Resistência à queima do chuveiro elétrico, o que pode ser?

A resistência do chuveiro a arder é um problema que atinge muitas pessoas todos os dias! Quem nunca teve problemas com a resistência à queima do chuveiro? Aqui, vamos falar sobre como funciona uma resistência elétrica e por que a  resistência do  chuveiro pode queimar, vamos lá da uma olhada:

Contents

Chuveiro elétrico: Resistência

Caso você não saiba, o que aquece a água do chuveiro elétrico no momento do banho é justamente a resistência do chuveiro. A resistência é responsável por transformar a energia elétrica em energia térmica, ou seja, essa energia térmica é o calor que é utilizado para aquecer a água.

A resistência funciona como se fosse um curto-circuito controlado, onde a resistência que está em contato com a água absorve toda a energia deste curto e se transforma em calor, aquecendo a água que absorve todo esse calor enquanto resfria a resistência.

Mas o que acontece se não houver água no chuveiro? Fizemos um teste aqui conectando um resistor de chuveiro fora da água.  Você pode ver que quando a resistência do chuveiro é ligada nessas condições ela aquece instantaneamente, e como não há água para absorver toda a energia térmica que está sendo gerada, o material da resistência esquenta tanto que se quebra, pode até pegar fogo.

Chuveiro elétrico: Resistência ao fogo

Essa explicação que acabamos de dar é exatamente o que as pessoas chamam de queimar o chuveiro. Portanto, a resistência literalmente queima, mas então, quais são as razões pelas quais a resistência do chuveiro continua queimando? É apenas a falta de contato com a água? Existem algumas possibilidades para isso e vamos mostrar a você agora.

  • Resistência ao chuveiro queima: volume de água.
  • Resistência à queima do chuveiro devido ao baixo volume de água.

Para aumentar a temperatura da água do chuveiro, é comum que as pessoas fechem a válvula quase que totalmente para diminuir o volume da água. Se você ainda não sabia, quanto menos água, mais rápido ela vai aquecer.

No entanto, se o volume de água estiver muito baixo e o diafragma que liga e desliga o chuveiro através do volume de água estiver travando ou secando, a resistência pode queimar se qualquer parte dela for exposta fora da água.

Resistência ao chuveiro queima: Spire tocando

Resistência à queima do chuveiro por causa das voltas tocantes!

Você pode ver que a resistência do chuveiro é formada por várias voltas! Quando um giro da resistência toca o outro, acaba modificando toda a resistência, fazendo com que aquele ponto aqueça muito mais que o resto da resistência. Nessas condições, nem mesmo a água é capaz de absorver todo o calor gerado e isso no futuro pode levar ao rompimento da resistência elétrica do chuveiro.

A dica para evitar esse problema é sempre verificar as curvas da resistência elétrica antes de instalar o chuveiro. Se você notar que uma ou mais curvas estão se tocando, será necessário separá-las antes de fazer a conexão.

  • Queima de resistência ao chuveiro: mudança de temperatura
  • Resistência à queima do chuveiro mudando a temperatura com ele ligado!

Alterar a temperatura do chuveiro enquanto ele está ligado também pode causar a resistência à queimadura. Isso ocorre porque ao mudar a temperatura com o chuveiro ligado, ocorre o surgimento de faíscas e a formação de pequenos arcos no bastão do chuveiro, condição que com o tempo esgota a resistência.

O correto e também o mais seguro é mudar a temperatura com o chuveiro desligado. Nos chuveiros eletrônicos você pode alterar a temperatura com o chuveiro ligado. Essa é uma das vantagens dos  chuveiros eletrônicos.

  • Queima de resistência do chuveiro: Ar na guia hidráulica
  • Resistência ao chuveiro queimando devido ao ar na tubulação!

O acúmulo de ar na tubulação de água também pode queimar a resistência do chuveiro, mas como assim? A pressão do ar pode fazer com que o chuveiro seja ligado sem que a água alcance o reservatório.

Nestes casos, a resistência aquece sem água, o que faz com que a resistência queime quase imediatamente. É importante observar ao abrir o registro se o fluxo da água é lento, este teste deve ser feito com o chuveiro desconectado da rede elétrica ou em temperatura fria.

Resistência ao chuveiro queima: marcas paralelas

Resistência à queima do chuveiro devido a material de qualidade duvidosa!

As marcas de resistência paralela são sempre mais baratas do que as marcas de chuveiros originais, pois as marcas sempre utilizam materiais de pior qualidade ou não fazem todos os processos de qualidade para garantir a segurança e boa vida útil da resistência elétrica. É sempre recomendável usar resistores fabricados pelas marcações originais dos chuveiros, pois caso contrário pode até pegar fogo e colocar em risco o usuário.

O chuveiro elétrico explode?

Muitas pessoas fazem relatos de um chuveiro elétrico que explodiu, mas eu nunca vi um caso como este e acho muito improvável que um chuveiro possa explodir. 

Estas são as principais razões que podem causar queimaduras na resistência do duche: Sempre que instalar um chuveiro ou alterar a resistência, vale a pena verificar cada um desses detalhes para garantir uma maior vida útil do chuveiro, além da segurança de todos os usuários.

FONTE:https://www.google.com/search?q=chuveiro+eletronico+resistencia&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiJ7pvyu9PuAhVGHLkGHYS-BcAQ_AUoAnoECAUQBA&biw=1280&bih=609#imgrc=mWZhh4GkpMPchM