Como funcionam aqueles ioiôs com embreagens especiais?

A ideia por trás desses ioiôs é tornar mais fácil para o ioiô dormir . Um ioiô “adormecido” é um ioiô girando na ponta da corda. Você solta o ioiô e, quando chega ao fim da corda, fica lá girando. Ao puxar a corda, você faz o ioiô voltar. Existem muitos truques que você pode fazer enquanto o ioiô está dormindo, mas dormir é uma habilidade difícil de dominar. Um ioiô normal tem uma haste simples e polida que conecta as duas metades do ioiô, e a corda envolve a haste. É preciso muita prática para fazer um ioiô normal dormir porque a corda tem a tendência de prender na haste ou nunca prendê-la.

Os novos ioiôs usam uma embreagem centrífuga para facilitar o sono do ioiô. A corda é presa a um fuso, e o fuso fica livre para girar no eixo. Dentro da metade do ioiô está a embreagem. Quando o ioiô não está girando (ou está girando lentamente), a embreagem se prende ao fuso e o segura. Quando o ioiô está girando rápido o suficiente, os pesos da embreagem são jogados para fora e o fuso fica livre para girar no eixo. Conforme o ioiô desacelera, os pesos da embreagem se movem para dentro novamente, agarram a haste e o ioiô retorna. O ioiô sabe automaticamente quando parar de dormir com base na velocidade em que está girando!

  • Acontece que os novos ioiôs são patenteados . Se você quiser saber mais sobre os detalhes da embreagem, consulte esta página para obter a patente.

A embreagem centrífuga em um ioiô funciona de maneira oposta às embreagens centrífugas normais . Muitas coisas usam embreagens centrífugas para conectar um motor a gasolina a um eixo de transmissão. Exemplos comuns incluem motosserras , karts, ciclomotores e alguns cortadores de grama. A ideia é simples – há pesos na embreagem presos ao eixo de saída do motor. Quando você acelera o motor além de um certo nível de rotação, os pesos na embreagem voam para fora. Sapatos presos aos pesos atritam-se contra um cilindro externo e a embreagem engata. No caso de uma motosserra, a corrente começa a se mover à medida que a rotação do motor aumenta acima da velocidade de marcha lenta.

Você pode ver que em uma embreagem centrífuga regular, a embreagem engata quando a rotação aumenta. Em um ioiô, a embreagem desengata quando a rotação aumenta. Em ambos os casos, é o mesmo fenômeno – girar faz com que os pesos se movam para fora.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlo_de_Embraiagem