Como funciona uma embreagem de carro? 8 coisas que você precisa saber

Todo carro tem uma embreagem e todos sabemos que é uma das partes mais importantes do carro. Afinal, o acionamento da embreagem é a primeira coisa que aprendemos como estagiários! Mas você sabe exatamente o que a embreagem faz e por que devemos cuidar melhor dela?

No final deste artigo, você entenderá:

  • O que a embreagem faz
  • Quantas peças de embreagem existem e seus trabalhos individuais
  • Como a embreagem e a transmissão trabalham juntas
  • Alguns dos diferentes tipos de sistemas de embreagem e como eles diferem
  • O que fazer se você notar um problema de embreagem

Glossário Volante – Um disco pesado preso à extremidade de um eixo rotativo. Ele armazena energia para suavizar a transferência de potência do motor para a transmissão. Ele também pode armazenar energia através de um processo conhecido como momento rotacional. Isso pode ser usado durante a aceleração para melhorar a economia de combustível de seus carros. Quer saber mais sobre a embreagem do seu carro ? Acesse https://rsembreagem.com.br/

Transmissão – Montada diretamente em cima de seu motor, a transmissão converte a potência de combustão em energia que seu carro pode usar para impulsionar-se para a frente. Sem o sistema de transmissão, seu carro não iria a lugar nenhum.

Sob carga – A carga imposta a um carro refere-se à quantidade de torque aplicada ao seu motor. Um carro que está sob carga significa simplesmente um carro cujo motor levou todo o peso do veículo.

Centrífuga – A força sentida por um objeto movendo-se em um caminho curvo longe do centro de rotação. Por exemplo, a força centrífuga seria exercida em um veículo virando uma esquina.

Sistemas de embreagem úmida e seca – Dois sistemas de embreagem diferentes. As embreagens úmidas normalmente têm várias placas de embreagem e requerem óleo lubrificante para manter as peças frias. As embreagens secas geralmente possuem apenas um disco de embreagem e não precisam resfriar o óleo.

Contents

Resumo

A embreagem do seu carro permite que você acelere ou desacelere desconectando o motor das rodas sem desligá-lo. Isso é útil porque o motor está girando constantemente, mas as rodas não. A embreagem também funciona com sua transmissão para colocar seu carro em movimento em primeiro lugar. Devido à pequena quantidade de torque produzida em baixas velocidades, você não pode dar partida no motor com qualquer carga aplicada. Por esse motivo, você deve reservar uma substituição da embreagem assim que notar sinais de alerta de falha da embreagem.

O sistema de embreagem é composto por 5 partes principais e funciona em conjunto com o volante. A maioria dos carros usa um sistema de disco único, mas alguns podem usar um sistema multi-disco ou algum outro sistema de embreagem. A embreagem funciona de maneira diferente dependendo do sistema do veículo e da transmissão.

O que a embreagem está fazendo?

O acoplamento conecta dois eixos de pivô do seu carro e permite três coisas.

Os eixos são travados juntos para que girem na mesma velocidade.
Os eixos deslizam de forma controlada quando o pedal é parcialmente pressionado.
Ou os eixos são completamente desacoplados para que girem em velocidades diferentes.
Isso é útil porque seu motor está girando o tempo todo, mas as rodas não. Para acelerar, desacelerar ou parar sem desligar o motor, os dois devem ser separados.

Sua embreagem engata enquanto seu carro está em movimento. Isso significa que a placa de pressão exerce uma força constante na placa acionada por meio de uma mola de diafragma e a trava no lugar. Ao pisar no pedal, você desengata a embreagem. Um braço pressiona o mancal de liberação contra o centro da mola do diafragma, aliviando a pressão de fixação da placa de pressão. Isso evita que a potência do motor atinja as rodas e permite que você mude as marchas. Soltar o pedal reengaja a transmissão. Em seguida, os revestimentos de fricção na placa de acionamento retomam o acionamento suavemente. Quer saber mais sobre como funciona embreagem de carro, acesse https://rsembreagem.com.br/a-rs-embreagem/

Quantas peças de embreagem existem?

Existem 5 peças de embreagem que juntas formam o disco de embreagem. A embreagem também trabalha em estreita colaboração com a transmissão e o volante.

