Como escrever um discurso de homenagem memorável: passo a passo

Uma homenagem assume tantos significados diferentes que pode ser difícil lembrar o que deveria ser. Mas quando você escreve um discurso de homenagem, pode chegar ao seu verdadeiro propósito, que é homenagear uma pessoa específica. Normalmente, você pode ouvir discursos de homenagem em funerais, memoriais e celebrações – mas todos tendem a seguir uma fórmula semelhante.

Entregar uma homenagem a um ente querido é uma maneira emocionante de participar de uma celebração de sua vida.

Sua homenagem é uma maneira perfeita de refletir sobre boas lembranças e compartilhar o quanto seu ente querido significa para você influenciou a vida. Embora prestar homenagem seja uma honra, também pode parecer uma tarefa assustadora. Felizmente, seguindo algumas dicas, você pode escrever uma homenagem que celebre e homenageie seu ente querido como ele merece. Se você se interesse em saber mais sobre como fazer uma homenagem, acesse Funerariabh.com

Se precisar de ajuda para escrever um bom memorial, este é um guia curto e simples feito para você.

Veja também nossas ideias de tópicos de discurso de homenagem e amostras de discurso de homenagem abaixo para algumas ideias para você começar.

Se você estiver falando em um funeral ou em um memorial, pode ser necessário escrever um discurso de homenagem. Ou mesmo se você estiver falando em uma celebração e simplesmente focando esta peça em um ente querido que morreu, este guia é para você.

Você quer que seu discurso de homenagem use as palavras certas e pinte uma imagem precisa e admirável da pessoa. Um discurso sincero evoca emoção nos ouvintes e transmite uma mensagem clara.

Dica : ao falar em um evento virtual, como um memorial transmitido ao vivo organizado por um serviço, pratique seu discurso usando seu software de videoconferência com antecedência para que você possa antecipar e corrigir quaisquer problemas de áudio.

Dica pós-perda:  Se você é o executor de um ente querido falecido, os aspectos emocionais e técnicos de lidar com seus negócios inacabados podem ser opressores sem uma maneira de organizar seu processo. Temos uma lista de verificação pós-perda que o ajudará a garantir que a família, o patrimônio e outros assuntos de seu ente querido sejam atendidos.

Contents

Etapa 1: pense na pessoa

A que propósito serve o seu discurso de homenagem? Você está compartilhando um momento específico na vida de um ente querido, escrevendo sobre seus sucessos ou sobre seus atributos positivos? Você quer que o público saia com uma mensagem específica ou compreensão de seu ente querido?

Pense em algumas características ou pontos-chave que você gostaria de incluir no discurso de homenagem. Com esse tipo de discurso, não há problema em evocar emoções e compartilhar esse sentimento com seu público. Que emoções você quer que seu público sinta? Se você estiver fazendo seu discurso em um memorial, talvez queira que suas palavras destaquem um sentimento de carinho ou felicidade. Certifique-se de considerar seu público, bem como a pessoa sobre a qual está escrevendo.

Afinal, escrever um discurso de homenagem para sua mãe será muito diferente de escrever um para um amigo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Etapa 2: Escreva um esboço

Antes de começar a escrever, crie um esboço. Escrever um esboço ajuda a organizar seus pensamentos antes de colocar a caneta no papel. A maioria dos discursos de homenagem segue o mesmo formato. Aqui está uma orientação rápida a seguir:

  • Introdução: De quem é o discurso? Qual é a sua relação com esta pessoa?
  • Ponto principal 1: Comece com uma característica-chave da pessoa de quem você está falando, como sua natureza atenciosa ou habilidades de escuta.
  • Evidências: Que evidências você tem que apóiam seu ponto principal? Por exemplo, se ele era uma pessoa carinhosa, fale sobre uma ocasião em que ajudou outras pessoas.
  • Ponto principal 2: Qual é outro ponto que você gostaria de destacar sobre a pessoa?
  • Evidência: Mais uma vez, apoie seu ponto.
  • Conclusão: repita seus pontos cruciais e termine com algo significativo.

Você pode incluir quantos pontos principais quiser, mas menos geralmente é mais. Se você estiver fazendo um discurso em um funeral, pode haver limites de tempo a serem considerados. Saber o que dizer quando alguém morre nunca é fácil. O uso de um esboço organiza seus pensamentos de maneira clara, independentemente do objetivo do seu discurso.

Passo 3: Chame a atenção do público

A parte mais difícil de um discurso de homenagem costuma ser a introdução. Como você captura a atenção do público? Se o seu discurso for durante um funeral, por exemplo, as emoções já estão em alta. Se você estiver fazendo um discurso em outro evento ou celebração, também precisa chamar a atenção. Como você atrai os ouvintes com sua homenagem?

Comece relacionando-se com os próprios ouvintes. Você precisa atrair o público em um nível pessoal para desenvolver uma conexão com suas palavras. Se você estiver falando em um funeral, lembre-os de como a pessoa falecida uniu todos. Abra seu relacionamento com essa pessoa e fale sobre o papel de seu ente querido em sua vida.

Uma boa maneira de começar é com uma história pessoal. Os seres humanos são naturalmente atraídos por histórias. Incluir um no início do seu discurso aproxima o público de você. A partir daí, fica mais fácil compartilhar seus pontos principais com toda a atenção dos ouvintes. Caso queira saber mais sobre como homenagem alguém querido, acesse Funerariabh.com

Etapa 4: faça seus pontos

Pode ser tentador prolongar sua introdução, especialmente se você estiver usando uma abordagem pessoal para capturar a atenção do público. Considere manter a introdução breve para que você possa chegar ao seu ponto mais cedo ou mais tarde. Um discurso conciso causa mais impacto por meio de brevidade e pausas do que frases longas.

Com um discurso de homenagem, você pode incluir qualquer um dos seguintes:

  • As características da pessoa
  • as realizações da pessoa
  • O impacto duradouro da pessoa
  • Sua experiência com a pessoa

Tudo isso precisa de evidências da vida real. Memórias, atributos e criações físicas fornecem bastante suporte para o que seu ente querido fez em sua vida e como ele fez você se sentir. A maneira como você compartilha esses pontos principais depende de você.

Considere como você conheceu essa pessoa pessoalmente. Você tem uma memória particularmente engraçada ou comovente que não foi amplamente compartilhada? Você viu um lado especial dessa pessoa? Todas essas são perguntas valiosas para responder ao escrever um tributo memorial.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Passo 5: Finalize Forte

Termine seu discurso de homenagem com uma nota alta. Citações ou poemas populares podem fornecer uma maneira de amarrar seu discurso. Ou mesmo terminar com uma citação ou ditado familiar de seu ente querido pode deixar seu público lembrando com carinho da pessoa. Encerrar seu discurso de homenagem também pode ser usado para relembrar seus pontos principais e fazer uma declaração final sobre a pessoa.

Você pode pedir ao público que se lembre de sua memória favorita dessa pessoa ou que pense nela quando visitar um determinado lugar. De qualquer forma, deixe-os com algo memorável.

Etapa 6: pratique seu discurso

Finalmente, antes de apresentar, é hora de praticar. Se você está ansioso, use estas dicas para deixá-lo à vontade:

  • Pense no seu discurso como uma performance, não apenas uma leitura
  • Faça contato visual com seu público
  • Fique em pé e alto
  • Concentre-se em suas habilidades de contar histórias
  • Deixe sua paixão transparecer

Contanto que você coloque emoção no tópico, isso brilha para o público. A prática realmente leva à perfeição. Não tenha medo de compartilhar seu discurso com seus amigos e familiares antes do grande dia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Funeral