A contabilidade administrativo vem se tornando uma área cada vez mais decisiva na gestão empresarial. E seus prestadores fazem muito mais do que fornecer informações; muitas vezes, passam a ter um papel ativo nas decisões cotidianos e estratégicas que uma organização enfrenta.
Embora muito parte da informação fornecida pelos contadores gerenciais seja financeira, nos últimos anos a área tem direcionado seus esforços em possibilitar outras medidas de desempenho. Quer saber mais sobre contabilidade gerencial, acesse http://contabilidaderevisa.com.br/
Logo, em um área cada vez mais concorrente tornou-se um foco em todos os níveis das organizações para ajudá-las a é acometer seus objetivos. Diante disso, no post de hoje você saberá o que é contabilidade gerencial e qual é a sua importância para as organizações Continue a leitura e veja.
Contents
O que é contabilidade administrativo
A contabilidade administrativo ou contabilidade de gestão, é um conjunto de práticas e técnicas reservadas a fornecer aos gestores informações financeiras, para ajudá-los a tomar decisões e manter um controle eficaz sobre os recursos da empresa. Após a muito Depressão — e, responsável depois da Segunda Guerra Mundial —, a delineação entre contabilidade financeira e de gerenciamento tornou-se mais definida.
Essa área foi aparecendo à medida que as leis governamentais e os grupos profissionais começaram a exigir precisão e uniformização nos relatórios financeiros e na contabilidade. Durante a segunda metade do século XX, e até hoje, a aptidão dominante na contabilidade administrativo tem sido o uso de dados contábeis cada vez mais detalhados, gerados ninteriormente para orientar as decisões de gestão e melhorar a lucratividade.
Dessa forma, uma razão importante para o rápido crescimento no uso de informações contábeis internos detalhados desde a década de 1970, é a abundância de sistemas informatizados de informação. Eles possibilitou aos gerentes acessar e processamento rapidinho grandes quantidades de dados.
Profissionais dentro de uma organização que que executam a função de contabilidade administrativo geralmente, aguentam dois propósitos principais. Em primeiro lugar, geram relatórios de rotina contendo informações sobre controle de custos e planejamento e controle de negociações. E os prestadores da área ainda trabalham para garantir a integridade da informação que produzem, e se esforçam para executar um sistema de relatórios que auxilie para a medição rápido do desempenho da administração.
Em 2º lugar, os contadores gerenciais produzem relatórios particulares para gerentes, que são utilizados para decisões estratégicas e táticas, em questões como: custos, de produtos ou serviços, escolha de produtos para enfatizar ou desestimular, investir em equipamentos e redigir políticas globais e planejamento de longo período. A contabilidade estratégica também ajuda os que de fato detêm o poder de decisão, que usam as informações que geram e avaliam as dificuldades de eventos apresentados e futuros em planos ou decisões sugestões
O papel prático da contabilidade administrativa é aumentar o conhecimento dentro de uma organização, minimizando o risco associado com a tomada de decisões. Contadores preparam relatórios sobre o custo de produção de bens, despesas relacionados ao treinamento de funcionários e planos de marketing, dentre outras atividades. Esses relatórios são utilizados pelos gerentes para medir a diferença, ou variação, entre o que eles prepararam e o que efetivamente conseguiram, ou comparam o desempenho com outros benchmarks.
Um Supervisor de linha de montagem, por exemplo, pode estar interessado em descobrir o quanto a sua linha é eficiente, em comparação com seus colegas supervisores com a produção em um período de tempo anterior.
Tipos de Contabilidade Gerencial
Custo e Avaliação do Produto
O custeio do produto lida com a determinação dos custos totais envolvidos na produção de um bem ou serviço. Os custos podem ser divididos em subcategorias, como custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. A contabilidade de custos é utilizada para mensurar e identificar esses custos, além de atribuir custos indiretos a cada tipo de produto criado pela empresa.
Os contadores gerenciais calculam e alocam despesas gerais para avaliar a despesa total relacionada à produção de um bem. As despesas gerais podem ser alocadas com base no número de bens produzidos ou outros direcionadores de atividades relacionadas à produção, como a metragem quadrada da instalação. Em conjunto com os custos indiretos, os contadores gerenciais usam os custos diretos para avaliar adequadamente o custo das mercadorias vendidas e os estoques que podem estar em diferentes estágios de produção.
O custo marginal (às vezes chamado de análise custo-volume-lucro ) é o impacto no custo de um produto ao adicionar uma unidade adicional à produção. É útil para decisões econômicas de curto prazo. A margem de contribuição de um produto específico é o seu impacto no lucro geral da empresa. A análise de margem flui para a análise do ponto de equilíbrio, que envolve o cálculo da margem de contribuição no mix de vendas para determinar o volume unitário no qual as vendas brutas da empresa são iguais às despesas totais. A análise do ponto de equilíbrio é útil para determinar os pontos de preço de produtos e serviços. No blog Contabilidade Revisa detalha como funciona mais coisa sobre a contabilidade e também outros temas, veja a seguir https://contabilidaderevisa.com.br/assessoria-contabil/
Análise de fluxo de caixa
Os contadores gerenciais realizam análises de fluxo de caixa para determinar o impacto no caixa das decisões de negócios. A maioria das empresas registra suas informações financeiras no regime de competência. Embora a contabilidade de competência forneça uma imagem mais precisa da verdadeira posição financeira de uma empresa, também torna mais difícil ver o verdadeiro impacto no caixa de uma única transação financeira. Um contador gerencial pode implementar estratégias de gerenciamento de capital de giro para otimizar o fluxo de caixa e garantir que a empresa tenha ativos líquidos suficientes para cobrir as obrigações de curto prazo.
