O que é uma escleroterapia com espuma?

A escleroterapia com espuma é uma técnica minimamente invasiva para homens e mulheres para eliminar as veias varicosas e as veias da aranha desagradáveis

O procedimento envolve a injeção de uma espuma esclerosante em um vaso sanguíneo para fechá-lo. O sangue é redirecionado por veias saudáveis, restaurando o fluxo sanguíneo mais normal.
Os procedimentos cosméticos geralmente não são cobertos pelo seguro. Os procedimentos clinicamente necessários são geralmente cobertos pelo seguro; a escleroterapia com espuma pode ser coberta pelo seguro, a menos que seja considerada cosmética.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Contents

Qual é o procedimento de escleroterapia com espuma?

O procedimento de escleroterapia com espuma é realizado em um consultório em uma sessão que dura aproximadamente 30–40 minutos. Pequenas quantidades de um agente esclerosante (ablação ou selamento) são injetadas usando uma agulha minúscula inserida na veia. O número de sessões depende do número de veias a serem tratadas. Geralmente, mais de uma sessão é necessária.

Durante este procedimento, o ar é misturado ao agente esclerosante. É utilizado o polidocanol (Asclera®) ou tetradecil sulfato de sódio, conhecido como “STS” (Sotradecol®). A solução tem consistência de creme de barbear; é visível por ultrassom e pode ser facilmente rastreado e guiado até a origem da veia problemática. A espuma esclerosante torna-se menos diluída do que o líquido quando injetada na veia, permitindo que a solução entre em contato com toda a parede da veia. Como resultado, menos solução pode ser usada para atingir um resultado ideal. O medicamento faz com que a veia problemática encolha ou “esclere”.

Quando as veias problemáticas fecham, permite que o sangue seja redirecionado para outras veias mais saudáveis.

Por que fazer escleroterapia com espuma? Existem outros tratamentos para varizes e veias da aranha?

A escleroterapia com espuma é usada cosmeticamente para eliminar as veias da aranha ou varizes periféricas pouco atraentes, bem como para tratar o peso e o cansaço das pernas.

Existem vários tratamentos disponíveis, dependendo da sua situação particular. Às vezes, o que parece ser um problema cosmético pode acabar encobrindo um problema mais sério de veia subjacente. Nesses casos, outros tratamentos, como escleroterapia sem espuma, flebectomia ambulatorial, ablação a laser e ablação por radiofrequência, podem ser mais apropriados para sua situação específica. Durante sua consulta inicial, podemos determinar qual tratamento venoso é melhor para você.

Qual é a diferença entre escleroterapia e escleroterapia com espuma?

Ambos os procedimentos usam o mesmo agente ‘esclerosante’, tetradecil sulfato de sódio (STS). Com a “escleroterapia”, a solução é injetada na forma líquida. Geralmente, é usado em procedimentos cosméticos. Com a escleroterapia com espuma, o ar é misturado ao agente esclerosante para obter uma consistência semelhante à do creme de barbear. Esta espuma é mais útil no tratamento de veias mais longas e maiores. É mais provável que o seguro cubra o procedimento de espuma. O RIA Endovascular pode fornecer orientação sobre qual terapia venosa é melhor para você.

Sou candidato à escleroterapia com espuma?

Para descobrir se a escleroterapia com espuma, ou outro procedimento, é adequado para tratar suas veias aranha e varicosas, é necessária uma avaliação clínica inicial.
Nós faremos:

  • História e exame físico
  • Avaliação detalhada de suas pernas
  • Fotos de varizes para nosso prontuário e seguradora
  • Explicação de procedimentos potenciais
  • Possivelmente, será necessário um ultrassom das pernas

Um ultrassom das pernas é chamado de Avaliação Vascular Não Invasiva (NIVA). Realizado por um ultrassonografista, o exame leva cerca de 30 a 45 minutos por perna. Um ultrassom é considerado um procedimento diagnóstico e provavelmente será coberto pelo seu plano de seguro, a menos que seja um procedimento apenas cosmético.

Em seguida, você terá uma avaliação clínica. Você se encontrará com um de nossa equipe e, em seguida, com seu radiologista intervencionista para revisar e explicar os resultados de seu ultrassom NIVA, discutir recomendações de tratamento e fornecer uma receita para meias de compressão, se necessário.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Qual será a sensação do procedimento de escleroterapia com espuma?

Primeiro, quando você vier ao consultório, certifique-se de trazer um par de shorts e suas meias de compressão. Explicaremos o procedimento, descreveremos os benefícios e riscos e pediremos que você assine um termo de consentimento.

Agulhas finas são inseridas na veia, o que é um pouco desconfortável para alguns pacientes. Nem todo mundo está desconfortável. Geralmente, você pode sentir a agulha, então talvez uma pequena sensação de queimação seguida de uma sensação de coceira. Isso vai embora depois de alguns minutos.

O procedimento é considerado relativamente pequeno e vale a pena porque suas pernas ficarão com uma aparência e um toque melhores. Logo após o procedimento, ajudaremos você a colocar a mangueira de compressão.


O que posso esperar após o procedimento?

Você deve sentir alívio sintomático, incluindo redução do peso nas pernas e cessação da coceira e ardor logo após o tratamento. As veias tratadas serão gradualmente reabsorvidas pelo seu corpo e desaparecerão.
Você receberá uma folha de instruções pós-procedimento. Use sua mangueira de compressão para o primeiro dia e noite. Depois disso, use a mangueira por uma semana durante o dia, exceto para tomar banho. Recomendamos duas caminhadas diárias durante a primeira semana após o procedimento. Na primeira semana, não faça exercícios rigorosos para a parte inferior do corpo.
O que você deve saber sobre este procedimento:

  • A maioria das pessoas precisa de mais de um tratamento.
  • Este procedimento trata vasinhos visíveis atualmente.
  • Não impede o desenvolvimento de novas vasinhos.

O seguro cobre a escleroterapia com espuma?

A escleroterapia com espuma geralmente é coberta por seguro. Nesse caso, obteremos a pré-certificação de sua seguradora para quaisquer procedimentos futuros.

Por que usar RIA Endovascular?

RIA Endovascular oferece o tratamento mais abrangente para varizes e vasinhos. Nossos médicos certificados usam tecnologia de ponta em um ambiente bonito, relaxante e profissional. Oferecemos tratamento completo para as veias, tanto médicas quanto cosméticas, usando as mais novas técnicas comprovadas. Nosso objetivo é pernas bonitas e saudáveis!

  • Ampla experiência – mais de 10.000 procedimentos endovasculares guiados por imagem realizados
  • Dedicação ao tratamento de doenças das veias
  • Diagnóstico e tratamento no consultório, sem necessidade de visita ao hospital
  • Avaliação ultrassonográfica com relatório imediato
  • Procedimentos minimamente invasivos com tempo de recuperação rápido, sem pontos!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escleroterapia