Cuidar do ar-condicionado faz bem para o veículo e para você

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COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AR CONDICIONADO?

Todos nós queremos o frio final saindo de nossas aberturas; especialmente quando se trata de sobreviver à selva de concreto quente. Quando o sistema de ar condicionado entra em ação naqueles dias quentes e suados, isso é algo que todos nós apreciamos. Mas, acredite ou não, não há máquina de gelo dentro (mas antigamente o gelo era usado para esfriar os passeios das pessoas). Na verdade, o ar frio gerado pelo seu sistema de ar condicionado é, na verdade, ar quente com gases quentes removidos durante um processo de várias etapas. Quer saber mais sobre o seu Ar Condicionado, acesse http://www.eduarcondicionado.com.br/

É realmente termodinâmica, mas não vamos chegar lá. A versão da nota do Cliff é simplesmente sobre mudanças na pressão causando mudanças na temperatura. Ligue o ar condicionado e o compressor comprime o refrigerante do sistema (Freon) elevando sua temperatura. Ele perde calor à medida que flui através do condensador (aquele segundo radiador que parece na frente do radiador). Ele passa pelo receptor/secador onde os contaminantes e a umidade são removidos e depois para a válvula de expansão/acumulador onde o refrigerante é desacelerado ainda mais, fazendo com que ele perca pressão e temperatura antes de chegar ao evaporador. O evaporador é como um mini radiador (não deve ser confundido com o núcleo do aquecedor – são duas coisas separadas) dentro do painel do seu passeio que fica frio à medida que diminui ainda mais a temperatura do refrigerante e, adicionalmente, remove a umidade do ar. O motor do ventilador do sistema de ventilação sopra ar sobre o evaporador frio e empurra o ar frio para o compartimento de passageiros.

 

O ar-condicionado é o único equipamento do automóvel que mesmo funcionando bem pode permitir dor de cabeça. E febre. E coriza. Isto visto que ele tanto pode ser um coeficiente de proteção da saúde dos ocupantes quanto de doenças. O que determina é o estado de seu componente filtrante.

Originado originalmente para ajudar o desempenho do ar-condicionado, o filtro de cabine ( ou antipólen) é similar ao filtro de ar do propulsor. Há um modelo que, além de papel sui generis, utiliza similarmente hulha ativado, que amplifica a personalidade de reter fragrâncias indesejáveis. “

Mesmo com a recirculação desligada (com a apreensão de ar externa aberta ), o filtro de cabine, especificamente o de hulha ativado, é satisfatório para reter a maior parte do cheiro da fumaça de um caminhão desregulado que passe ao lado ”, diz Amaury Oliva, diretor de engenharia da Delphi América do Sul, que imagina aparelhos de ar-condicionado para automóveis.

O filtro antipólen ou de cabine protege em oposição a partículas tanto de pólen quanto de sujidade, porém similarmente em oposição a bactérias e mais generalidades patogênicos. “ Alguns deles acabam passando pelo filtro e se alojando nas tubulações, no qual se reproduzem e são capazes de provocar sérios complicações respiratórios”, diz Francisco Satkunas, diretor da SAE Brasil ( Clube de Engenheiros da Mutabilidade ).

O grande dificuldade é que não há como apurar essas tubulações, pelo complicado acesso. O que resta é substituir o filtro e realizar a saneamento do sistema. Também que seja respeitante a moda, o componente filtrante pode ficar em locais complicados de atingir, o que torna a mão de bem-feito para a substituição mais cara que a canhão em si.

“ Veja no manual do senhorio o tempo sugerido de troca, que é de 20.000 km, em média. Porém se você é fumista ou transporta um, o tempo de troca precisa ser serenado para 10.000 km”, atento Satkunas.

 

Passagem bloqueada

Um demonstração de que o filtro está com complicações e necessita de uma substituição é a redução no volume de ar que ele admite, no momento em que o sistema de recirculação não está ativado – a recirculação constantemente preserva mais o filtro. “Ele é realizado para diminuir a passagem de impurezas. No momento em que encontra-se bastante encarvoado, o filtro não deixa mudar nada, nem sequer o ar ”, diz ele.

“Se o condutor está habituado com um certo tipo de ‘ frescor ’ na opinião 2 do ventilador e de rasteiro necessita mudar para a 3 ou 4 para ter o mesmo resultado, é um indicativo de repleção ”, diz Rogério Marcos Rovella, proprietário da Ar Car, ateliê especializada em ar-condicionado. No blog Eduarcondicionado  detalha como funciona muitos outros assuntos e serviços, veja a seguir https://www.eduarcondicionado.com.br/instalacao-ar-condicionado-automoti

Malévolo cheiro ou odor de mofo – que o condutor pode responsabilizar a qualquer impureza que ficou impregnada no estofo – são capazes de, na verdade, vir do filtro de cabine, e similarmente são informações fortes de que é necessário substituir o componente filtrante e higienizar o sistema de debate do veículo.

Outra maneira de evitar a epidemia de bactérias consiste em dificultar a liquefação de ar no interior das tubulações. Para isto, é necessário desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de estacionar o automóvel, porém deixar a debate acionada. Se houver umidade, a circulação de ar tratará de secar os dutos. Similarmente é prudente acioná-lo somente depois de o propulsor já ter sido relacionado.

Quanto à saneamento do sistema, ela é realizada em oficinas especializadas com a aplicação de ozono, um animação que possui características bactericidas, a um esforço que varia de R$ 50 a R$ 100. Porém similarmente pode ser feita em casa, com sprays comprados por cerca de R$ 30 em lojas e auto centers. A aplicação é feita pelo próprio condutor com o ar-condicionado em sua temperatura mais baixa, com os vidros fechados e com a recirculação acionada. A duração da saneamento é de cerca de 30 minutos.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Como cuidar do seu ar condicionado?

  1. Antes de ligar o ar condicionado, deixe entrar um pouco de ar

Os dias quentes podem aquecer o interior do seu carro a temperaturas impossíveis; será muito mais quente dentro do que fora. É por isso que, antes de ligar o ar condicionado, é uma boa ideia abrir as janelas por alguns minutos. A temperatura cairá de qualquer maneira e seu ar condicionado simplesmente terá menos o que fazer.

  1. Feche as janelas ao ligar o ar condicionado

Pode parecer simples, mas faz maravilhas. Feche as janelas e o ar resfriado não escapará.

  1. Use AC pelo menos uma vez por semana

Mecanismo de ar condicionado inclui óleo que é distribuído com o uso de um refrigerante. Se não for usado por muito tempo, o óleo não é espalhado corretamente no compressor, então quando você liga o AC, o compressor não é lubrificado adequadamente. É por isso que é melhor não deixar o ar condicionado ficar inativo por mais tempo, mesmo quando está frio lá fora. 15 minutos uma vez por semana fará maravilhas, então tente usar o ar condicionado de vez em quando.

  1. Use o ar condicionado para remover o vapor das janelas

Quando a temperatura estiver baixa o suficiente para não forçá-lo a usar o ar condicionado, use-o de qualquer maneira – isso ajudará a remover todo o vapor indesejado. Não só é mais rápido do que aquecer as janelas, como também torna o ar interior menos húmido.

  1. Faça check-ups AC a cada 10.000 km ou uma vez por ano

O filtro da cabine é substituído e todo o AC é limpo durante cada verificação. O filtro de cabine, também chamado de “filtro de poeira”, garante que o ar seja resfriado. Quando precisa ser substituído, ele mistura ar em vez de reduzir sua temperatura, então você precisa substituí-lo quantas vezes for necessário.

Quando se trata de limpeza (ou seja, desinfecção) do ar condicionado, existem dois métodos disponíveis. O método mais antigo, ainda popular, usa ozônio como agente de limpeza; o gerador de ozônio é deixado dentro de um carro fechado por alguns minutos para se livrar de todas as bactérias, ácaros e sujeira. O outro método, mais recente, usa o ultrassom de maneira semelhante. Seja qual for o método escolhido, aplique-o no carro uma vez por ano; melhor se for feito antes do inverno.

  1. Dirigir em condições adversas? Limpe o AC a cada 6 meses

Alguns veículos devem ter o ar condicionado limpo duas vezes por ano: na primavera e no outono. Você definitivamente precisa limpar o ar condicionado com frequência se você dirige regularmente em estradas de pedra britada ou em cidades enormes e poluídas e estaciona o carro entre as árvores.

  1. Substitua o secador a cada dois ou três anos

É uma das peças de ar condicionado mais caras: pode custar qualquer coisa entre 150 e 450 PLN. Ainda assim, um secador funcionando corretamente evita que a umidade indesejada se acumule em seu ar condicionado. Bactérias, mofo e fungos só podem crescer em condições úmidas, por isso é importante ter um secador que funcione adequadamente. Há mais uma coisa a considerar: quanto mais abafado o ar condicionado, maior o risco de seus elementos metálicos ficarem enferrujados.

  1. Cheiro desagradável, assobio e vapor nas janelas significam que seu ar condicionado precisa de manutenção

Às vezes, o ar condicionado pode dizer o que ele precisa. Se você pode sentir o cheiro (e o cheiro é ruim), ou se as janelas não ficam mais secas apesar do funcionamento do ar condicionado, é hora de você visitar um serviço de ar condicionado.

  1. Lembre-se de verificar o nível do líquido de arrefecimento

Dificilmente qualquer ar condicionado é tão à prova d’água que não precise despejar um pouco de refrigerante de vez em quando. Na maioria dos casos, você só precisará adicionar cerca de 10% de refrigerante por ano, mas se perceber que seu nível diminui regularmente, precisará ir ao serviço. Reabastecer o refrigerante custa ca. 150-200 PLN e deve ser feito por um profissional.

  1. Limpe seu ar condicionado em serviços profissionais

Nunca troque os filtros e limpe o ar condicionado sozinho. Se você quer bem conservado, deixe que os profissionais façam o trabalho deles: eles têm todo o equipamento e conhecimento necessários para verificar o que precisa ser feito e como deve ser feito.

Como cuidar adequadamente do seu ar condicionado ou 10 maneiras de garantir que seu ar-condicionado esteja sempre bem

Lembre-se de que um ar condicionado com manutenção adequada melhora substancialmente o conforto de condução no verão e mantém você e sua família saudáveis. AC úmido e poluído pode causar resfriado, infecções diferentes ou até asma. Para garantir que sua condução não prejudique sua saúde, lembre-se de limpar o ar condicionado regularmente. É mais uma coisa para o motorista se lembrar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar

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