Tipos de bateria de carro

Muitas vezes somos questionados sobre os tipos de baterias de automóveis, especialmente os diferentes tipos para combinar com os diferentes modelos de carros. Existem muitos tipos de bateria de carro disponíveis. Saiba mais sobre esses diferentes tipos de bateria e o que significam suas abreviaturas.

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Bateria AGM

As baterias AGM (Absorbed Glass Mat) estão se tornando mais populares com os veículos modernos à medida que aumenta a demanda por CCA (amperes de partida a frio) e RC (carga de reserva) mais elevados. As baterias AGM são como baterias de chumbo-ácido inundadas, exceto que seu eletrólito é absorvido e mantido em esteiras de vidro, em vez de inundar livremente as placas. Não há excesso de eletrólito em um AGM, então eles são capazes de operar em qualquer orientação (mesmo de cabeça para baixo!), Sem nunca se preocupar com derramamento.

Todas as baterias AGM têm design VRLA (ácido chumbo regulado por válvula) e tendem a funcionar com uma pressão interna ligeiramente mais alta do que a atmosférica. Esta pressão é controlada por um regulador de válvula embutido. Quando instalado internamente (no porta-malas ou dentro da cabine), um tubo de ventilação deve ser conectado. Os tubos de ventilação não devem ser dobrados de forma alguma e devem ser ventilados para fora do veículo.

Bateria de calcio

As baterias convencionais de baixa manutenção usam grades de antimônio de chumbo, que são prontamente disponíveis, baratas, fáceis de fundir e usadas para produzir baterias recarregáveis ​​que oferecem eficiência e baixo custo. Em uma bateria de cálcio o antimônio é totalmente substituído pelo cálcio em todas as placas. Isso resulta no dobro da vida útil e praticamente nenhuma gaseificação na bateria, resultando em menos manutenção.

As baterias de cálcio requerem uma tensão de carga mais alta (nominalmente 15 volts) para atingir o mesmo nível de carga de uma bateria de antimônio normal. Eles também requerem um ciclo de equalização periódico para ajudar a manter uma condição operacional ideal. Quando instalada em um veículo projetado para uma bateria de antimônio (ou seja, um sistema tradicional de 12 volts que carrega a 14 volts), a bateria atingirá apenas 85% do estado de carga.

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Vantagens

  • Amps de partida a frio mais altos (CCA)
  • Maior vida útil
  • Pode ser 100% livre de manutenção
  • Aceitará taxas de cobrança mais altas.

Desvantagens

  • Leva mais tempo para recarregar depois de ficar sem energia
  • Requer um carregador específico de cálcio para restaurar 100% do estado de carga

Bateria de ciclo profundo

Uma bateria de ciclo profundo é uma bateria de chumbo-ácido projetada para ser regularmente descarregada profundamente, usando a maior parte de sua capacidade. Em contraste, as baterias de arranque (por exemplo, a maioria das baterias automotivas) são projetadas para fornecer rajadas de corrente altas e curtas para dar partida no motor, e para descarregar frequentemente apenas uma pequena parte de sua capacidade.

As baterias de ciclo profundo têm placas muito mais espessas do que uma bateria automotiva normal e são projetadas para descarregar até 80% vez após vez. A principal diferença entre uma verdadeira bateria de ciclo profundo e outras é que as placas são placas sólidas de chumbo – não esponja. Isso dá menos área de superfície e, portanto, menos energia “instantânea” de que as baterias de partida precisam.

Bateria espiral

Uma bateria em espiral é uma bateria AGM, mas com uma construção diferente. Como os AGMs convencionais, é uma bateria de alto rendimento e costuma ser encontrada em veículos de alto desempenho ou todo-o-terreno que requerem torque extra para a partida. Placas positivas e negativas são enroladas juntas com uma fina camada de tapete de vidro absorvido, fornecendo mais área de superfície e, portanto, produzem maior capacidade de transporte de corrente. Essas baterias são mais resistentes a vibração excessiva, calor e taxas de carga mais altas. A bateria em espiral pode ter uma vida útil de até 18 meses sem afetar a capacidade de partida.

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Bateria de gel

Baterias gelificadas, ou “células de gel”, contêm ácido que foi “gelificado” pela adição de sílica gel, transformando o ácido em uma massa sólida que parece gelatina dura. A vantagem dessas baterias é que é impossível derramar ácido mesmo se estiverem quebradas. A desvantagem é que eles devem ser carregados em uma taxa de carga mais lenta para evitar o superaquecimento. O excesso de calor transforma o “gel” em líquido, danificando as células. As baterias de gel são frequentemente encontradas em carrinhos de golfe, reserva para alarmes domésticos e brinquedos elétricos. Há um cuidado – baterias de célula de gel não podem ser carregadas rapidamente em um carregador automotivo convencional ou podem ser permanentemente danificadas.

Capacidade de Reserva

A capacidade de reserva (RC) é uma classificação da bateria expressa em minutos. Refere-se a quanto tempo uma bateria totalmente carregada pode funcionar seu carro após o alternador ou o sistema de carregamento falhado. Também pode ser interpretado que você pode deixar como o tempo máximo acesos (não intencionalmente, é claro) e ainda poder ligar o carro sem dar a partida. 

Em outras palavras, sua bateria tem uma energia permanente por tanto tempo. Uma boa bateria deve ter um alto RC para permitir que ela suporte as situações de falha do alternador. Então, você deve comprar uma bateria de carro com o RC mais alto, certo? Errado!  Você deve manual do proprietário do carro para o RC recomendado e certificar-se da seleção de escolher um dentro.

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Requisito de energia

Os amplificadores de partida a frio (CCA) e os amplificadores de partida (CA) são as classificações que definem o requisito de energia das baterias do carro. Os amplificadores de frio referem-se à partida sem um motor combinado com partidas repetidas em condições frias.

A classificação CCA de uma bateria de carro mede sua capacidade de dar partida em seu carro em condições de congelamento (-18 graus C). A classificação CA, por outro lado, mede a capacidade da bateria de dar chegada no veículo a 0 graus C. Ambas as classificações são expressas em amperes.

O CCA é uma referência popular da indústria, mas é mais aplicável em países com clima frio. Na Austrália e em outros países mais quentes, é desaconselhável a noção popular de que “quanto maior a CCA, melhor”. A CA, que será baseada na temperatura de 0 graus C, uma classificação mais relevante a ser considerada.  Portanto, ao comprar uma bateria de carro para ser guiado pelas recomendações do montadora no manual do proprietário comprar e anote as especificações. Não há necessidade de ir ao mar.

Manutenção

Existem dois tipos – o tipo de baixa manutenção e o tipo livre de manutenção. As baterias de baterias mantiveram um eletrólito que andou toda a vida útil da bateria. OS TIPOS DE BAIXA MANUTENÇÃO, POR OUTO LADO, Permanecem SEM VEDAÇÃO E EXIGEM QUE COMPLETAR COM Água Destilada Quando O Nível de Eletrólito CAIR. 

Fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bateria-automovel.htm