Como criar um plano de marketing para seu negócio em casa

Perdendo apenas para criar um produto ou serviço estelar, o marketing é uma parte crucial do sucesso do negócio em casa. Sem marketing, as pessoas não podem aprender sobre sua empresa para comprar de você. Sem clientes ou clientes, você não tem um negócio.

Um plano de marketing é um documento de negócios que descreve sua  estratégia e táticas de marketing. Geralmente é focado em um período específico de tempo (ou seja, nos próximos 12 meses) e abrange uma variedade de detalhes relacionados ao marketing, como custos, metas e etapas de ação.

Mas, como seu plano de negócios , um plano de marketing não é um documento estático. Ele precisa mudar e evoluir à medida que sua empresa cresce e à medida que novas tendências de marketing se desenvolvem. Especialmente no mundo em constante mudança de hoje, você precisa se manter atualizado sobre as melhores maneiras de alcançar e engajar seu mercado.

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Objetivo de um plano de marketing

Muitos empresários criam um plano de marketing e depois o colocam de lado. No entanto, seu plano de marketing é um roteiro que fornece orientação para alcançar seus objetivos de negócios. Ele precisa ser consultado e avaliado para resultados com frequência.

Embora alguns proprietários de pequenas empresas incluam seu plano de marketing como parte de seu plano geral de negócios, porque o marketing é crucial para o sucesso, é recomendável ter um plano de marketing abrangente e detalhado por conta própria. Se você não quiser fazer um miniplano como parte de seu plano de negócios, poderá anexar seu plano de marketing completo ao plano de negócios como um apêndice ao plano de negócios.

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Benefícios de um plano de marketing

A importância de um plano de marketing detalhado não pode ser exagerada. Um plano de marketing:

  • Dá clareza sobre quem é o seu mercado. É mais fácil encontrar clientes e clientes se você souber quem eles são.
  • Ajuda você a criar mensagens de marketing que gerarão resultados. Marketing é saber o que seu produto ou serviço pode fazer para ajudar um mercado-alvo. Suas mensagens de marketing precisam falar diretamente com o seu mercado.
  • Fornece foco e direção. Suas opções de marketing são vastas, incluindo e-mail, mídia social, publicidade, guest blogging, mala direta, publicidade e assim por diante. Com tantas opções de marketing, você precisa de um plano para determinar o melhor curso de ação para o seu negócio.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como criar seu plano de marketing

Um plano de marketing típico para pequenas empresas abrange muitos elementos, incluindo uma descrição dos concorrentes, a demanda pelo produto ou serviço que você oferece e os pontos fortes e fracos do ponto de vista do mercado tanto da empresa quanto de seus concorrentes.

Um plano de marketing é uma ferramenta que você precisa usar diariamente para ajudá-lo a alcançar seu mercado e suas metas de lucro. Ao fazer seu plano de marketing, concentre-se no que você precisa para entender e alcançar seu mercado. O básico inclui:

  • 1. Detalhes sobre a situação atual do seu negócio. Qual é o seu produto ou serviço? O que está dando certo e quais desafios você está tendo atualmente na geração de novos clientes e clientes? Quais problemas você pode encontrar no próximo ano, como uma mudança (quando você não pode trabalhar) ou novas leis que podem afetar a forma como você faz negócios?
  • 2. Quem é o seu mercado-alvo?  Quem é o comprador mais provável do que você está oferecendo? A resposta nunca deve ser “todos”, mesmo que todos possam se beneficiar do seu produto ou serviço. Para ajudá-lo a definir seu mercado, determine como seu produto ou serviço ajuda as pessoas e, em seguida, descubra as pessoas que precisam dessa solução. Você pode ter vários grupos em seu mercado-alvo, muitas vezes referido como segmentação de mercado (especializando-se em nichos de mercado ou grupos específicos). Por exemplo, se sua empresa ajuda pessoas com perda de peso, seus mercados-alvo podem ser mães que desejam perder peso e baby boomers que desejam melhorar sua saúde. Conhecer seu mercado e suas necessidades ajuda você a criar mensagens específicas do mercado e colocá-las onde serão vistas para maior eficácia. Por exemplo, é mais provável que uma mãe responda ao seu anúncio de perda de peso se estiver em um local voltado para a mãe (blog da mãe) e falar diretamente com ela (Lose Your Baby Weight!).
  • 3. Quais são suas metas para o período de tempo do plano? Seja específico em seus objetivos, como aumentar a lista de e-mails em x valor no próximo ano ou encontrar x número de novos clientes. É importante que você seja capaz de medir a eficácia do seu plano de marketing tendo uma meta quantificável.
  • Dependendo do seu negócio, medir a eficácia do marketing pode ser difícil. Por exemplo, se você tem itens à venda na Amazon, pode ser difícil saber se suas redes sociais ou seu email marketing estão gerando mais vendas. Mas você pode medir quantas pessoas estão respondendo (clique) nessas opções.
  • 4. Quais táticas de marketing você usará para alcançar seu mercado e seus objetivos? Deixe seu mercado-alvo ser seu guia para decidir quais estratégias de marketing você usará. Onde seu mercado frequenta? Como você pode atraí-los para verificar o seu negócio? Por exemplo, se o seu mercado passa muito tempo no Facebook, você pode considerar ter uma página ou grupo de fãs no Facebook ou talvez investir em publicidade no Facebook. Se você é uma empresa de serviços que atende a outras empresas, talvez queira escrever um artigo para um boletim informativo ou revista que tenha como alvo esse mesmo setor de negócios.
  • 5. Quanto vai custar? É aqui que você faz um orçamento para o seu plano de marketing. Existem muitas estratégias de marketing gratuitas, embora exijam tempo, o que é um tipo de despesa. Você fará festas em casa ou consultoria individual e, em caso afirmativo, qual será o custo da viagem, envio de convites, compra de materiais de apoio, etc? Você pagará por publicidade ou por um serviço de lista de discussão? De todos os lugares para gastar dinheiro em seu negócio em casa, o marketing é a prioridade, desde que você gaste com sabedoria e obtenha um retorno do seu investimento .

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiz o_para_motores_de_busca