Quando um contador gerencial realiza uma análise de fluxo de caixa, ele considera a entrada ou saída de caixa gerada como resultado de uma decisão empresarial específica. Por exemplo, se um gerente de departamento está pensando em comprar um veículo da empresa, ele pode ter a opção de comprar o veículo à vista ou obter um empréstimo. Um contador gerencial pode executar diferentes cenários pelo gerente do departamento descrevendo o desembolso de dinheiro necessário para comprar à vista versus o desembolso de dinheiro ao longo do tempo com um empréstimo a várias taxas de juros .
Análise de giro de estoque
O giro de estoque é um cálculo de quantas vezes uma empresa vendeu e substituiu estoque em um determinado período de tempo. Calcular a rotatividade de estoque pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões sobre preços, fabricação, marketing e compra de novos estoques. Um contador gerencial pode identificar o custo de manutenção do estoque, que é o valor da despesa que uma empresa incorre para armazenar itens não vendidos. Se a empresa estiver carregando uma quantidade excessiva de estoque, pode haver melhorias de eficiência para reduzir os custos de armazenamento e liberar fluxo de caixa para outros fins comerciais.
Análise de restrição
A contabilidade gerencial também envolve a revisão das restrições dentro de uma linha de produção ou processo de vendas. Os contadores gerenciais ajudam a determinar onde ocorrem os gargalos e calculam o impacto dessas restrições na receita, lucro e fluxo de caixa. Os gerentes podem então usar essas informações para implementar mudanças e melhorar a eficiência no processo de produção ou vendas.
Métricas de Alavancagem Financeira
A alavancagem financeira refere-se ao uso de capital emprestado por uma empresa para adquirir ativos e aumentar seu retorno sobre os investimentos. Por meio da análise do balanço patrimonial , os contadores gerenciais podem fornecer à administração as ferramentas necessárias para estudar o mix de dívida e patrimônio da empresa, a fim de otimizar o uso da alavancagem. Medidas de desempenho, como retorno sobre o patrimônio líquido, dívida sobre o patrimônio líquido e retorno sobre o capital investido, ajudam a administração a identificar as principais informações sobre o capital emprestado, antes de transmitir essas estatísticas a fontes externas. É importante que a administração revise os índices e as estatísticas regularmente para poder responder adequadamente às perguntas de seu conselho de administração, investidores e credores.
Gerenciamento de contas a receber (AR)
O gerenciamento adequado de contas a receber (AR) pode ter efeitos positivos nos resultados de uma empresa. Um relatório de vencimento de contas a receber categoriza as faturas de AR pelo período de tempo em que estão pendentes. Por exemplo, um relatório de vencimento de AR pode listar todas as contas a receber pendentes em menos de 30 dias, 30 a 60 dias, 60 a 90 dias e mais de 90 dias. Por meio de uma revisão de contas a receber pendentes, os contadores gerenciais podem indicar aos gerentes de departamento apropriados se determinados clientes estão se tornando riscos de crédito. Se um cliente costuma pagar atrasado, a administração pode reconsiderar fazer qualquer negócio futuro a crédito com esse cliente.
Orçamento, análise de tendências e previsão
Os orçamentos são amplamente utilizados como uma expressão quantitativa do plano de operação da empresa. Os contadores gerenciais utilizam relatórios de desempenho para anotar desvios dos resultados reais dos orçamentos. Os desvios positivos ou negativos de um orçamento, também chamados de desvios do orçamento para o real, são analisados para fazer as alterações apropriadas no futuro.
Os contadores gerenciais analisam e transmitem informações relacionadas às decisões de despesas de capital. Isso inclui o uso de métricas padrão de orçamento de capital, como valor presente líquido e taxa interna de retorno , para ajudar os tomadores de decisão a embarcar em projetos ou compras de capital intensivo. A contabilidade gerencial envolve examinar propostas, decidir se os produtos ou serviços são necessários e encontrar a forma adequada de financiar a compra. Ele também descreve os períodos de retorno para que a administração seja capaz de antecipar os benefícios econômicos futuros.
A contabilidade gerencial também envolve a revisão da linha de tendência de certas despesas e a investigação de variações ou desvios incomuns. É importante revisar essas informações regularmente porque as despesas que variam consideravelmente do que é normalmente esperado são comumente questionadas durante as auditorias financeiras externas. Este campo da contabilidade também utiliza informações de períodos anteriores para calcular e projetar informações financeiras futuras. Isso pode incluir o uso de preços históricos, volumes de vendas, localizações geográficas, tendências de clientes ou informações financeiras.