Como dirigir seu carro com transmissão manual com uma embreagem quebrada?

Se você dirige um carro com transmissão manual, provavelmente chegará um momento em que a embreagem se desgastará ou o pedal da embreagem quebrará. Normalmente, os pedais da embreagem são resistentes e não falham, embora ainda seja possível que o pedal possa quebrar no pivô, no braço do pedal ou em uma das articulações ou cabos para engatar e desengatar a embreagem.

Aviso : Dirigir seu carro com a embreagem quebrada provavelmente causará mais danos à embreagem, à caixa de marchas, ao câmbio ou ao motor de partida. Use-o apenas como último recurso.

Parte 1 de 3: dê partida no motor sem embreagem

Se o seu carro estiver equipado com transmissão manual e o pedal da embreagem quebrar, seu primeiro desafio será dar partida no carro. Todo carro moderno com transmissão manual tem um interruptor de intertravamento de ignição que evita que seu carro dê partida engrenado.

Etapa 1: posicione seu veículo sem obstáculos à sua frente . Se você estiver em um estacionamento ou engarrafamento, precisará empurrar o carro para a pista para obter um caminho livre à sua frente.

  • Peça a amigos e espectadores próximos para lhe dar um empurrão.
  • Coloque a transmissão na posição neutra e central e sente-se no banco do motorista.
  • Faça com que seus empurradores empurrem o veículo para a pista enquanto você dirige. Certifique-se de não puxar o freio enquanto seu carro estiver sendo empurrado ou você pode machucar um de seus ajudantes.

Etapa 2: tente ligar o carro enquanto a alavanca de câmbio está na primeira marcha . Esteja pronto para dirigir assim que virar a chave.

  • Pressione o pedal da embreagem até o chão, mesmo se o pedal não estiver funcionando corretamente.
  • Quando você gira a chave, o motor pode não girar se houver um interruptor de intertravamento de ignição associado ao pedal da embreagem.
  • Se o seu carro não estiver equipado com um interruptor de intertravamento da ignição da embreagem, ele irá balançar para frente quando você virar a chave.
  • Continue girando a ignição até que o motor do carro dê partida. Não dê partida por mais de cinco segundos de cada vez ou você pode danificar o motor de partida ou sobrecarregar a ignição e queimar o fusível.
  • Seu carro irá balançar consecutivamente até ficar rápido o suficiente para continuar funcionando.
  • Quando o motor der a partida, pare de dar a partida e dirija lenta e cuidadosamente para longe.

Etapa 3: ligue o carro em ponto morto . Se você não conseguir dar a partida em uma marcha engatada, dê a partida em ponto morto.

  • Os carros com transmissão manual podem ser acionados se a alavanca de câmbio estiver na posição neutra sem a embreagem pressionada.
  • Com o motor ligado e em ponto morto, engate a primeira marcha com força.
  • Pressione com força, na esperança de engatar a marcha. Seu carro vai dar um pulo para frente quando isso acontecer.
  • O motor pode morrer se engatar a marcha de maneira abrupta. Podem ser necessárias várias tentativas para ter sucesso.
  • Se a marcha engatar e o motor continuar funcionando, dê um pouco de aceleração no carro e comece a acelerar lentamente.

Parte 2 de 3: Mude a transmissão sem embreagem

Upshifting é possível sem embreagem. É preciso um pouco de prática para realizar turnos rápidos, mas mesmo se você perder o turno da primeira vez, pode tentar novamente sem consequências.

Etapa 1: acelere até o ponto em que você precisa mudar . Alguns veículos são equipados com avisos ou indicadores que se iluminam quando você precisa passar para a próxima marcha mais alta.

Etapa 2: puxe o câmbio para fora da marcha . Simultaneamente, solte o pedal do acelerador e puxe o câmbio com força para fora de sua marcha atual.

  • Se você cronometrar de perto, não será necessário muito esforço para tirar o câmbio da marcha.
  • Você quer tirar a marcha antes que o carro comece a desacelerar. Se o carro desacelerar antes de você sair da marcha, será necessário acelerar e tentar novamente.

Etapa 3: force a mudança de marcha para a próxima marcha mais alta imediatamente . Se você estiver dirigindo em primeira marcha, estará forçando-o para a segunda marcha.

  • Engate a marcha conforme os RPMs estão diminuindo dos RPMs mais altos da marcha anterior.
  • Segure o shifter contra a posição da marcha desejada conforme os RPMs caem até que ele deslize para dentro.

Etapa 4: Repita as tentativas de forçar a mudança de marcha conforme necessário . Se as RPMs caírem para marcha lenta e você não engatou a próxima marcha, acelere o motor e deixe-o cair novamente enquanto tenta forçar o câmbio para a marcha.

  • Quando a alavanca de câmbio engatar, pressione rapidamente o acelerador para evitar que o carro dê solavancos e diminua a velocidade.
  • Haverá um solavanco significativo quando sua transmissão engatar na próxima marcha.

Etapa 5: acelere novamente e repita . Acelere e repita para passar para a próxima marcha mais alta até chegar à velocidade de cruzeiro.

Parte 3 de 3: reduza a marcha sem embreagem

Se estiver desacelerando até uma parada, você pode simplesmente puxar o câmbio com força para fora de sua marcha atual, deixá-lo em ponto morto e aplicar os freios. Se você estiver diminuindo a velocidade, mas continuando a dirigir em uma velocidade mais baixa, será necessário reduzir a marcha.

Etapa 1: quando você precisar reduzir a marcha, retire o câmbio da marcha atual . Você tem alguns segundos para fazer isso, então não apresse o processo.

Etapa 2: Aumente seus RPMs para o nível em que você normalmente aumentaria a marcha . Aumente a velocidade do motor até aproximadamente a velocidade do motor em que você aumentaria a marcha para a próxima marcha.

  • Por exemplo, em um motor a gás, você normalmente aumentaria a marcha em cerca de 3.000 RPM. Gire o motor até essa velocidade enquanto estiver em ponto morto.

Etapa 3: mova com força a alavanca de mudança para a marcha mais baixa . Quando você estiver na rotação do motor para cima, solte simultaneamente o pedal do acelerador e force a mudança de marcha para a próxima marcha.

  • Se não funcionar na primeira tentativa, repita rapidamente.

Etapa 4: acelere o motor . Assim que a alavanca de câmbio engatar a marcha, acelere um pouco para continuar a dirigir.

  • Repita conforme necessário para desacelerar.
  • Quando chegar a hora de parar, simplesmente retire a marcha com firmeza e, em vez de reduzir, deixe-a em ponto morto. Freie até parar e desligue o motor.

Quando você estiver dirigindo seu veículo com uma embreagem que não funciona corretamente, faça-o com moderação e apenas como último recurso. Assim que chegar ao seu destino, peça a um mecânico treinado, como os da RS EMBREAGEM, que inspecione sua embreagem e repare conforme necessário.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlo_de_Embraiagem