Lipoaspiração

Contents

Por que é feito

A lipoaspiração é usada para remover a gordura de áreas do corpo que não responderam à dieta e ao exercício, como:

  • Abdômen
  • Braços superiores
  • Nádegas
  • Panturrilhas e tornozelos
  • Peito e costas
  • Quadris e coxas
  • Queixo e pescoço

Além disso, a lipoaspiração às vezes pode ser usada para redução de mama ou tratamento de ginecomastia.

Quando você ganha peso, as células de gordura aumentam de tamanho e volume. Por sua vez, a lipoaspiração reduz o número de células de gordura em uma área específica. A quantidade de gordura removida depende da aparência da área e do volume de gordura. As mudanças de contorno resultantes são geralmente permanentes – desde que seu peso permaneça estável. Quer saber mais sobre lipoaspiração e mais plasticas, acesse https://plasticanow.com.br/

Após a lipoaspiração, a pele se molda aos novos contornos das áreas tratadas. Se você tiver um bom tom de pele e elasticidade, é provável que a pele pareça lisa. Se a sua pele for fina com pouca elasticidade, no entanto, a pele nas áreas tratadas pode parecer flácida.

A lipoaspiração não melhora as ondulações da celulite ou outras irregularidades da superfície da pele. Da mesma forma, a lipoaspiração não remove as estrias.

Para ser candidato à lipoaspiração, você deve estar em boa saúde, sem condições que possam complicar a cirurgia – como fluxo sanguíneo restrito, doença arterial coronariana, diabetes ou sistema imunológico fraco.

Riscos

Como em qualquer cirurgia de grande porte, a lipoaspiração traz riscos, como sangramento e reação à anestesia. Possíveis complicações específicas da lipoaspiração incluem:

  • Irregularidades de contorno. Sua pele pode parecer irregular, ondulada ou murcha devido à remoção irregular de gordura, pouca elasticidade da pele e cicatrização incomum. Essas mudanças podem ser permanentes. Danos sob a pele do tubo fino (cânula) usado durante a lipoaspiração podem dar à pele uma aparência manchada permanente.
  • Acúmulo de fluido. Bolsas temporárias de fluido (seromas) podem se formar sob a pele. Este fluido pode precisar ser drenado com uma agulha.
  • Dormência. Você pode sentir dormência temporária ou permanente na área afetada. Irritação temporária do nervo também é possível.
  • Infecção. As infecções de pele são raras, mas possíveis. Uma infecção grave da pele pode ser fatal.
  • Punção interna. Raramente, uma cânula que penetra muito profundamente pode perfurar um órgão interno. Isso pode exigir reparo cirúrgico de emergência.
  • Embolia gordurosa. Pedaços de gordura solta podem se soltar e ficar presos em um vaso sanguíneo e se acumular nos pulmões ou viajar para o cérebro. Uma embolia gordurosa é uma emergência médica.
  • Problemas renais e cardíacos. Mudanças nos níveis de fluidos à medida que os fluidos são injetados e aspirados podem causar problemas renais, cardíacos e pulmonares potencialmente fatais.
  • Toxicidade da lidocaína. A lidocaína é um anestésico frequentemente administrado com fluidos injetados durante a lipoaspiração para ajudar a controlar a dor. Embora geralmente seguro, em raras circunstâncias, a toxicidade da lidocaína pode ocorrer, causando sérios problemas cardíacos e do sistema nervoso central.

O risco de complicações aumenta se o cirurgião estiver trabalhando em superfícies maiores do corpo ou realizando vários procedimentos durante a mesma operação. Converse com seu cirurgião sobre como esses riscos se aplicam a você.

Como você se prepara

Alimentos e medicamentos

Antes do procedimento, discuta com seu cirurgião o que esperar da cirurgia. Seu cirurgião revisará seu histórico médico e perguntará sobre quaisquer condições médicas que você possa ter e quaisquer medicamentos, suplementos ou ervas que esteja tomando.

Seu cirurgião irá recomendar que você pare de tomar certos medicamentos, como anticoagulantes ou AINEs, pelo menos três semanas antes da cirurgia. Você também pode precisar fazer alguns testes de laboratório antes do procedimento.

Outras precauções

Se o seu procedimento requer a remoção de apenas uma pequena quantidade de gordura, a cirurgia pode ser feita em um consultório. Se uma grande quantidade de gordura for removida – ou se você planeja realizar outros procedimentos ao mesmo tempo – a cirurgia pode ocorrer em um hospital, seguida de uma noite. Em ambos os casos, peça a alguém para levá-lo para casa e ficar com você pelo menos na primeira noite após o procedimento.

O que você pode esperar

Antes do procedimento

Antes do procedimento de lipoaspiração, o cirurgião pode marcar círculos e linhas nas áreas do corpo a serem tratadas. As fotos também podem ser tiradas para que as imagens antes e depois possam ser comparadas.

Como seu procedimento de lipoaspiração é feito depende da técnica específica que é usada. Seu cirurgião selecionará a técnica apropriada com base em seus objetivos de tratamento, na área do corpo a ser tratada e se você já fez outros procedimentos de lipoaspiração no passado.

  • Lipoaspiração tumescente. Este é o tipo mais comum de lipoaspiração. O cirurgião injeta uma solução estéril – uma mistura de água salgada, que ajuda na remoção de gordura, um anestésico (lidocaína) para aliviar a dor e uma droga (epinefrina) que causa a constrição dos vasos sanguíneos – na área que está sendo tratada. A mistura de fluidos faz com que a área afetada inche e endureça. O cirurgião então faz pequenos cortes na pele e insere um tubo fino chamado cânula sob a pele. A cânula está conectada a um vácuo que suga gordura e fluidos do seu corpo. Seu fluido corporal pode ser reabastecido através de uma linha intravenosa (IV).
  • Lipoaspiração assistida por ultrassom (UAL). Este tipo de lipoaspiração às vezes é usado em conjunto com a lipoaspiração tradicional. Durante a UAL , o cirurgião insere uma haste de metal que emite energia ultrassônica sob sua pele. Isso rompe as paredes das células de gordura e quebra a gordura para facilitar a remoção. Uma nova geração de UAL chamada lipoaspiração assistida por VASER usa um dispositivo que pode melhorar o contorno da pele e reduzir a chance de lesões na pele.
  • Lipoaspiração assistida por laser (LAL). Esta técnica usa luz laser de alta intensidade para quebrar a gordura para remoção. Durante o LAL , o cirurgião insere uma fibra de laser através de uma pequena incisão na pele e emulsifica os depósitos de gordura. A gordura é então removida através de uma cânula.
  • Lipoaspiração assistida por energia (PAL). Este tipo de lipoaspiração usa uma cânula que se move em um movimento rápido de vai-e-vem. Essa vibração permite que o cirurgião retire a gordura resistente com mais facilidade e rapidez. PAL às vezes pode causar menos dor e inchaço e pode permitir que o cirurgião remova a gordura com mais precisão. Seu cirurgião pode selecionar esta técnica se grandes volumes de gordura precisarem ser removidos ou se você tiver um procedimento de lipoaspiração anterior.

Durante o procedimento

Alguns procedimentos de lipoaspiração podem exigir apenas anestesia local ou regional – anestesia limitada a uma área específica do seu corpo. Outros procedimentos podem exigir anestesia geral, que induz a um estado temporário de inconsciência. Você pode receber um sedativo, geralmente através de uma injeção intravenosa, para ajudá-lo a permanecer calmo e relaxado. Para mais informações sobre lipoaspiração, acesse https://plasticanow.com.br/

A equipe cirúrgica monitorará sua frequência cardíaca, pressão arterial e nível de oxigênio no sangue durante todo o procedimento. Se você receber anestesia local e sentir dor durante o procedimento, informe o seu cirurgião. A medicação ou movimentos podem precisar de ajuste.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O procedimento pode durar várias horas, dependendo da extensão da remoção de gordura.

Se você recebeu anestesia geral, acordará em uma sala de recuperação. Você normalmente passará pelo menos algumas horas no hospital ou clínica para que a equipe médica possa monitorar sua recuperação. Se você estiver em um hospital, poderá passar a noite para garantir que não esteja desidratado ou em choque devido à perda de líquidos.

Após o procedimento

Espere um pouco de dor, inchaço e hematomas após o procedimento. Seu cirurgião pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a dor e antibióticos para reduzir o risco de infecção.

Após o procedimento, o cirurgião pode deixar suas incisões abertas e colocar drenos temporários para promover a drenagem do fluido. Você geralmente precisa usar roupas de compressão apertadas, que ajudam a reduzir o inchaço, por algumas semanas.

Você pode precisar esperar alguns dias antes de retornar ao trabalho e algumas semanas antes de retomar suas atividades normais – incluindo exercícios.

Durante este tempo, espere algumas irregularidades de contorno à medida que a gordura restante se instala na posição.

Resultados

Após a lipoaspiração, o inchaço geralmente desaparece dentro de algumas semanas. A essa altura, a área tratada deve parecer menos volumosa. Dentro de alguns meses, espere que a área tratada tenha uma aparência mais magra.

É natural que a pele perca alguma firmeza com o envelhecimento, mas os resultados da lipoaspiração são geralmente duradouros, desde que você mantenha seu peso. Se você ganhar peso após a lipoaspiração, sua distribuição de gordura pode mudar. Por exemplo, você pode acumular gordura ao redor do abdômen, independentemente de quais áreas foram originalmente tratadas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lipoaspira%C3%A7%C3%A3o