Dicas para manter sua fiação elétrica

A manutenção nunca foi apenas sobre aparência e estética – mais do que tudo, é vital manter sua casa e seus eletrodomésticos para segurança. De eletrocussão a faíscas e curtos-circuitos a incêndios, a fiação elétrica defeituosa pode ser extremamente perigosa e deve ser tratada com cautela e experiência profissional.

Contents

O Que Observar Em Seu Sistema De Fiação Elétrica

Quer saber como você sabe quando verificar seus sistemas de fiação elétrica? Além do fato de que uma verificação de rotina de todas as tomadas e circuitos é recomendada pelo menos uma vez por ano, existem alguns sinais a serem observados quando se trata de possíveis danos elétricos.

  1.   A presença de corrente viva em quadros de distribuição e tomadas, por mais leves que sejam, pode ser um sinal de que sua fiação foi exposta à água ou não está sendo aterrada corretamente. Se um interruptor no banheiro ou na cozinha lhe der um pequeno choque ao ligá-lo e desligá-lo, é provável que haja um problema.
  1.   Observe quedas frequentes na voltagem, luzes piscando de vez em quando ou lâmpadas se fundindo com mais frequência do que deveriam? Definitivamente um sinal de danos na fiação elétrica interna.
  1.   Os aparelhos podem ser danificados por curto-circuito, mas há momentos em que o único sinal de oscilação ou curto-circuito é o próprio mau funcionamento do aparelho. Se o seu plugue acender quando estiver na tomada ou um adaptador aquecer e não funcionar mesmo que a voltagem seja adequada, pode haver um problema com a tomada elétrica. Quer saber mais sobre a fiação da sua casa, acesse https://bheletricista.com.br/
  1.   Cada placa de circuito tem um limite específico para a carga que pode suportar, mas dentro desse limite, os aparelhos conectados a ela devem funcionar perfeitamente. Se ligar a máquina de lavar louça ou o ar condicionado fizer com que as luzes diminuam, o circuito pode estar danificado e incapaz de suportar a carga.
  1.   Além de sinais visíveis, certifique-se de ficar atento a fiação aberta sendo mastigada por ratos ou guaxinins no sótão, ou água da chuva se acumulando nos circuitos no porão. Mesmo que o impacto não seja imediato, qualquer dano perceptível aos fios pode causar sérios danos internos.

Os efeitos de longo alcance da fiação defeituosa trazem à mente o ditado muito usado ‘melhor prevenir do que remediar’. Um pequeno investimento em um check-up profissional de sua fiação elétrica ou obter a garantia doméstica para sua casa pode ser imperativo para manter você e seus entes queridos seguros. Os reparos são caros e a manutenção é sem dúvida uma maneira mais fácil de evitar problemas futuros, por isso trazemos sete dicas simples para acompanhar e manter todo o seu sistema de fiação elétrica.

Testes De Rotina

Marque seus calendários e verifique mensalmente suas tomadas elétricas, você pode fazer isso sozinho e não precisará de assistência. Os testadores são baratos – você pode encontrá-los em qualquer loja de ferragens domésticas. Um plugue de três pinos, o testador terá luzes indicadoras em cada pino. Conforme você conecta o testador em cada tomada, as luzes indicam qualquer problema com a tomada individual. Quanto mais cedo você conhecer o problema, mais fácil será resolvê-lo e evitará o risco de incêndio ou de um mau funcionamento elétrico maior.

Fora Com O Velho, Dentro Com O Novo

A fiação danificada e desgastada deve ser substituída imediatamente. O processo é muito simples e você pode mudar as tomadas de fiação por conta própria. Se o problema parecer mais complicado, não hesite em chamar um eletricista profissional que possa realizar o trabalho. Na verdade, se esse trabalho prático não é sua xícara de chá, uma garantia de casa é uma medida preventiva simples para se livrar de preocupações desnecessárias!

Fiação Elétrica Original, De Marca, Testada E Certificada

Há muitas ocasiões em que pode parecer preferível obter uma imitação barata, mas substituir suas tomadas de fiação não é um lugar para economizar. O ideal é escolher peças certificadas por uma instituição de certificação de segurança reconhecida, pois você tem a certeza de que o produto é totalmente seguro e passou por extensos testes.

Água E Eletricidade Nunca Se Misturam

Isso pode parecer o mais óbvio, mas a maioria dos casos de eletrocussão são resultados diretos de aparelhos elétricos próximos a tomadas de água – cozinhas, tomadas externas, garagens e banheiros especialmente. Mantenha os aparelhos longe das torneiras e chuveiros, verifique constantemente a fiação nessas partes da casa, não faça várias tarefas com coisas como modelador de cabelo e lavar as mãos e teste imediatamente as tomadas se a torneira ou qualquer cano lhe causar um choque quando você os toca.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

DIY Nem Sempre É A Resposta

Se o problema parecer persistir e for maior do que o desgaste normal, é melhor entregar a um eletricista profissional e, em tais situações, você deve evitar reparar sua própria fiação. É provável que um grande número de incêndios elétricos seja causado por reparos defeituosos. Ao entregá-lo ao profissional, você fica livre de riscos e é rentável a longo prazo. Quer saber mais sobre manutenção de fiação da casa, acesse https://bheletricista.com.br/servicos-2/

Sobrecarregando A Fiação Elétrica

Para ajudar a evitar quedas de energia, certifique-se de que não haja muitos aparelhos conectados em um circuito. A sobrecarga é um dos problemas generalizados de qualquer problema de fiação. Quando você tem muitas tomadas funcionando ao mesmo tempo que excede seu consumo de potência, os componentes aquecem, fazendo com que seus disjuntores tropecem ou acendam. Portanto, é prudente saber quais aparelhos consomem muita energia.

Tudo Está Bem O Que Termina Bem!

Os sistemas elétricos devem ser mantidos bem em sua totalidade – tomadas, cabos, disjuntores, caixa de circuito e lâmpadas, entre outros – e devem ser substituídos se apresentarem sinais de mau funcionamento.

As lâmpadas são especialmente propensas a mau funcionamento, especialmente quando sua potência não corresponde à da tomada. Saídas abertas são perigosas, certifique-se de que elas estejam vedadas e não sejam tocadas por infiltrações.

Não desconsidere o consumo de potência, que é um problema comum com as lâmpadas. Ao colocar lâmpadas de alto consumo, aumentaria suas contas e faria com que a lâmpada queimasse mais rápido, também fazendo com que a base esquentasse e por sua vez arriscasse um incêndio.  

Enquanto você está verificando sua casa quanto à fiação defeituosa, você também deve verificar a fiação ao ar livre, no sótão e no porão. Estes são lugares que você pode esquecer de verificar e desacompanhado, eles podem causar maiores danos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fia%C3%A7%C3%A3o