Plano de negócio empresa de limpeza e conservação

A limpeza corporativa merece atenção especial por parte dos gestores da empresa, uma vez que faz parte do cartão de visitas de qualquer empreendimento instalações limpas e bem cuidadas.

Vale ressaltar que o conceito de limpeza envolve muito mais que um chão limpo, e engloba também a organização dos ambientes, a higienização das mesas e móveis, além dos elevadores e lixeiras de todo o espaço. Contudo, a rotina estressante e atribulada dos profissionais que estão nos cargos de direção e chefia da empresa pode fazer com que percam de vista este aspecto importante do negócio.

Sendo assim, selecionamos 5 dicas para facilitar a rotina do colaborador responsável pelo serviço de limpeza corporativa, assim como garantir que a prestação desse serviço seja impecável. Defina as regras. O profissional contratado para a limpeza precisa estar ciente de todo o serviço a ser desempenhado na empresa.

É preciso estabelecer regras tanto no que se refere ao modo de execução da limpeza por exemplo: quais produtos e equipamentos serão utilizados, como vassouras, flanelas, baldes tanto no que se refere aos ambientes que devem ser limpados em primeiro lugar, e assim por diante. É razoável determinar como prioridade a sala do diretor, antes que ele chegue para trabalhar, ou ainda a sala de reuniões, antes que ocorram conferências no local.

Estabeleça um cronograma de execução das tarefas

Um cronograma de execução de tarefas que estabeleçam atividades diárias, semanais e mensais pode ser um excelente roteiro para o colaborador da limpeza corporativa. Seguindo o cronograma previamente estipulado ficará mais fácil para o funcionário desempenhar seu serviço da maneira esperada.

Acompanhe a prestação do serviço

Outra vantagem de se montar um cronograma é que com a simples análise do planejamento será possível acompanhar a prestação do serviço e verificar se a rotina está sendo seguida, e se a limpeza está sendo feita corretamente.

Forneça feedback adequado às necessidades da empresa Na hipótese de serviços malfeitos, tomando por base a programação determinada, o gestor poderá fornecer o feedback adequado para que o funcionário ajuste o que não está correspondendo às necessidades e expectativas da empresa. Nesse sentido vale ressaltar que o feedback deve ser claro e preciso, apontando as falhas, e de preferência os métodos para corrigi-las.

Outro aspecto importante é que ao falar com o funcionário, o gestor tem que ser positivo oferecendo críticas construtivas que possibilitem, na prática, a melhoria das atividades. Separar o pessoal do profissional é um elemento fundamental nesse momento, para que o funcionário entenda que são as suas ações que precisam ser aperfeiçoadas, e não a sua moral, e/ou a sua personalidade.

Considere a contratação de uma empresa terceirizada

Diante do exposto, é evidente que gerir serviços de limpeza corporativa de uma empresa quando existem diversos fatores que exigem dedicação pode ser um desafio muito grande, e roubar parte do tempo que poderia ser gasto em atividades mais importantes relacionadas ao crescimento da empresa.

Por essa razão, vale a pena considerar a contratação de uma empresa terceirizada para prestação dos serviços de limpeza. Dessa forma, os riscos de uma contratação errada são minimizados, a mão de obra é mais qualificada, e todo o desgaste envolvido em treinamento de pessoal, escolha de materiais de limpeza adequados, controle de faltas, substituição de funcionários, entre outros, fica por conta da empresa prestadora de serviços.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Higieniza%C3%A7%C3%A3o