Como substituir um chuveiro elétrico

Substituir um  chuveiro elétrico  pode parecer uma tarefa complexa embora não seja simples se você nunca tentou nada parecido antes, a boa notícia é que não é impossível. É claro que há alguns riscos envolvidos na substituição de  chuveiros porque a eletricidade e o encanamento têm a capacidade de dar errado, mas se você tomar cuidado e sempre desligar a energia, então as coisas devem funcionar bem.

Se você não for treinado ou qualificado em trabalhos elétricos, NÃO corra o risco. É essencial que você obtenha um encanador certificado por um eletricista qualificado para realizar o processo de instalação para você, diz a equipe Eletricistabh24h.com.br. Embora o custo de instalação de um  chuveiro elétrico  muitas vezes seja maior do que o próprio chuveiro, não vale a pena se arriscar para economizar um pouco de dinheiro.

Contents

Substituindo seu chuveiro elétrico – guia passo a passo

Em primeiro lugar, uma rápida atualização. Como estamos apenas substituindo um chuveiro elétrico aqui, tudo já deve estar no lugar para facilitar o processo de instalação. É melhor se o chuveiro que você está prestes a instalar tiver pontos de entrada de cabo e tubo na parte superior, inferior, lateral e traseira, para que haja mais flexibilidade para passar todos os cabos e tubos. Ele também precisa ser conectado a circuitos elétricos independentes, pois requer mais energia para aquecer a água fria independentemente de um tanque de água quente.

Guia de instalação do chuveiro elétrico

Etapa 1:  Desconecte a fonte de alimentação do chuveiro e, em seguida, verifique a alimentação elétrica com um testador elétrico que você tem certeza que está funcionando bem. Depois disso, desligue o abastecimento de água.

Passo 2:  Remova o próprio chuveiro; isso é feito facilmente, pois a maioria das unidades é presa por quatro parafusos e não deve haver dificuldade em retirá-los e simplesmente levantar a unidade da parede.

Passo 3:  Verifique o novo chuveiro para ver onde o abastecimento de água é conectado; é melhor que esteja localizado no mesmo local da unidade antiga. Em seguida, remova o painel frontal do novo chuveiro. Normalmente existem quatro parafusos que o prendem na parte superior e inferior. Agora você será capaz de ver as conexões elétricas dentro da unidade, bem como a conexão de água, que deve se mover para cima e para baixo em uma dobradiça.

Passo 4:  Encaixando a nova unidade sobre o local onde a antiga foi encaixada, você poderá tentar tapar os orifícios antigos onde a unidade anterior foi fixada na parede. Certifique-se de que os fios se encaixem facilmente no bloco de conexão e marque as áreas onde você precisa aparafusar novos parafusos na parede.

Etapa 5:  Perfurar ladrilhos é complicado se você não tiver experiência, então tome cuidado para sempre usar uma broca de alvenaria e não use a broca na configuração “martelo”, pois isso resultará em ladrilhos quebrados. Além disso, certifique-se de ter o bit de tamanho correto para o trabalho. Depois de fazer os furos para os parafusos, coloque os plugues rawl e, em seguida, aperte o novo chuveiro.

Etapa 6:  ao reconectar a alimentação, certifique-se de que ainda esteja desligada antes de começar. Verifique se as vidas dos neutros e da terra estão nos lugares certos e conecte o abastecimento de água. Aparafuse o painel frontal de volta no lugar e então você pode ligar a fonte de alimentação e testar seu novo chuveiro. Novamente, tome muito cuidado ao testar e certifique-se de que a fiação está correta. Um erro pode resultar em desastre quando se trata de encaixar chuveiros.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Hora de trocar o chuveiro!

Após certificar-se que o circuito está desligado, desenrosque o chuveiro e o retire do cano hidráulico. Antes de recolocar o novo chuveiro, certifique-se que há fita veda rosca no cano do mesmo, caso não haja, passe a fita no cano e em seguida rosqueie o novo chuveiro ao cano hidráulico.

É de muita importância se lembrar de deixar o chuveiro na posição desligado e abrir o registro para a água encher o reservatório do chuveiro antes de religar os cabos, pois caso isso não seja feito, a resistência do chuveiro irá queimar por falta de água. Feito isso, religue os cabos do chuveiro aos cabos da alimentação e caso a alimentação não possua cabo de aterramento, isole o cabo terra do chuveiro e o prenda-o em um local seguro. Veja abaixo o esquema correto de ligação de chuveiro.

Cheque todas as ligações e depois de ter certeza que não há nada errado, religue a energia do circuito ligando o disjuntor, agora ligue o chuveiro para testar o seu funcionamento. Se o chuveiro estiver funcionando corretamente, a sua troca foi finalizada com sucesso! Caso esses passos sejam realizados com atenção, será possível fazer a troca de um chuveiro elétrico da forma mais segura possível!

Fonte de Reprodução: Getty Images

Cuidados e precauções antes de trocar um chuveiro

Se você não se sente capacitado para trocar um chuveiro não se arrisque, eletricidade é coisa séria e pode causar sérios acidentes. Como em qualquer instalação, o primeiro passo a se fazer antes de mexer com eletricidade é desligar a fonte de energia do local a ser instalado. Identifique o disjuntor do circuito do chuveiro que vai ser trocado e desligue-o. Em seguida confira se os cabos que alimentam o chuveiro não possuem tensão. Esta verificação pode ser feita com com um multímetro, com uma caneta de teste ou mesmo uma chave de teste.

Para fazer a verificação com o multímetro ou com a chave de teste será necessário retirar a fita isolante. Em alguns casos a emenda vai ser feita com conectores de torção ou então será uma ligação através de um conector de porcelana. Nestes casos basta retirar os conectores ou desfazer a emenda para realizar a medição. Para verificar com o multímetro, use a escala de tensão e coloque as pontas de prova nos cabos de fase caso seja bifásico ou nos cabos fase e neutro caso seja monofásico. Se o multímetro mostrar alguma leitura é sinal que o circuito não está desligado.

Para verificar com a chave de teste basta encostá-la nos cabos e analisar se a lâmpada da chave acende. Se a lâmpada não acender o cabo não está energizado, se acender é porque ainda está chegando tensão nos cabos. A caneta de teste é a forma mais segura de realizar o teste. Com a caneta de teste em mãos, aproxime ela dos cabos e veja se ela apita ou não. Se apitar é porque ainda está chegando tensão nos cabos! A altura da instalação do chuveiro elétrico é um fator importante a se atentar, caso o ponto de troca do chuveiro seja alto, será necessário uma escada! Mas deve-se tomar bastante cuidado, apoie a escada em uma parede ou algo que a mantenha firme, pois mesmo com poucos degraus uma queda pode resultar em um grave acidente e isso não deve acontecer.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricista