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O que é uma bateria de carro?
A bateria do carro é uma bateria recarregável usada para ligar um veículo. Seu principal objetivo é enviar uma tensão para o motor de partida, que fornece a faísca para o motor de combustão interna. Ele também alimenta os componentes elétricos dos carros, como faróis, limpadores e rádio. Para saber mais sobre baterias automotivas, acesse https://fortebaterias.com/
À medida que o design do carro evoluiu, o mesmo aconteceu com o design de baterias automotivas:
Quais são os 3 principais designs de baterias automotivas?
O design da bateria automotiva varia de acordo com a tecnologia de bateria usada pelos fabricantes de baterias.
A maioria dos carros com motor de combustão interna usa uma bateria de chumbo-ácido.
Eles geralmente podem ser classificados em:
- Bateria Inundada: Também conhecida como bateria de célula úmida e requer carregamento regular com água destilada.
- Bateria de chumbo-ácido regulada por válvula (VRLA): A bateria VRLA é uma bateria selada de baixa manutenção, razão pela qual também é conhecida como bateria de chumbo-ácido selada (SLA). Não precisa ser enchido e não derramará se cair.
Um carro híbrido ou elétrico, por outro lado, normalmente usa uma bateria de íons de lítio. No entanto, você pode ter uma bateria de reserva de chumbo-ácido para armazenamento secundário.
Agora que conhecemos os conceitos básicos de design de baterias de carro, vamos ver os 8 tipos de baterias de carro mais comuns:
Os 8 tipos de baterias de carro
Antes de nos aprofundarmos nos diferentes tipos, é importante entender por que existem tantos tipos em primeiro lugar.
É principalmente para baixo para o poder.
Lembre-se de que os carros modernos têm necessidades energéticas diferentes.
Como tal, as baterias de automóveis também diferem para atender a esses requisitos.
Agora vamos rever os 8 tipos mais comuns de baterias de carro disponíveis hoje:
1. Bateria de chumbo-ácido inundada (célula úmida)
A bateria de chumbo-ácido inundada é o tipo mais antigo de bateria automotiva e é muito comum e acessível. Também é chamada de bateria SLI, que significa Partida, Iluminação, Ignição.
A bateria molhada é uma bateria molhada. Normalmente consiste em 6 células com uma solução eletrolítica líquida de ácido sulfúrico e água e fornece uma tensão de 12,6 V em plena carga.
É uma bateria confiável para dar partida nos motores e fornece energia elétrica suficiente para alimentar os acessórios padrão do veículo para fornecer eletricidade. No entanto, a solução eletrolítica precisa ser reabastecida regularmente e instalada verticalmente para evitar derramamento.
Esta bateria de célula úmida também tem uma redução significativa na vida útil da bateria quando descarregada abaixo de 50° de sua Profundidade de Descarga (DoD).
2. Bateria de Prata e Cálcio
Este tipo de bateria foi concebido como uma melhoria em relação à tecnologia de bateria inundada. Ainda é uma bateria de chumbo-ácido com solução eletrolítica, mas utiliza placas de chumbo-cálcio-prata em vez das placas de chumbo-antimônio da bateria tradicional.
É normalmente selado e livre de manutenção.
As baterias de cálcio-prata são mais resistentes à corrosão e altas temperaturas, permitindo que durem mais em climas mais quentes.
No entanto, a bateria de prata-cálcio requer uma tensão de carga mais alta e pode envelhecer rapidamente devido à sulfatação (danos nas placas da bateria).
3. Bateria Inundada Aprimorada (EFB)
A bateria EFB é uma bateria molhada potente e otimizada. Ele usa uma solução de eletrólito líquido, mas é uma bateria selada projetada para suportar o dobro da resistência do ciclismo.
A bateria EFB pode fornecer cerca de 85.000 manivelas no motor em comparação com 30.000 com baterias convencionais. Introduzido como uma opção menor para a bateria AGM para longevidade e desempenho, era comumente usado em carros com tecnologia simples de parada e partida. Quer saber mais sobre como manter a bateria de carro! Confira aqui https://fortebaterias.com/site/Bateria/bateria-automotiva/
4. Bateria de célula de gel (célula seca)
As baterias de célula de gel foram desenvolvidas como uma versão à prova de vazamento de uma bateria de célula úmida. Elas são um tipo de bateria VRLA e também são conhecidas como baterias de célula seca.
A bateria de gel é semelhante a uma bateria inundada, mas o cálcio substitui o antimônio nas placas de chumbo e a sílica é adicionada à solução eletrolítica. transforma em gel. Tem uma vida útil mais longa e é mais resistente a vibrações e choques.
As baterias de gel ainda estão disponíveis no mercado, mas os avanços nas baterias AGM limitaram sua aplicação.
5. Bateria AGM
A bateria AGM é uma bateria VRLA projetada para suportar as demandas de corrente mais altas em veículos modernos. É semelhante a uma bateria de célula úmida, mas um separador de fibra de vidro (uma esteira de vidro) absorve a solução eletrolítica e a mantém no lugar.
Este tipo de bateria é mais poderoso do que suas contrapartes inundadas e de célula de gel.
Ele pode ser carregado até 5 vezes mais rápido e suporta uma vida útil 3 vezes maior do que uma bateria convencional. Ele também pode reduzir seu DoD para 80.
A bateria AGM é ideal para veículos com start-stop automático e frenagem regenerativa. No entanto, pode custar de 40 a 100% mais do que as baterias tradicionais.
6. Bateria de Ciclo Profundo
A bateria de ciclo profundo é um tipo de bateria de chumbo-ácido e pode ser inundada ou selada. Ele usa uma placa de bateria mais espessa em suas células e possui um material ativo mais denso.
O tipo de bateria de ciclo profundo foi projetado para fornecer desempenho sustentado com menor consumo de corrente por longos períodos de tempo. É mais adequado para veículos recreativos, carrinhos de golfe e embarcações pessoais – e é por isso que também é conhecida como bateria marítima.
7. Bateria de íon de lítio (Li-Ion)
A bateria de íon de lítio é frequentemente encontrada em um veículo híbrido ou elétrico (EV). A bateria Li-ion pode armazenar mais energia e tem tempos de carregamento mais rápidos. Também é mais leve que as baterias convencionais, o que é essencial para o carro elétrico. Menos peso significa mais alcance com uma carga.
Embora uma bateria de íons de lítio custe muito mais do que as baterias de chumbo-ácido, elas duram mais. A maioria dos fabricantes oferece 5 a 8 anos de garantia para suas baterias de veículos elétricos de íons de lítio, mas você pode esperar uma vida útil de 10 a 20 anos.
As peças da bateria de íon de lítio são recicláveis, o que é outra vantagem e a torna uma boa escolha para os ambientalmente conscientes.
8. Níquel-hidreto metálico
Bateria A bateria NiMH (hidreto metálico de níquel) é comumente usada em veículos híbridos, mas está fazendo sucesso em alguns carros elétricos. Esta bateria híbrida tem uma vida útil mais longa do que uma bateria de íon de lítio ou de chumbo-ácido.
No entanto, eles têm uma alta taxa de auto-descarga, são caros e geram muito calor em altas temperaturas. Por isso, a bateria NiMH é menos eficaz para veículos elétricos recarregáveis e é focada em carros híbridos.
Agora que cobrimos alguns tipos comuns de bateria de carro, vamos ver algumas perguntas frequentes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva