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O que é streaming de mídia?
o fio telefônico que entrava em sua casa era uma maneira pitoresca de conversar com sua família e amigos quando você não podia falar com eles pessoalmente. A ideia básica não mudou muito desde a década de 1870, quando Alexander Graham Bell (1847-1922) e outros foram pioneiros na tecnologia de telefonia.
Mas no século 21, as pessoas começaram a ver diferentes linhas telefônicas: agora elas são conexões de banda larga à Internet, downloads de música, vídeos do YouTube, notícias e informações – assim como ligações telefônicas – para nossas casas 24 horas por dia.
Streaming de mídia (uma maneira de reproduzir arquivos enquanto eles baixam) tem sido a parte central desta revolução da informação. O que exatamente e como funciona? Vamos olhar mais de perto!
O que é streaming de mídia?
Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma imagem em movimento vale um milhão. Mas como você enfia toda essa informação em um telefone? O problema é que alguns fios de cobre – a tecnologia básica por trás de nossas linhas telefônicas residenciais – não podem, normalmente, carregar informações com rapidez suficiente para trazer coisas como rádio e TV para nossas casas.
Se você já viu uma máquina de fax se arrastando, enviando ou recebendo um documento impresso a uma velocidade extremamente lenta, saberá o quão lentas podem ser as linhas telefônicas ao carregar algo que não seja a voz de uma pessoa (o único trabalho que já tiveram) projetado para fazer).
Nos dias em que a maioria das pessoas tinha conexões discadas com a Internet (onde você faz uma conexão com seu provedor usando um modem para habilitar o que é essencialmente apenas uma ligação telefônica normal), velocidades lentas eram uma grande limitação sobre o que poderia ser feito online..
Se você quisesse ouvir uma faixa de música MP3 (normalmente com cerca de 5 megabytes de tamanho), você poderia gastar meia hora esperando o download do arquivo inteiro no disco rígido, depois abri-lo e reproduzi-lo.
Os arquivos de vídeo (com mais probabilidade de serem 50 megabytes) levariam várias horas para serem baixados dessa forma, portanto, eles geralmente não estavam disponíveis na Internet. Naquela época, era impossível ouvir um arquivo de música ou filme de qualquer tamanho sem uma longa e tediosa espera.
O problema era essencialmente uma questão de largura de banda: a velocidade de uma conexão com a Internet (a rapidez com que ela pode baixar informações) estabelece um limite para a rapidez com que você pode transferir um arquivo.
Em meados da década de 1990, nos primórdios da Web, Rob Glaser e sua empresa Real (originalmente chamada Progressive Networks) foram pioneiros na transmissão de mídia como a solução para esse problema. A idéia básica é simples. Suponha que você queira assistir a um grande arquivo de vídeo no seu PC. Você instala um media player (um programa de streaming media-playing) no computador que reproduz o arquivo enquanto ele faz o download.
Então, ele baixa talvez os primeiros 10 segundos do arquivo, armazena ou armazena em buffer, e imediatamente começa a tocá-lo. Como o media player começa a tocar a primeira parte do arquivo, ele também está baixando os próximos 10 segundos prontos para quando você chegar a esse bit.
O reprodutor de mídia nunca armazena mais do que um pouco do arquivo inteiro: uma vez que ele é reproduzido como parte do arquivo, ele é apagado para abrir caminho para o próximo bit. Se o media player puder baixar o arquivo tão rápido quanto estiver assistindo ou ouvindo, você não verá interrupções; Se houver atrasos no download por qualquer motivo, haverá pausas ocasionais enquanto o player baixa e “buffers” o próximo bit do arquivo.
Download e streaming em comparação
Antes de prosseguirmos, precisamos saber mais sobre como a Internet funciona.
Dados (informação computadorizada) se movimentam eficientemente pela Internet, sendo divididos em pequenos pedaços conhecidos como pacotes. Cada pacote é endereçado independentemente e viaja separadamente, e diferentes pacotes podem viajar por rotas muito diferentes. Imagine-se querendo enviar um livro muito pesado para um amigo em outro país.
Em vez de enviar o livro inteiro, você o rasga em páginas separadas, coloca cada um em seu próprio envelope com um carimbo e um endereço separados, e envia todos esses envelopes um após o outro. Seu amigo pode recebê-los em momentos ligeiramente diferentes, na ordem errada, mas ela pode facilmente remontá-los no livro.
Por que você enviaria um livro de maneira tão estranha? Acontece que a Internet funciona melhor assim, com tudo dividido em pequenos pedaços de tamanho semelhante. (Temos um artigo completo sobre como a Internet funciona, que explica tudo isso com mais detalhes.)
Quando você faz o download de um arquivo da maneira tradicional, você está efetivamente pedindo a outro computador (um servidor que envia arquivos para várias pessoas diferentes) para enviar zilhões de pacotes um após o outro e você tem que esperar que todos cheguem antes você pode fazer qualquer coisa com qualquer um deles.
Com o streaming, você começa a usar os pacotes assim que chegar o suficiente deles. Essa é a diferença essencial. Você pode pensar em streaming como jogando durante o download, mas na verdade as duas coisas são diferentes em todos os tipos de maneiras:
Rapidez
Download: Imprevisível: o tempo de download não está relacionado ao tempo de reprodução. Um álbum de música pode ser baixado em 5 minutos ou 5 horas, dependendo do tamanho, sua conexão de rede e tráfego da Web.
