Durante a hemodiálise, seu sangue viaja através de tubos de seu corpo para uma máquina de diálise. Enquanto o sangue está na máquina, ele passa por um filtro chamado dialisador, que limpa o sangue removendo alguns dos resíduos e fluido extra. Em seguida, o sangue limpo viaja através dos tubos da máquina de diálise de volta ao seu corpo. Para colocar seu sangue no dialisador, seu médico precisa fazer um acesso, ou entrada, em seus vasos sanguíneos. Isso é chamado de acesso vascular.
Contents
Como meu sangue flui para dentro e fora do meu corpo para a máquina de diálise?
Antes de iniciar a hemodiálise, você precisará de uma pequena cirurgia para obter um acesso vascular. Esta é uma forma de o sangue fluir para dentro e para fora do corpo para a máquina de diálise. No início de cada tratamento de hemodiálise, um técnico de diálise colocará 2 agulhas em seu braço usando o acesso vascular, diz a equipe Nefroclinas em seu site: https://nefroclinicas.com.br“seu sangue fluirá através de uma agulha de seu acesso vascular para a máquina de diálise e, em seguida, da máquina de diálise de volta para o seu corpo através da outra agulha”.
Existem 3 tipos de acesso vascular:
- Fístula AV (arteriovenosa) : A fístula AV é o tipo mais seguro de acesso vascular. Pode durar anos e é menos provável que contraia infecções ou coágulos sanguíneos. Um cirurgião conecta uma artéria (um grande vaso sanguíneo que transporta sangue do coração) e uma veia (um vaso sanguíneo que transporta sangue para o coração) sob a pele do braço. Normalmente, eles fazem a fístula AV em seu braço não dominante. Por exemplo, se você for destro, provavelmente terá sua fístula no braço esquerdo. Como a fístula precisa de tempo para cicatrizar após a cirurgia, é melhor obter uma fístula AV de 2 a 3 meses antes de iniciar a diálise. Depois de 2-3 meses, a fístula será mais forte do que uma artéria ou veia normal para permitir que as agulhas sejam colocadas e retiradas várias vezes por semana.
- Enxerto AV : um enxerto AV é a próxima melhor opção de acesso vascular. É mais provável que tenha problemas com infecções e coágulos sanguíneos. O cirurgião usa um tubo plástico para conectar uma artéria e veia sob a pele do braço. É melhor obter um enxerto AV 2–3 semanas antes de iniciar a diálise.
- Cateter : um cateter é um tubo de plástico em forma de Y. Os cateteres têm maior probabilidade de apresentar problemas de infecção, coágulos sanguíneos e cicatrizes. Uma das extremidades se conecta a uma grande veia que está mais profundamente dentro do seu corpo. As outras duas pontas saem pela pele. Existem 2 tipos de cateteres:
- Um cateter venoso se conecta a uma veia no pescoço, tórax ou perna e fica pendurado fora do corpo por uma abertura na pele. Se você precisar iniciar a diálise imediatamente, seu médico pode recomendar um cateter venoso porque ele pode ser colocado e usado no mesmo dia. Mas, ele deve ser usado apenas por curtos períodos de tempo.
- Um cateter em túnel geralmente se conecta a uma veia do pescoço. É mais seguro e pode ser usado por longos períodos de tempo do que um cateter venoso.
Converse com seu médico para decidir qual tipo de acesso vascular é melhor para você. Não importa o tipo de acesso vascular que você obtenha, você deve cuidar dele para proteger sua saúde e garantir que seja útil pelo maior tempo possível.
Quanto tempo leva cada tratamento?
Normalmente, cada tratamento de hemodiálise dura cerca de 3–4 horas e é feito 3 vezes por semana. O tempo necessário para sua diálise depende de:
- Como seus rins funcionam bem
- Quantos resíduos e fluidos se acumulam em seu corpo entre os tratamentos
- Sua altura e peso
Por que eu preciso me pesar quando faço hemodiálise?
Manter o controle do seu peso é uma boa maneira de saber se o seu corpo está retendo muita água. Como seus rins não estão funcionando bem, seu corpo pode reter água extra entre as sessões de diálise. Seu peso alvo (também chamado de peso seco) é o que você deve pesar após terminar cada tratamento de diálise. Seu médico trabalhará com você para determinar seu peso ideal.
Se você está fazendo hemodiálise, você também deve se pesar todas as manhãs e entrar em contato com o seu médico se seu peso estiver muito maior ou menor do que o normal. Lembre-se de que o quanto você segue seu plano alimentar e de líquidos e se toma os medicamentos corretamente também afetará seu peso.
Quando a diálise é necessária?
Você precisa de diálise se seus rins não removerem mais resíduos e líquidos suficientes do sangue para mantê-lo saudável. Isso geralmente acontece quando você tem apenas 10 a 15 por cento de sua função renal. Você pode ter sintomas como náuseas, vômitos, inchaço e fadiga. No entanto, mesmo que você ainda não tenha esses sintomas, ainda pode ter um alto nível de resíduos no sangue que podem ser tóxicos para o corpo. O seu médico é a melhor pessoa para lhe dizer quando deve iniciar a diálise.
Como o dialisador limpa meu sangue?
O dialisador, ou filtro, tem duas partes, uma para o sangue e outra para um fluido de lavagem chamado dialisato. Uma fina membrana separa essas duas partes. Células sanguíneas, proteínas e outras coisas importantes permanecem no sangue porque são grandes demais para passar pela membrana. Resíduos menores no sangue, como uréia, creatinina, potássio e fluido extra, passam pela membrana e são lavados.
Onde é feita a hemodiálise?
A hemodiálise pode ser feita em um hospital, em um centro de diálise que não faz parte de um hospital ou em casa. Você e seu médico decidirão qual é o melhor lugar, com base em sua condição médica e em seus desejos.
Quanto tempo dura cada tratamento de hemodiálise?
Em um centro de diálise, a hemodiálise geralmente é feita 3 vezes por semana por cerca de 4 horas de cada vez. As pessoas que optam por fazer hemodiálise em casa podem fazer o tratamento de diálise com mais frequência, 4-7 vezes por semana por menos horas de cada vez.
Seu médico lhe dará uma receita que informa quanto tratamento você precisa. Estudos mostraram que fazer a quantidade certa de diálise melhora sua saúde geral, mantém você fora do hospital e permite que você viva mais. Sua equipe de tratamento de diálise monitorará seu tratamento com exames laboratoriais mensais para garantir que você esteja recebendo a quantidade certa de diálise. Uma das medidas que sua equipe de diálise pode usar é chamada de taxa de redução de ureia (URR).