Este tipo de massagem visa ajudar o corpo a manter a circulação sanguínea adequada, o equilíbrio dos fluidos corporais e as funções imunológicas. Quer mais dicas sobre massagens ? Entre em contato https://guiatantra.com.br/
Contents
Compreendendo o Sistema Linfático
O sistema linfático contém vasos e nódulos com linfa, uma mistura de proteínas, água, resíduos e elementos do sistema imunológico. Localizados por todo o corpo, os gânglios linfáticos filtram todos esses detritos.
Os maiores nós estão no pescoço, virilha e axilas. Todos eles trabalham juntos para garantir que a linfa “limpa” seja transportada de volta para as veias que levam o sangue para o coração.
Linfedema
A massagem de drenagem linfática tem sido usada para pessoas com linfedema, que envolve inchaço, geralmente em uma das pernas ou braços.
O inchaço é causado pelo fluido linfático coletado nos tecidos moles, devido a distúrbios genéticos, lesões, infecções, tratamento de câncer ou cirurgia. Os sintomas do linfedema incluem:
- Dor
- Descoloração da pele
- Inchaço do tecido
- Peso nos membros
- Fraqueza
- Endurecimento ou espessamento da pele
- Infecções recorrentes
Artrite reumatóide: Se você tem artrite reumatóide, pode sentir um fluxo linfático deficiente à medida que a doença progride. Junto com o inchaço dos tecidos, a dor nas articulações aumenta, as articulações perdem sua função e a pele fica descolorida. A massagem de drenagem linfática pode ajudar a aliviar esses sintomas de artrite reumatoide avançada.
Insuficiência venosa crônica (CVI): A insuficiência venosa crônica ocorre quando as válvulas ou paredes das veias nas pernas não funcionam adequadamente. Isso dificulta o fluxo de sangue das pernas de volta para o coração. Drenagem linfática
A massagem pode aumentar o desempenho da artéria femoral – a grande artéria da coxa – imediatamente após a sessão. Não está claro quanto tempo esses efeitos duram, ou se a massagem proporciona alívio a longo prazo da dor e do inchaço. Mais pesquisas nessa área ajudariam a esclarecer a eficácia dessa técnica de massagem na IVC.
Fibromialgia: A massagem de drenagem linfática pode ajudar pessoas com fibromialgia. Esta condição causa inflamação dos nervos da pele, descoloração da pele e inchaço dos tecidos. A massagem demonstrou ser melhor do que a massagem do tecido conjuntivo no tratamento da depressão, rigidez e melhora da qualidade de vida das pessoas com fibromialgia.
Tipos de massagem de drenagem linfática
- Vodder: Essa técnica fundamental usa vários movimentos de varredura ao redor da área que o terapeuta está tratando.
- Foldi: Uma extensão da técnica Vodder, Foldi exige que o massoterapeuta alterne entre movimentos circulares das mãos e momentos de relaxamento.
- Casley-Smith: Essa abordagem da massagem linfática também envolve movimentos circulares das mãos, principalmente usando os lados e as palmas das mãos.
- Leduc: Esta técnica baseia-se em movimentos manuais para coletar fluido linfático antes de redirecioná-lo para reabsorção no sistema linfático maior.
O que acontece durante uma massagem de drenagem linfática?
Converse com seu médico antes de fazer uma massagem de drenagem linfática e certifique-se de estar recebendo tratamento de um profissional treinado. O massoterapeuta seguirá uma sequência específica, usando uma série de técnicas de massagem, incluindo movimentos de alongamento, compressão, deslizamento e escavação.
Movimentos rítmicos leves estimulam o sistema linfático sem pressionar fortemente o vaso. Eles fazem com que o fluido linfático se mova facilmente pelos gânglios e tecidos, garantindo que o fluido não fique preso em nenhum lugar.
Como fazer uma massagem de drenagem linfática
Além de receber uma massagem de drenagem linfática de um terapeuta certificado, você pode aprender técnicas básicas para fazer em casa.
Para realizar a massagem de drenagem linfática, aplique uma leve pressão aplicada apenas na pele – ou seja, não pressione como aquele forte que você sente o músculo, diz Lizzie Read, massagem esportiva e treinadora de terapia esportiva. Use a palma da mão ou as pontas dos dedos e toques suaves e suaves. Embora a massagem linfática possa ser usada para reduzir o inchaço e a inflamação, evite massagear áreas inchadas diretamente, pois isso pode causar mais irritação nessa área. Caso se interesse mais sobre massagem linfática e outros tipos de massagens, acesse https://guiatantra.com.br/blog/
O líquido linfático drena para a corrente sanguínea na base do pescoço. o local mais importante para se concentrar uma massagem linfática – mesmo se você tiver inchaço ou inflamação em outras áreas. Use movimentos lentos e deliberados – não duros e rápidos como você pode encontrar com uma massagem profunda. Encontre um ritmo fácil enquanto pratica a massagem linfática. Não massageie em movimentos circulares, massageie em movimentos, apenas em uma direção.
Quais são os potenciais benefícios de uma massagem de drenagem linfática ?
“O sistema linfático apóia seu sistema imunológico removendo toxinas, eliminando o excesso de líquido e ajudando seu corpo a absorver vitaminas do sistema digestivo”, diz Willcocks. “Como sabemos, o sistema linfático muitas vezes pode ficar bloqueado ou invadido por causa de coisas como estresse, doenças e um estilo de vida pouco saudável. Embora uma boa dieta e exercícios regulares sejam importantes, a massagem de drenagem linfática pode impulsionar seu sistema linfático, levando a uma ampla gama de benefícios de saúde, estética e condicionamento físico.”
Estes podem incluir:
- Redução do inchaço causado pela retenção hídrica
- Impulsionar o sistema imunológico para ajudar a prevenir doenças e enfermidades
- Remoção de patógenos e toxinas
- Melhorando a digestão
- Ajudando você a se sentir mais leve e menos inchado
- Auxiliar no sono e relaxamento
- Melhorando a forma do corpo
- Apoiando uma recuperação muscular mais rápida para ajudar no exercício
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Drenagem_linf%C3%A1tica