguns estados, UM/UIM é obrigatório.
  • Cobertura de pagamentos médicos (MEDPAY ou MPC): A cobertura de pagamentos médicos fornece pagamentos médicos para você e os passageiros do seu veículo, independentemente de quem seja o culpado no acidente. Pagamentos médicos geralmente são uma cobertura opcional.
  • Proteção contra danos pessoais (PIP): A proteção contra danos pessoais pode cobrir coisas como pagamentos médicos, perda de salários e despesas de funeral para você e os passageiros em seu veículo. Não importa de quem é a culpa no acidente, e esta cobertura pode ter uma franquia. Dependendo dos regulamentos do seu estado, a proteção contra danos pessoais pode ser obrigatória e não está disponível em todos os estados.

Embora esses sejam os tipos de cobertura de apólice de seguro de carro mais básicos, existem muitas outras opções. Algumas delas incluem seguro de lacuna, reembolso de aluguel, assistência de emergência na estrada, seguro de avaria mecânica e substituição de carro novo. Alguns desses tipos de cobertura não estão disponíveis em todas as empresas ou para todos os veículos. Caso se interesse mais sobre seguro de automóveis, acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br/blog/

Como funciona o seguro de carro?

O seguro de carro funciona assumindo parte do risco financeiro envolvido em dirigir e possuir um carro. Uma seguradora de automóveis faz isso em troca de um prêmio. Seu agente de seguros pode ajudá-lo a determinar que tipo e nível de cobertura melhor atendem às suas necessidades e, depois de chegar a esse acordo, você compra sua apólice pagando o prêmio. Uma apólice de seguro é um contrato baseado em um acordo de boa fé de que, se você estiver envolvido em uma reivindicação coberta, sua seguradora pagará pelos danos com base em sua cobertura e até os limites que você possui.

Às vezes, um tipo de cobertura específico terá uma franquia. Esta é a quantia de dinheiro que você deve pagar do próprio bolso para usar essa cobertura. Este é frequentemente o caso com abrangente e colisão. Por exemplo, uma franquia de R$ 2.500.00 em colisão significa que os primeiros R$ 2.500.00 em danos ao seu veículo são de sua responsabilidade se você for culpado em um acidente. O restante dos danos é coberto pela sua companhia de seguros (até o ACV do seu veículo). Às vezes, sua companhia de seguros subtrairá a franquia do valor do pagamento.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como fazer uma reclamação

Se você sofrer um acidente, o processo de registro de sinistros é semelhante nas seguradoras de automóveis. Após um acidente, você deve:

  1. Certifique-se de que todos estejam em um local seguro após o acidente e chame a polícia. Dependendo da gravidade do acidente, pode ser necessário ligar para o 911 para obter assistência médica.
  2. Tire fotos dos danos, tanto seus quanto da outra parte.
  3. Não assuma a responsabilidade, mesmo que ache que pode ser culpado pelo acidente. Sua companhia de seguros determinará quem é o culpado depois de ouvir os detalhes do acidente.
  4. Reúna a documentação necessária para registrar sua reclamação. Seu profissional de seguros pode fornecer essas informações, mas geralmente inclui um relatório de “prova de reivindicação” e uma cópia do relatório policial.
  5. Monitore o andamento do seu sinistro por meio da companhia de seguros e certifique-se de fazer o acompanhamento com seu especialista em sinistros.

Antes de registrar uma reclamação, verifique com seu provedor de seguros quais etapas específicas são necessárias para sua reclamação, para que você não sofra atrasos ou problemas desnecessários.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguro