A fritura é uma técnica de cozimento fundamental que é fácil de dominar e produz resultados absolutamente deliciosos; quem poderia resistir a uma costeleta crocante e crocante com um centro suculento e macio? É menos confuso do que fritar também – obtenha as informações básicas aqui e comece a fritar hoje à noite.
Além de delicioso, uma das coisas que o salmão crocante, o lombo de porco à milanesa e o hash brown têm em comum é o fato de serem produtos da frigideira. Esse método de cozinhar é uma maneira infalível de fazer com que todos peçam segundos ou até terços. Contanto que você tenha o equipamento certo, o óleo adequado e algo para cozinhar, fritar em panela é uma técnica simples e usada em todo o mundo.
A fritura é uma maneira eficaz de adicionar sabor rico e caramelizado aos alimentos que você cozinha, além de reter sua umidade e maciez.cesta de alimentos bh
Contents
O que é frigideira?
A frigideira é um método de cozimento a seco , contando com óleo ou gordura como meio de transferência de calor. O óleo cria vapor que ajuda a cozinhar a carne, enquanto a parte superior exposta permite que qualquer vapor escape. O contato direto com o fundo da panela cria maior escurecimento e crocância.
Devido à cobertura parcial do óleo, o alimento deve ser virado pelo menos uma vez para cozinhar os dois lados. Ao fritar na panela, também é importante que o calor permaneça a uma temperatura constante, média-alta, caso contrário, qualquer rachadura absorverá o óleo e ficará encharcado ou cairá completamente.
Fritar em panela vs. fritar
Com a fritura , a comida fica completamente submersa em óleo quente; portanto, você precisa de muito óleo e o processo pode ficar confuso rapidamente na cozinha comum. No entanto, os alimentos fritos cozinham muito mais rápido do que quando fritos, porque os alimentos não são expostos ao ar. A frigideira usa menos óleo e fornece resultados semelhantes com um pouco mais de tempo.
Selecionando o pan certo
A frigideira funciona melhor com uma frigideira ou frigideira; certifique-se de que seja largo com lados ligeiramente inclinados ou retos. Escolha uma panela de fundo pesado que distribua o calor uniformemente sem pontos quentes. Uma frigideira antiaderente pode ser melhor para garantir que os revestimentos fiquem sobre os alimentos, em vez de grudar na panela.
De um modo geral, quando estiver se preparando para fritar, escolha uma panela maior do que você pensa que precisa. Você quer espaço para os alimentos cozinharem sem superlotação, o que é fundamental para obter esse escurecimento. A menos que você esteja cozinhando sozinho, considere uma panela de 12 ”, que oferece maior versatilidade a longo prazo.
Melhore a nitidez com um revestimento
Ama as coisas crocantes? Muitos pratos fritos são muito apreciados por causa de uma cobertura irresistível de farinha, farinha de rosca , farinha de bolacha, nozes ou farinha de milho. Os revestimentos são usados para criar a crosta crocante desejada, mas também isolam os alimentos para evitar que eles cozinhem demais.
Selecionando e usando a gordura certa
Quase todo óleo de cozinha tem um ponto de fumaça perto da temperatura ideal para fritar. Amendoim, semente de girassol, gergelim, abacate, milho, semente de uva e óleo de palma têm pontos de fumaça de 400 graus ou mais, enquanto o azeite extra-virgem chega a cerca de 350 graus. Manteiga clarificada , óleo de coco ou qualquer outro óleo altamente refinado são os melhores para fritar em alta temperatura.
No entanto, a manteiga é um pouco baixa para fritar, a menos que você esteja fazendo panquecas ou algo que não precise de uma temperatura mais alta para cozinhar. O que você decidir, escolha um óleo de boa qualidade que esteja dentro do seu orçamento.
Quanto óleo usar
Ao fritar na panela, o óleo deve atingir quase a metade da lateral do alimento para cozinhar adequadamente.
A técnica de frigideira
Aqui está um passo a passo da frigideira básica. Lembre-se de que alimentos diferentes podem ter requisitos ligeiramente diferentes; consulte a sua receita em caso de dúvida.
- Deixe a panela pré-aquecida, usando um fogo médio-alto (6-7 na maioria dos queimadores) por vários minutos.
- O óleo deve estar pronto (a cerca de 350 graus) quando o cabo de uma colher ou pauzinho de madeira faz bolhas quando mergulhado no óleo. Você pode adicionar a comida.
- Como o lado que você colocou na panela primeiro provavelmente parecerá mais agradável, coloque a comida na apresentação da panela com o lado para baixo. Para garantir que o revestimento permaneça nos alimentos, vire-o apenas uma vez enquanto cozinha. Perturbá-lo muito cedo pode fazer com que a panificação caia ou grude na panela.
- Uma das coisas mais importantes a saber sobre a fritura é manter a temperatura correta do óleo; portanto, tente não superlotar a panela. Embora seja tentador carregar a panela até a capacidade máxima, isso esfria o óleo e resulta em cozimento irregular e uma potencial perda de panificação.
- Para uma frigideira com aparência profissional, o segredo é deixar sua comida deliciosamente dourada e tostada, resultado da reação de Maillard . A maneira mais segura de fazer isso é a temperatura média-alta precisa durante todo o processo de cozimento. Os alimentos douram a alta temperatura e podem ser reduzidos a uma temperatura ligeiramente mais baixa para itens mais espessos, para que eles cozinhem.
Absorvendo o óleo com papel toalha
Muitas pessoas gostam de colocar seus alimentos diretamente em toalhas de papel, mas acho que colocá-los em um rack de resfriamento, sobre toalhas de papel, mantém as coisas ainda mais nítidas. As toalhas de papel absorvem o óleo extra, mas também podem deixar a comida encharcada quando em contato direto com o revestimento crocante.
Manter os alimentos quentes no forno
Se você estiver fazendo lotes de alimentos que precisam ficar quentes, como frango frito, coloque os alimentos acabados em um rack de resfriamento sobre uma assadeira no forno a uma temperatura mais baixa de 325 graus. Isso manterá tudo quente até que você esteja pronto para servir.
Tipos de alimentos para fritar
Suas melhores apostas para fritar são cozimento mais rápido, cortes finos e magros que não são muito resistentes (e, portanto, não têm muito tecido conjuntivo que precisa quebrar): filés de peixe, vitela, costeletas de frango ou porco, costeletas de porco cortadas finas . Para vegetais, procure os que são mais resistentes: batatas, tomates verdes, berinjela e cebola .
Benefícios da frigideira
- Tempo : os alimentos fritos são um processo rápido, do começo ao fim, desde que o que você esteja cozinhando seja adequado ao método de cozinhar e esteja preparado e pronto para começar.
- Gosto : Poucas coisas são melhores do que um molho de frango, esmagado e empanado e depois cozido até ficar crocante. A frigideira fornece resultados fantásticos de degustação.
- Textura : A frigideira retém a umidade interna dos alimentos enquanto cria uma superfície crocante que é divertida de comer.
- Nutrição : Quando feito corretamente, fritar alimentos, não é necessariamente prejudicial. Tudo o que borbulha e assobia é a água da comida se transformando em vapor. Isso também tem o benefício adicional de criar uma barreira entre a comida e o óleo.
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/