Contents
O que é um multistream?
Em termos simples, a multitransmissão (também chamada de transmissão simultânea ) é a transmissão de uma parte do conteúdo ao vivo para várias plataformas ao mesmo tempo.
Como fazer multistream?
Software de streaming
Software de streaming , como Wirecast e vMix, permite que o usuário faça streaming para vários destinos. O Wirecast, por exemplo, ainda tem todas as configurações de codificação recomendadas para diferentes plataformas de vídeo ao vivo como predefinições, então é apenas uma questão de copiar e colar esses valores RTMP e transmitir valores-chave do CDN para o software.
No entanto, esteja ciente de que quanto mais destinos de streaming, mais poder de processamento e velocidade de upload serão necessários. Cada destino de stream adicional “consumirá” uma boa parte da CPU e da largura de banda. Isso significa que seu computador pode ter dificuldade em ir ao vivo para três ou mais lugares ao mesmo tempo, causando perda de quadros, buffer e atraso de áudio ou vídeo. Lançar um multistream de um computador usando software requer uma máquina muito poderosa e alta velocidade de upload pela Internet, tornando o software uma opção menos confiável.
Hardware de streaming
Codificadores de hardware como Pearl-2 e Pearl Mini são capazes de transmitir para muitos destinos. Na verdade, este artigo sobre multitransmissão com Pearl-2 entra em mais detalhes sobre isso. Muito parecido com o software, cada fluxo deve ser configurado individualmente usando RTMP e valores-chave de fluxo do CDN.
O tempo mostrou que a multitransmissão com um codificador de hardware é mais confiável do que usar um computador com software. Isso ocorre principalmente porque o hardware está fazendo todo o trabalho pesado em termos de poder de processamento. No entanto, mesmo com hardware, uma boa velocidade de upload da Internet ainda é necessária para um multistream de qualidade.
Maneira mais fácil de multistream
Os sistemas de produção de vídeo all-in-one, Epiphan, Pearl-2 e Pearl Mini simplificam a transmissão para vários destinos ao mesmo tempo.
Multitransmissão em nuvem
A terceira opção é usar um serviço de multitransmissão baseado em nuvem como Switchboard Live . Eles pegam seu único fluxo e o distribuem para plataformas de sua escolha. Isso inclui o notório YouTube, Facebook Live, e etc, bem como qualquer outro RTMP CDN. Você também pode transmitir simultaneamente para mais de uma conta de mídia social.
A nuvem faz todo o trabalho pesado em termos de CPU e largura de banda. Isso significa que você não precisa de uma máquina cara para fazer multitransmissão , você pode até mesmo usar uma conexão 4G e ainda ser capaz de ter vídeo de qualidade em todos os seus canais.
O feed de vídeo ao vivo pode entrar no Switchboard Live de uma variedade de fontes: um telefone, software de streaming ou um codificador como o Webcaster X2 . O Webcaster X2 agora está perfeitamente integrado ao Switchboard Live, onde você emparelha sua conta do Switchboard apenas uma vez e, em seguida, faz multitransmissão com um simples toque de botão. Usar uma configuração como essa é uma boa escolha para produções multitransmissão menores e econômicas.
Como transmitir ao vivo: um guia de sobrevivência para iniciantes
Benefícios da multitransmissão
O benefício mais óbvio de fazer streaming para vários destinos simultaneamente é, claro, ser capaz de atingir um público mais amplo, mas existem alguns outros menos óbvios.
Maximize seu alcance
Seja descoberto por novos públicos
Quanto mais canais você estiver, mais pessoas o verão. Além disso, a multitransmissão maximiza suas chances de ser descoberto por novos públicos (pense em vídeos sugeridos no YouTube). Sabemos que o Facebook prioriza o conteúdo de vídeo ao vivo . Isso é ótimo para criadores e empresas, cujos objetivos sempre incluem aumentar o conhecimento da marca e direcionar mais tráfego para seus negócios.
Aproveite os benefícios de cada plataforma
Cada plataforma de vídeo social ao vivo ajuda a se conectar com diferentes pessoas e grupos demográficos específicos. Por exemplo, o YouTube é uma plataforma de vídeo global, excelente para atingir um público muito diverso. O Facebook é uma plataforma de mídia social projetada para compartilhamentos rápidos (incluindo vídeo ao vivo) e é excelente para alcançar comunidades locais. O Periscope é bom para atingir o público mais jovem, enquanto permite mais controle sobre quem pode acessar seu stream.
Reúna estatísticas
Fazer um multitransmissão também pode ser uma ótima maneira de reunir estatísticas sobre onde e quem são seus públicos-alvo, bem como onde eles são mais ativos.
Conheça seu público onde ele já está
Muitas vezes, é feito um grande esforço para “direcionar” o público para onde a transmissão ao vivo está acontecendo. Com um multistream, não há necessidade de pular do Facebook para o YouTube para assistir a um vídeo ao vivo. É mais conveniente consumir vídeo ao vivo no ambiente “nativo” do usuário.
Multipublicação automática
O vídeo ao vivo em plataformas de mídia social geralmente é carregado automaticamente e se torna conteúdo VOD. Então, se você só transmitido para um único destino e queria ter esse conteúdo de vídeo sob demanda em outras plataformas – então você precisa baixar o vídeo de um e enviá-lo para o outro. Não há necessidade disso com um multistream: streams enviados são carregados automaticamente para VOD em suas respectivas plataformas.
Conclusão
Os benefícios da multitransmissão para vídeo ao vivo são bastante claros: quanto mais plataformas você transmite – mais pessoas verão e se envolverão com seu conteúdo e mais seu número de seguidores crescerá. Considerando como é simples configurar um multistream hoje, seria uma oportunidade ideia para um criador de vídeo ao vivo não tentar. Seja com a ajuda de software de streaming, codificadores de hardware ou um serviço de multitransmissão em nuvem – a multitransmissão é definitivamente algo que os criadores de conteúdo ao vivo devem considerar.