Transmissão: Tempo real:
Geralmente, um vídeo de 1 hora será transmitido em aproximadamente 1 hora (embora possa haver atrasos ocasionais causados pelo armazenamento em buffer); Ao contrário do download, a transmissão de mídia pode ser usada para transmissão de eventos ao vivo (como o webcasting).
QualityDownloading:
Usa comunicação tradicional de pacotes da Internet (tecnicamente conhecida como TCP / IP) com um sistema que corrige erros automaticamente. Todos os “pacotes” perdidos ou danificados (pedaços de dados baixados) são retransmitidos. O arquivo que você recebe no seu computador é uma cópia exata do arquivo que estava no servidor.
Transmissão:
As perdas de pacote são ignoradas (pacotes perdidos e danificados não são reenviados), mas isso geralmente não importa, porque o vídeo e áudio digitalmente transmitidos é convertido novamente em formato analógico antes de assisti-lo ou ouvi-lo.
Quaisquer pacotes perdidos durante a transmissão simplesmente adicionam “ruído de superfície” a um fluxo de áudio ou degradam a qualidade de imagem de um vídeo (por exemplo, com pixelização excessiva (onde a imagem desaparece em blocos quadrados) .
Download: Um download é um único arquivo com Então, se você está baixando um filme, tudo é empacotado em um único arquivo de filme com um tipo de arquivo como MPEG4.
Streaming: Se você transmitir um filme, cada parte diferente do filme (som, vídeo, legendas, ou qualquer outra coisa) é transmitido como um fluxo separado. O reprodutor de filmes remonta e sincroniza os fluxos que chegam ao seu computador.
Em termos de largura de banda, esses múltiplos fluxos são aditivos: se você está de volta à Idade das Trevas com um lento Modem discado de 56 Kbps, você pode assistir a um fluxo de áudio de 20 Kbps e um fluxo de vídeo de 30 Kbps juntos, mas qualquer fluxo extra causaria pausas periódicas e armazenamento em buffer.
Servers Downloading: Os downloads funcionam através do serviço web tradicional ng métodos (tecnicamente conhecidos como os protocolos HTTP e FTP) com qualquer servidor web convencional. A mesma versão de cada arquivo é fornecida a todos.
Transmissão: os fluxos usam RTSP (protocolo de transmissão em tempo real) e precisam ser executados em um servidor especialmente voltado para streaming.
Quando você acessa uma página da Web que oferece mídia de streaming, geralmente é redirecionado para um servidor de streaming separado. Geralmente, existem diferentes versões de cada arquivo que foram otimizadas para diferentes velocidades de conexão (por exemplo, uma versão de baixa qualidade para discagem e uma versão de alta qualidade para banda larga); na prática, arquivos diferentes são exibidos para pessoas diferentes.
Encoding / decoding Downloading: Os arquivos podem ser carregados instantaneamente em um servidor para download imediato.
Streaming: Os arquivos precisam ser compactados (talvez usando quadros de vídeo menores ou menos quadros por segundo) e então codificados ( transformados em pacotes digitais discretos) antes que possam ser transmitidos.
As pessoas que assistem ou ouvem arquivos em fluxo precisam ter arquivos de decodificação apropriados instalados em seus computadores (conhecidos como codecs) para transformar arquivos digitais codificados e informatizados em sons e imagens analógicas que os ouvidos e os olhos humanos podem processar.
Na prática, isso significa que você precisa de um plug-in em seu navegador para manipular quaisquer arquivos de mídia de streaming que você deseja receber (e você precisará de plug-ins separados para o QuickTime, RealPlayer e assim por diante). clientes “) baixam um arquivo ao mesmo tempo, quanto mais o servidor tem que trabalhar, mais lento ele funciona para cada cliente, e quanto mais tempo você leva para baixar – independentemente de quão rápido você tenha uma conexão com a Internet. (BitTorrent oferece uma solução para este problema.)
Streaming: No streaming tradicional (unicasting), cada cliente toma um fluxo separado do servidor – necessariamente, porque pessoas diferentes começarão a transmitir o mesmo programa de áudio ou vídeo em momentos diferentes.
O multicast é um tipo mais eficiente de streaming que permite que um servidor de streaming produza um fluxo único que muitas pessoas podem assistir ou ouvir simultaneamente – por exemplo, se muitas pessoas estiverem assistindo a um jogo de futebol ao vivo on-line ao mesmo tempo.
Alguns reprodutores de mídia usam automaticamente o multicast quando podem. GuardasDownload: Os arquivos baixados tendem a estar em formatos padrão (como MP3) que são reproduzidos facilmente em qualquer computador ou sistema operacional.
Estreaming: Existem três sistemas de streaming proprietários e rivais (mais formalmente conhecidos como arquiteturas – RealPlayer, Apple QuickTime e Microsoft Windows Media Player), e embora sejam muito mais compatíveis do que costumavam ser, nem sempre é possível reproduzir arquivos projetados para um jogador nos outros.
Copyright copy: Os arquivos baixados são, por definição, copiada para o computador do visualizador. Eles são fáceis de enviar por e-mail, publicar em outros sites e reembalar ou revender – causando grandes problemas de direitos autorais.
Encransmissão: os arquivos enviados por streaming são baixados um pouco por vez e excluídos assim que são reproduzidos. Em teoria, nada permanece no computador do espectador, portanto, há menos problemas de direitos autorais. (Na prática, programas foram gravados que podem gravar arquivos em fluxo.