Você conhece o seu tipo de corpo?

Se você é como muitas pessoas, pode responder à pergunta “qual é o seu tipo de corpo?” com uma resposta como “quente”, “fraco”, “forte”, “flácido”, “curvilíneo” ou outro adjetivo baseado em seus julgamentos subjetivos de si mesmo. Mas existem maneiras de descobrir qual é o seu tipo de corpo natural, falando objetivamente.

Esses tipos corporais objetivos são baseados no conceito de somatotipos, que foram desenvolvidos na década de 1940 para correlacionar tipos corporais com pontos fortes e fracos físicos, características de personalidade e comportamento. Evidências subsequentes sugerem que a personalidade tem pouco a ver com isso. Mas há pesquisas sugerindo que diferenças físicas, respostas hormonais e desempenhos físicos nos perfis somatotípicos originais são verdadeiras. E há uma ciência sólida por trás do uso de somatotipagem para condicionamento físico e treinamento atlético para melhorar o desempenho.

Para obter uma avaliação precisa se você é um ectomorfo, mesomorfo, endomorfo ou um tipo combinado, você pode ir a um laboratório e medir sua gordura corporal, ossos e massa muscular. Você também pode avaliar seu tipo de corpo agora mesmo fazendo este teste. Quer saber mais sobre a corpo e seus tipos, acesse https://guiasarms.com.br/

Leia cada uma das seguintes perguntas ou afirmações cuidadosamente e (honestamente!) escolha a opção que melhor descreve você. Se você não tiver certeza de qual das duas respostas se aplica a você, confie em seus instintos ou escolha as duas – você verá o porquê mais tarde.

As questões

1. De um ponto de vista objetivo, qual dos seguintes fatores parece mais proeminente (ou dominante) em seu corpo quando você se olha no espelho?

Um osso

B. Músculo

C. Gordura corporal

2. Como seus ombros se comparam com seus quadris?

A. Meus ombros são mais estreitos que meus quadris.

B. Eles têm aproximadamente a mesma largura dos meus quadris.

C. Meus ombros são mais largos que meus quadris.

3. Qual dos seguintes objetos melhor descreve a forma do seu corpo?

A. Um lápis

B. Uma ampulheta

C. Uma pêra

4. Se você envolver um pulso com o dedo médio e o polegar da outra mão, o que acontece?

A. Meu dedo médio e polegar se sobrepõem um pouco.

B. Meu dedo médio e meu polegar se tocam, mas apenas um pouco.

C. Há um espaço entre meu dedo médio e o polegar.

5. Quando se trata de seu peso, qual dos seguintes padrões melhor descreve sua história?

A. Tenho dificuldade em ganhar massa muscular ou gordura corporal.

B. Consigo ganhar e perder peso sem muita dificuldade.

C. Eu ganho peso facilmente, mas tenho dificuldade em perdê-lo.

6. Pense em como era o seu corpo, antes de corrompê-lo com maus hábitos alimentares e de exercício, quando você atingiu sua altura máxima como adolescente ou jovem adulto. Como você parecia?

A. Eu parecia longo e esguio.

B. Eu parecia forte e compacto.

C. Eu parecia macio e encorpado.

7. Se você estivesse se exercitando regularmente e fizesse uma pausa por alguns meses, o que aconteceria com seu corpo?

R. Perderia músculos e força rapidamente.

B. Meu corpo não mudaria muito.

C. Meu corpo amoleceria significativamente e eu poderia até ganhar peso.

8. Coloque um par de jeans justos – onde em seu corpo eles ficam mais pegajosos ou até mesmo presos?

R. Eles não. Na verdade, eu não posso mantê-los sem um cinto.

B. Com um pouco de trabalho, eu posso me enfiar neles sobre minhas coxas musculosas.

C. Eles ficam presos na minha bunda ou barriga.

9. Quando você tem uma festa séria de carboidratos (pense: um prato cheio de macarrão ou várias fatias de pizza), como você se sente depois?

A. O mesmo que costumo fazer – normal, na verdade.

B. Geralmente me sinto bem, embora perceba que meus músculos abdominais estão muito duros ou minha barriga parece cheia.

C. Na maioria das vezes, sinto-me cansado ou inchado por algumas horas após a refeição.

10. Como você descreveria a estrutura óssea do seu corpo?

A. Eu tenho um quadro pequeno.

B. Eu tenho um quadro médio.

C. Eu tenho um quadro relativamente grande.

Como descobrir seu tipo de corpo

Some o número de vezes que você respondeu A, B ou C. Se você escolheu principalmente A, você é um ectomorfo; principalmente B, você é um mesomorfo; principalmente C’s, você é um endomorfo.

Se suas respostas foram divididas igualmente – como em 5 e 5 ou mesmo 6 e 4 – entre duas letras diferentes, você provavelmente tem um tipo de corpo híbrido. Para ser específico, se suas respostas foram divididas entre A e B, você é um ecto-mesomorfo; se eles estão espalhados entre B’s e C’s, você é um meso-endomorfo; e se você encontrou suas respostas em uma divisão de 50-50 ou 60-40 entre A e C, você é um ecto-endomorfo. O Blog Guia Sarms detalha outras coisas sobre tipo de corpo, veja a seguir https://guiasarms.com.br/blog/

Se você terminar com uma divisão de 7-3 entre dois tipos diferentes, isso pode significar que você se desviou do seu verdadeiro tipo com más escolhas alimentares; nesse caso, a abordagem híbrida de dieta e exercício o levará de volta ao caminho certo.

Aqui está o que seu tipo de corpo diz sobre você

Ectomorfos

Geralmente magros e magras, os ectomorfos tendem a ter cinturas finas, quadris e ombros estreitos, articulações pequenas e pernas e braços longos. Eles tendem a ser magros, sem muita gordura corporal ou massa muscular perceptível. Por terem metabolismo rápido, queimam calorias rapidamente, de modo que os ectomorfos podem sentir fome com frequência ao longo do dia; no entanto, independentemente do que, com que frequência ou quanto comem, eles não ganham peso ou músculos facilmente.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Mesomorfos

Naturalmente musculosos, os mesomorfos geralmente têm estruturas de tamanho moderado, com ombros mais largos e cintura estreita, braços e pernas fortes e quantidades modestas de gordura corporal. Eles são geneticamente predispostos a construir músculos, então os mesomorfos geralmente exigem uma ingestão de calorias um pouco maior (já que o músculo requer mais calorias para mantê-lo) e mais proteína do que os outros tipos (novamente, para manutenção muscular). Geralmente, os mesomorfos são capazes de perder ou ganhar peso facilmente.

Endomorfos

Por terem uma estrutura óssea de médio a grande e mais gordura corporal do que os outros tipos, as mulheres que são endomorfos são frequentemente descritas como curvilíneas ou cheias, enquanto os homens endomórficos podem ser considerados atarracados, pastosos ou redondos. Os endomorfos geralmente têm ombros estreitos e quadris mais largos e carregam qualquer excesso de peso na parte inferior do abdômen, quadris e coxas. Muitas vezes é um desafio para eles perder peso, mas com a dieta certa e a abordagem de treinamento, isso pode ser feito.

Ecto-mesomorfos

Esses híbridos são cada vez mais comuns, especialmente no mundo atlético, onde esse físico é valorizado por ser esteticamente atraente. De fato, tanto para homens quanto para mulheres, os ecto-mesomorfos tendem a ter a aparência de “modelo de fitness”. Muitas vezes musculosos com torsos em forma de V (pense: parte superior das costas larga, peito e ombros desenvolvidos, cintura estreita), os ecto-mesomorfos são magros e ágeis, com braços e pernas de aparência forte (mas não volumosos).

Meso-endomorfos

Incluindo variações onde as pessoas têm qualidades mais predominantemente mesomórficas ou endomórficas (em vez de uma divisão verdadeiramente uniforme), este é o híbrido mais comum, de acordo com a pesquisa. Muitos fisiculturistas e atletas de esportes de contato (como jogadores de futebol) têm esse tipo de corpo. Caracterizado por braços e pernas grossos e um peito quadrado e seção média, esse tipo parece poderoso, mas não é esculpido. (Isso pode ser em parte porque as pessoas com esse tipo de corpo tendem a reter água e uma camada de gordura em cima de seus músculos.)

Pessoas com esse tipo de constituição que desejam obter um físico mais magro devem estar preparadas para adotar uma abordagem mais refinada ao treinamento de resistência, exercícios aeróbicos e dieta, para que possam priorizar a perda de gordura.

Ecto-Endomorfos

Normalmente, este é um tipo de corpo adquirido comportamentalmente – basicamente, alguém que é realmente um ectomorfo adicionou gordura corporal significativa, seja de maus hábitos alimentares, formas sedentárias ou uma combinação desses hábitos menos que estelares.

Com membros longos e uma estrutura óssea menor, os ecto-endomorfos geralmente têm seções médias macias, peitos caídos e braços e pernas flácidos por pura negligência. Para melhorar o condicionamento físico, a composição corporal e a saúde,  o plano mais eficiente para esse tipo  envolve treinamento de resistência e cardio de alta intensidade, que promovem o crescimento muscular e estimulam o metabolismo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo