Os compradores de automóveis, naturalmente, passam a maior parte do tempo pesquisando que veículo comprar e quanto pagar por ele. Poucos consumidores se empenham em pesquisar os complementos que serão oferecidos no escritório financeiro da concessionária. A falta de preparação pode custar milhares se você não souber quais complementos valem a pena e quais devem ser evitados.
Quase sempre será oferecida aos compradores algum tipo de garantia estendida. Eles têm vários nomes, incluindo contrato de serviço estendido, garantia estendida, seguro contra avarias mecânicas, contratos de serviço e planos de proteção de veículos. A maioria promete pagar por reparos inesperados após o vencimento da garantia do fabricante.
Você deve considerar uma garantia estendida para um carro novo ou usado? Depende de muitos fatores. Iremos guiá-lo através do processo de tomada de decisão nas páginas a seguir.
Contents
O que é uma garantia estendida?
A maioria das garantias estendidas (e outros contratos semelhantes) são acordos para cobrir reparos de automóveis após o vencimento das garantias de fábrica. Os itens que eles incluem variam de plano para plano, mas geralmente não cobrem o desgaste ou itens de manutenção de rotina, como pastilhas de freio, pneus, filtros de ar ou mudanças de óleo.
Alguns planos incluem extras, como reboque, assistência na estrada ou proteção contra interrupção de viagem. Em alguns casos, você terá que pagar uma franquia antes de o plano entrar em vigor, enquanto outros pagarão cada dólar dos custos de reparo. Eles normalmente cobrem seu veículo por um determinado número de anos, milhas ou ambos.
Alguns provedores de garantia de carro oferecem políticas “wrap”. Muitos veículos vêm com garantias do trem de força mais longas do que as garantias do carro. Uma política de envoltório fornece cobertura estendida para reparar qualquer coisa que não seja o trem de força do veículo.
No final das contas, comprar uma garantia estendida é uma aposta. Você pode pagar alguns milhares de dólares por um plano que nunca usa ou pode ter uma falha importante de um componente que custaria muito mais do que a garantia adquirida.
Preciso de uma garantia estendida?
As primeiras perguntas que você precisa fazer a si mesmo não têm nada a ver com o veículo que você está comprando. Você é uma pessoa que terá dificuldade para dormir um dia após o término da garantia do seu carro, pensando nos gastos que poderá estar enfrentando? Se você disser que sim, considere uma garantia para sua tranquilidade.
Você tem a disciplina de colocar alguns milhares de dólares de lado como parte de seu fundo de emergência para pagar por reparos inesperados? Se a resposta for sim, você provavelmente pode ignorar a garantia estendida. Você gasta tanto em seu carro a cada ano que vai estourar rapidamente a garantia do fabricante? Se for esse o caso, você pode considerar uma garantia estendida.
Os dispendiosos reparos de automóveis estourarão seu orçamento mensal, dificultando o pagamento de itens essenciais, como aluguel, alimentação ou serviços públicos? Responda sim, e você pode querer considerar uma garantia ou, se você for um poupador disciplinado o suficiente, a criação de um fundo intocável que é reservado para eventos inesperados.
Como as garantias estendidas funcionam com carros novos?
Se você está considerando uma garantia estendida para um carro novo, deve começar perguntando-se por quanto tempo planeja ficar com o carro e quantos quilômetros você dirige por ano. Compare-as com as garantias pára-choque a pára-choque e trem de força incluídas com os veículos que você está considerando.
Por exemplo, se você costuma manter seus carros por cerca de seis anos e está olhando para um Kia Sorento 2018 com uma garantia básica de cinco anos / 60.000 milhas e uma garantia de 10 anos / 100.000 milhas, é provavelmente é uma boa escolha pular para uma cobertura estendida. Se você espera manter seu carro por 10 anos e ele só vem com uma garantia de três anos / 36.000 milhas, você pode considerar a cobertura da garantia estendida para sua tranquilidade durante os primeiros anos após o vencimento da garantia do seu carro novo.
Você também vai querer dar uma olhada na confiabilidade prevista dos veículos que está considerando. Se você observar pontuações baixas, isso indica que uma garantia estendida pode ser uma boa ideia. Carros com notas altas têm menos probabilidade de precisar de reparos caros. A confiabilidade prevista se reflete em novas classificações e avaliações de automóveis. Eles são um ótimo lugar para começar quando você estiver fazendo sua pesquisa.
Como funcionam as garantias estendidas em carros usados?
Ao considerar uma garantia estendida para um carro usado, você tem muitos recursos que podem ajudá-lo a tomar uma decisão informada. Se você está procurando um carro que não é confiável no longo prazo, obter uma garantia estendida pode economizar dinheiro.
Você pode consultar fóruns de usuários e análises online. Embora tendam a ser lugares onde proprietários insatisfeitos vão desabafar, eles também são um bom lugar para observar as tendências. Se todo mundo está falando sobre falhas de transmissão em 60.000 milhas, por exemplo, provavelmente há um defeito de projeto ou fabricação.
Você também pode obter muitas informações sobre a confiabilidade futura de um carro usado a partir de uma inspeção pré-compra por um mecânico independente. Eles notarão os problemas que o veículo tem atualmente, bem como os problemas que eles acham que irão custar-lhe dinheiro no futuro.
Qual garantia estendida devo escolher?
Selecionar qual garantia estendida ou contrato de serviço não é muito simples. Cada plano cobre coisas diferentes e tem um preço diferente. Alguns são apoiados pelo fabricante original do carro, enquanto outros vêm de revendedores individuais ou empresas de garantia de automóveis.
Como os contratos e ofertas são tão complexos, você não quer tomar uma decisão rápida.
Uma pergunta crítica que você deve fazer é como será reembolsado pelos reparos. Eles trabalharão diretamente com a loja ou você terá que pagar do próprio bolso e aguardar o reembolso chegar? Você tem que esperar pela pré-aprovação da empresa de garantia antes que a oficina possa iniciar os reparos?
Você deseja determinar se o contrato é transferível. Não só é ótimo que você possa dar seu carro a um filho ou filha com a tranquilidade de saber que eles estão cobertos, mas também pode aumentar o valor do carro se você decidir vendê-lo.