Cara, você conseguiu! Os agricultores falam sobre o quão difícil é o trabalho deles, mas vejo você andando por aí naquele grande trator com o ar-condicionado a todo vapor. ” Já ouviu isso de um amigo não-agrícola? Eu tenho certeza. Eu respondo perguntando se eles já se sentaram em um carro estacionado com as janelas abertas sob o sol – e depois peço que considerem a realidade de uma cabine de trator.
Os fatos são: As cabines dos tratores têm muito vidro, poucas janelas para abrir, cercadas de poeira e centímetros do sistema de escape de um grande motor a diesel. Sentado em uma cabine de trator com um ar-condicionado com defeito é uma miséria.
Um conhecimento básico dos princípios de refrigeração
É a operação do sistema de ar condicionado da cabine ajudará a entender melhor os procedimentos de manutenção e serviço envolvidos.
Como de costume, a Internet pode ser um local útil para coletar informações sobre o seu sistema, se e quando não funcionar corretamente. Von H. Jarrett, engenheiro agrônomo da Universidade Estadual de Utah, tem ótimas informações sobre a operação e o serviço do seu ar condicionado.
Jarrett diz: “O refrigerante que está no sistema de ar condicionado é usado para transportar calor e é recirculado repetidamente em um circuito fechado. Todos os aparelhos de ar condicionado usam o mesmo ciclo de operação que compressão, condensação, expansão e evaporação.
É necessário conhecer as pressões e temperaturas para que os manômetros possam ser instalados em vários locais para indicar um mau funcionamento.
“Deve-se ter cuidado ao trabalhar com vários refrigerantes para evitar possíveis ferimentos. A lata descartável de 15 onças é o recipiente mais conveniente para recarregar e fazer a manutenção de um sistema de ar condicionado da cabine.
No entanto, proteção para os olhos, ulcerações, calor e inalação podem ser perigosos para o técnico. Também tenha cuidado ao manusear tambores e latas de refrigerante em um carro ou caminhão de passageiros.
“É necessário óleo de refrigeração para lubrificar vedações, juntas e outras partes móveis do compressor. Por esse motivo, uma pequena quantidade de óleo é circulada pelo sistema com o refrigerante. Este é um óleo especial e deve ser usado apenas para refrigeração ”, afirma Jarrett.

Os aparelhos de ar condicionado funcionam em um sistema de dois lados:
um lado alto e um lado baixo. O lado inferior roda entre 10 a 30 PSI e o lado alto entre 150 a 285 PSI. A saída do evaporador deve estar fria ao toque e as leituras de temperatura do duto devem ser de 35 a 50ºF. Se o seu sistema atender esses parâmetros, ele estará funcionando normalmente.
Seu sistema pode refletir baixas pressões em ambos os lados e não está esfriando adequadamente. Se o evaporador estiver quente ao toque e houver bolhas visíveis ou espuma no visor, o sistema está sofrendo de uma carga inadequada de refrigerante.
Verifique o sistema quanto a vazamentos e repare conforme necessário. Recarregue o sistema, mas lembre-se, a perda de Freon também resulta em perda de óleo. Certifique-se de adicionar óleo e refrigerante.
Se existirem as mesmas condições acima, mas o secador for frio ou frio ao toque, haverá algum tipo de restrição no secador. Você precisará substituir o secador e lavar o sistema, pois a bolsa dessecante provavelmente rompeu e contaminou o sistema.
Se o secador estiver quente ou quente ao toque, a válvula de expansão está obstruída ou com defeito. Provavelmente é devido a detritos no sistema. Substitua a válvula de expansão e lave o sistema.
Você pode achar que as pressões são normais, mas você ainda tem um problema com as temperaturas operacionais na ventilação. Isso pode ocorrer devido a uma válvula de controle de aquecedor defeituosa que não está cortando completamente o núcleo do aquecedor.
Prenda a entrada da mangueira do aquecedor e verifique se o sistema melhora. Nesse caso, você provavelmente desejará substituir a válvula de controle do aquecedor.
Uma pergunta que se coloca é: Um sistema antigo com refrigerante R-12 pode ser substituído pelo R-134a adicionado diretamente ao sistema?
A resposta é “não” e “sim”. A lei federal proíbe o abastecimento de um sistema R-12 com um refrigerante diferente … mas o R-12 está ficando cada vez mais difícil de encontrar.
Você deve estar certificado para comprá-lo e adicioná-lo com uma mangueira de recarga R-12. No entanto, você pode converter todo o sistema com um kit de atualização R-134a. Certifique-se de remover todo e qualquer R-12 antes da montagem.
Para encerrar, voltemos à publicação do Dr. Jarrett sobre as etapas adequadas para solucionar problemas do seu sistema de ar condicionado.
- Limpe e limpe toda a sujeira, poeira, palha, etc.
- Arranque e ajuste o motor para a velocidade de marcha lenta rápida normal.
- Ligue o ar condicionado e defina o resfriamento máximo com o ventilador em alta velocidade.
- Opere o ar condicionado por cinco a 10 minutos para estabilizar o sistema.
- Verifique a carga observando o visor, se usado. Observe as leituras do manômetro para pressões normais.
- Estabeleça que os componentes elétricos (interruptores, termostato, ventilador e embreagem) estejam funcionando.
- Verifique se as passagens e dutos de ar, linhas de refrigerante, mangueiras, acionamento do compressor e correias estão todos livres.
- Faça a manutenção da unidade de acordo com o manual do operador.
- Se o problema persistir, leve-o ao seu revendedor de máquinas para verificações adicionais.
Lembre-se de que os aparelhos de ar condicionado podem causar ferimentos graves; portanto, se você não se sentir confortável trabalhando no sistema de seu trator e caminhão, chame um profissional. O dinheiro que você economiza pode ser mais do que você imaginou.
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/
- FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas
- FONTE: https://www.metropoles.com/