COMO LIMPAR UMA BATERIA DE CARRO

  1. Em primeiro lugar, desligue o motor. Embora a limpeza dos terminais seja um projeto de bricolage bastante simples, ainda há um pequeno risco de ferimentos. Você pode evitar esse risco simplesmente certificando-se de desligar o motor enquanto trabalha.
  2. Em seguida, solte a porca que prende o cabo negativo no lugar; você provavelmente vai precisar de uma chave para isso. Separe o cabo do poste. Em seguida, siga os mesmos passos com o cabo positivo.
  3. Reserve um momento para inspecionar visualmente a bateria do seu carro. Especificamente, procure por fissuras ou rachaduras. Se você vir algum, significa que há um problema com a bateria do seu carro que você provavelmente não conseguirá consertar sozinho; mais provável do que não, você está olhando para a necessidade de uma substituição de bateria.
  4. Você também vai querer olhar para os próprios cabos e braçadeiras. Novamente, o que você está procurando é uma evidência muito óbvia de desgaste. Se seus cabos ou grampos tiverem grandes rasgos ou rasgos, você provavelmente precisará substituí-los. Essas coisas realmente não podem ser consertadas.
  5. Supondo que você não veja nenhum desses sinais óbvios de desgaste, convém misturar sua solução de limpeza – uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água. Misture bem e mergulhe uma escova de dentes velha na mistura.
  6. Use a escova de dentes para esfregar quaisquer sinais de corrosão que você vê nos terminais da bateria. Não tenha medo de realmente vasculhar completamente para deixar as coisas completamente limpas. Você pode ter que mergulhar sua escova de dentes na mistura de bicarbonato de sódio algumas vezes enquanto continua esfregando.
  7. Quando terminar, use um borrifador com água fria para enxaguar qualquer resíduo. É imperativo garantir que todo o bicarbonato de sódio e a corrosão sejam lavados. Em seguida, use um pano velho ou toalha para secar completamente a bateria e os grampos.
  8. Use um pouco de vaselina para lubrificar os terminais.
  9. Reconecte os cabos em seus terminais corretos.

Esse é o guia básico para limpar os terminais da bateria – mas aqui está uma abordagem alternativa: se você estiver em trânsito e não tiver acesso aos suprimentos acima, veja se consegue encontrar uma Coca-Cola ou uma Pepsi em algum lugar e despeje sobre os terminais. Deixe descansar por dois ou três minutos e, em seguida, lave a bateria com água fria. Observação: você deve seguir as mesmas etapas básicas de segurança descritas acima, incluindo desligar o motor e desconectar os cabos.

Contents

Etapa 1: Solte as extremidades do cabo da bateria

Primeiro, certifique-se de que seu carro está desligado. Comece removendo o cabo negativo usando uma chave inglesa. Remova o cabo do poste e repita o processo para o cabo positivo. Com tudo removido, reserve um segundo para inspecionar a bateria do carro e verifique se não há rachaduras, vazamentos ou problemas mais significativos à mão. Se você acha que pode haver, não manuseie a bateria.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Passo 2: Limpando os Terminais

Embora funcionem excepcionalmente bem, não é necessário usar um limpador de bateria comprado em loja e um spray protetor. Uma mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para uma xícara de água funciona tão bem para neutralizar o ácido. Basta misturar bem, mergulhar a escova e começar a esfregar o resíduo que você vê ao redor da bateria do carro. Depois de repetir esse processo algumas vezes, você poderá remover a maior parte da corrosão visível nos terminais.

Se estiver usando um produto de limpeza, borrife os terminais e espere o ácido neutralizar. Muitos sprays mudam de cor para indicar que isso aconteceu. Uma vez neutralizado, esfregue até ficar limpo.

Quando terminar de esfregar a corrosão, use água fria para enxaguar qualquer resíduo restante.

ATENÇÃO: Certifique-se de lavar todo o bicarbonato de sódio/limpador antes de secar a bateria e prendê-la com uma toalha limpa.

Etapa 3: reconecte as extremidades do cabo da bateria

Seque os terminais da bateria antes de recolocar os grampos dos terminais. Recoloque a extremidade positiva do cabo da bateria e aperte. Faça o mesmo para a extremidade do cabo negativo, certifique-se de não apertar demais, pois pode danificar os grampos.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Etapa 4: proteja seus terminais

Em seguida, você deve pulverizar os terminais com spray protetor de bateria ou aplicar uma fina camada de vaselina. A vaselina/spray ajuda a proteger contra corrosão futura.

Como mencionamos acima, enquanto você limpa os terminais e cabos da bateria do seu carro, você pode notar um problema mais significativo que precisa da atenção de um profissional. Se for esse o caso, ou se você não se sentir à vontade para fazer o trabalho sozinho, não hesite em entrar em contato com o Mestre Mecânico local com perguntas ou para marcar uma consulta.

Guia passo a passo para remover a corrosão de uma bateria de carro com segurança

  1. Desligue o motor. Isto é para sua segurança. Se o seu motor estiver funcionando por um tempo, espere esfriar antes de abrir o capô.
  2. Desconecte a bateria com o terminal negativo primeiro. Use uma chave para desconectar o terminal negativo e evite deixar a chave entrar em contato com o lado positivo, pois pode causar choque. Faça o mesmo para o terminal positivo.
  3. Verifique se há danos na bateria. Se você notar rachaduras, amassados ​​ou deformações na bateria, limpar a corrosão pode não ser bom. É hora de comprar um substituto.
  4. Misture bem uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma xícara de água quente. Com uma escova de dentes velha, mergulhe a escova nessa solução e esfregue a corrosão. Se a corrosão for muito difícil de remover, considere comprar uma escova de limpeza de terminal de bateria.
  5. Seque completamente a bateria. Água e eletricidade não se misturam bem, portanto, certifique-se de que a bateria e seus terminais estejam completamente secos antes de montá-la novamente.
  6. Substitua os grampos começando pelo terminal positivo. Este passo é o oposto do passo 2. Comece com o lado positivo e depois vá para o negativo. Não se esqueça de observar para onde sua chave está se movendo.
  7. Ligue o seu veículo e certifique-se de que ele arranca normalmente . Caso contrário, você precisará comprar um substituto. Se ele iniciar bem, considere testar sua bateria. As chances são de que, se acumular um monte de corrosão, está começando a envelhecer e você deve estar ciente de quanto tempo sua bateria pode continuar a durar.
  8. Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bateria-automovel