Placa de cobertura

Esta carcaça de metal é aparafusada ao volante e o conecta ao conjunto da embreagem. Ele garante que o torque do motor seja transmitido ao eixo de transmissão através do disco de embreagem.

Disco de acionamento

Também chamado de disco de fricção, é executado em um eixo de entrada estriado entre a arruela de encosto e o volante. Ele transmite a potência para a caixa de câmbio e possui lonas de fricção, bem como as pastilhas de freio. Se essas pastilhas se desgastarem muito, a embreagem pode escorregar e não engatar corretamente.

Placa de Pressão

Também chamada de tampa da embreagem, é um anel grande que aplica pressão ao disco da embreagem quando uma marcha é engatada. Isso permite que seu carro transfira torque para a transmissão e mantenha você se movendo suavemente.

Molas de diafragma

Esta é uma grande arruela de aço de mola redonda que é montada na tampa da embreagem. A borda externa toca a parte traseira da placa de pressão e libera a pressão de aperto quando você pressiona o pedal da embreagem. Ele separa a transmissão das rodas.

Rolamento de liberação

Também chamado de rolamento de embreagem ou rolamento de liberação, reduz o atrito entre a placa de pressão e o garfo de liberação. À medida que o garfo se move de um lado para o outro, o rolamento de desengate desliza ao longo da manga de transferência.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como a embreagem e a transmissão funcionam juntas?

O motor do seu carro produz pouco torque quando para. Isso significa que você não pode ligar o motor sob carga – então você tem que pressionar o pedal da embreagem para ligar um carro manual.

Para transmitir a potência do motor para as rodas através da transmissão, seu carro precisa de um sistema que assuma gradualmente a carga. Este sistema é a embreagem.

Quando você solta a embreagem, a caixa de câmbio assume a carga e mantém você se movendo suavemente.

A embreagem funciona de forma diferente dependendo da transmissão do seu carro?

Sim, a embreagem pode funcionar de maneira diferente em diferentes tipos de caixas de câmbio.

Por exemplo, uma caixa de velocidades automática tem várias embraiagens. Você engata e desengata várias engrenagens planetárias e, como não há pedal de embreagem, tudo é controlado por computador.

Outros tipos de sistemas de embreagem incluem:

  1. Embreagens cônicas
  2. Embreagens centrífugas
  3. Sistemas úmidos vs secos
  4. Embreagens a vácuo
  5. Embreagens eletromagnéticas

Muitos dispositivos usam um sistema de embreagem. Dispositivos menores, como furadeiras elétricas, não podem usar um pedal e, portanto, precisam de um sistema de embreagem diferente. Isso faz com que todos funcionem um pouco diferente.

Embreagem de disco único vs embreagem de disco múltiplo

A maioria dos carros usa um sistema de embreagem de disco único, mas muitas motocicletas, carros de corrida e caminhões usam um sistema de embreagem de disco múltiplo.

Enquanto um sistema de disco único é a maneira mais fácil de trocar as marchas, um sistema multi-disco ajuda a embreagem a transmitir mais torque porque tem mais superfícies de atrito. Isso o torna mais eficiente para caminhões pesados ​​e carros de corrida que precisam de mudanças de marcha mais rápidas em velocidades mais altas. Além disso, também é menor que um sistema de placa única, tornando-o perfeito para motocicletas.

As principais diferenças entre uma embraiagem de disco simples e uma embraiagem de discos múltiplos são:

Número de discos de embraiagem
Localização dos discos. Com um sistema lamelar, as placas de pressão são montadas alternadamente no virabrequim e na caixa de engrenagens.
Um painel único é um sistema seco, enquanto um painel múltiplo é um sistema úmido .

E se eu tiver um problema com minha embreagem?

Se você encontrar um problema com sua embreagem, você precisará substituir a embreagem. Se você optar por fazer isso sozinho ou marcar uma consulta com uma oficina local, você deve agir em breve para minimizar seus custos de reparo. Saiba mais sobre a substituição da embreagem, incluindo os sinais de alerta a serem observados, clicando no link acima. Você também pode agendar sua consulta em uma garagem perto de você digitando o número de registro do veículo e o código postal em nossa ferramenta de reservas e comparar preços instantâneos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem