Muitos motoristas amam as transmissões manuais pelo controle que fornecem sobre o sistema de transmissão do veículo. Ao contrário de uma transmissão automática, na qual um computador intervém para decidir quando mudar de marcha, uma transmissão manual permite que o motorista decida quando, com que rapidez e suavidade desengatar o motor do trem de força. É isso que a embreagem faz. A embreagem absorve muito desgaste e pode falhar de várias maneiras, incluindo queimando.
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O que é uma embreagem queimada?
Quando você pisa no pedal da embreagem, ele levanta e separa o disco giratório da embreagem e o volante. Você pode então mudar as marchas antes de soltar a embreagem para engatar novamente o trem de força. Quando você libera o pedal da embreagem, o disco de embreagem em movimento entra em contato com a placa de pressão do volante, causando atrito e calor significativos. Se você “andar” com a embreagem, pisando com muita frequência no pedal e desengatando e reengajando repetidamente o trem de força, o atrito pode criar calor suficiente para realmente queimar os revestimentos da embreagem. Isso pode arruinar o disco e o conjunto do volante.
Cheirando uma embreagem queimada
O sinal mais revelador de uma embreagem queimada é o cheiro que exala. Se os revestimentos da embreagem começarem a queimar, o cheiro se parecerá com o de torrada queimada. Isso poderia fazer com que toda a embreagem falhasse, ponto em que o carro deixaria de ser capaz de acelerar ou mudar de marcha.
Sentindo uma embreagem queimada
Um sinal mais provável de uma embreagem queimada que ainda não destruiu todo o conjunto é o deslizamento da embreagem, onde o disco se desengata parcialmente do volante. Nesse caso, as RPMs do motor aumentarão rapidamente, sem alteração na velocidade, e ainda mais calor será gerado.
Possíveis diagnósticos errados
Diagnosticar uma embreagem queimada, sem cheirá-la, pode ser difícil. O vazamento de óleo na caixa da embreagem também causará o deslizamento da embreagem, assim como um volante defeituoso, um rolamento da embreagem desalinhado, uma porta do cilindro bloqueada ou problemas com os cabos e pistões que conectam o pedal à embreagem. A única maneira de ter certeza é levar o carro a um mecânico que possa examinar o revestimento do disco da embreagem.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlo_de_Embraiagem