Você deve comprar ou alugar?

Comprar uma casa ainda faz sentido, mas tornar-se proprietário antes de estar pronto pode ter consequências caras. Quanto você economizou e por quanto tempo permanecerá em um local são os maiores fatores para decidir se você deve alugar ou comprar.

Para a maioria de nós, comprar uma casa (ou não) é a maior decisão financeira de nossa vida de jovens adultos.

Não há uma resposta fácil para a pergunta “É melhor alugar ou comprar?” Depende de muitos fatores: sua idade, suas finanças, sua vizinhança, seus planos futuros, o mercado imobiliário atual e de hipotecas, apenas para citar alguns. Independentemente disso, todo mundo que você conhece terá uma opinião.

Se você está decidindo se vai alugar ou comprar, a primeira coisa que você deve fazer é ignorar os conselhos de outras pessoas, por mais fortes ou bem-intencionados que sejam. Houve um tempo na história recente em que comprar uma casa era a referência para o sucesso financeiro. Mas, como aprendemos com a crise das hipotecas de 2008, uma casa cara pode se tornar um albatroz em volta do pescoço de seu proprietário em tempos difíceis.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas (incluindo amigos e familiares) se beneficiaram com a valorização imobiliária de longo prazo. Do ponto de vista deles, a casa era um grande investimento, então qualquer outra pessoa seria tola se não fizesse o mesmo. Mas lembre-se de que o desempenho passado não garante resultados futuros. E quem está mandando você comprar ou não comprar não é você.

A menos que haja aluguéis acessíveis em seu mercado, os números podem favorecer a compra, desde que você permaneça por pelo menos quatro a cinco anos. Em seus primeiros vinte anos, isso pode ser pedir muito. Oportunidades de carreira e românticas levaram a maioria das pessoas a se mudarem pelo menos uma ou duas vezes durante os vinte anos.

Mas para tornar a compra de uma casa melhor do que alugar, você precisa estar financeiramente pronto. Existem menos caminhos para a ruína financeira mais rápido do que assumir um pagamento excessivo de uma casa e apertar seu orçamento até que você precise pedir dinheiro emprestado apenas para manter as despesas mensais.

E o erro que os novos compradores de imóveis cometerem é deixar de avaliar quanto custa ter uma casa (além da hipoteca, do imposto sobre a propriedade e do seguro).

Todos nós sabemos que não devemos tentar gastar o nosso caminho para a felicidade, mas um estudo recente mostrou que, apesar do fato de amarmos melhorar nossas casas, as compras em nossa casa nos trazem níveis surpreendentemente pequenos de felicidade. 

Dica: Gastar dinheiro em experiências, viagens e hobbies é o caminho a percorrer.

Fonte: Reprodução: Pinterest

A menos que você tenha certeza de que ficará em sua casa por pelo menos quatro a cinco anos, alugue

Muitas pessoas compram uma casa e depois fazem um upgrade dentro de alguns anos e optam por se tornar um senhorio alugando sua antiga casa. Esta poderia ser uma mudança inteligente a longo prazo, mas é mais difícil no curto prazo do que a maioria das pessoas imagina. Pode ser difícil conseguir duas hipotecas (mesmo se você encontrar um inquilino), e muitas pessoas que conheço ficam surpresas quando o aluguel não cobre a hipoteca e outras despesas, custando-lhes algumas centenas de reais por mês para manter a antiga casa.

Sim, é possível ter sucesso e ganhar uma renda passiva como proprietário, as pessoas que são boas nisso são super seletivos sobre as propriedades que compram porque sabem de antemão que podem obter fluxo de caixa positivo com o aluguel. As casas que escolheríamos para nós mesmos podem não se enquadrar nessa categoria.

Se você estiver financeiramente pronto e encontrar a casa certa, compre

A maioria de nós quer ter uma casa. O problema é que podemos ficar muito ansiosos por uma casa própria e começarmos a nos comprometer em coisas que são importantes, realmente importantes.

Por exemplo, você encontra uma casa que ama e compra antes do planejado, talvez colocando menos dinheiro ou se contentando com uma taxa de juros mais alta porque seu crédito não foi tão bom quanto você esperava.

Por outro lado, você pode chegar a um ponto financeiro onde pode comprar uma casa, mas não uma casa com a qual seja feliz. A maioria de nós sempre terá limitações financeiras quanto ao tipo de casa que pode comprar, mas não fique muito pressionado para comprar só porque o mercado está aquecido.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Se você não quer ser proprietário, alugue

Mesmo que esteja financeiramente pronto para comprar uma casa, você pode simplesmente não querer uma. Não há nada de errado nisso. Se você está hiper concentrado na carreira ou em viagens, assumir as responsabilidades de possuir sua própria casa pode não fazer sentido. 

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/07/21/precos-de-venda-e-aluguel-de-imoveis-comerciais-tem-queda-em-junho-aponta-fipe.ghtml