Time Lapse
Bem vindos a mais um texto sobre dicas de descrição. Hoje irei esclarecer como realizar o conhecido “ esquadra lapse” ( tradução: lapso do tempo ). Certamente, vários de vocês já viram este tipo de vídeo em novelas, documentários, seriados ou filmes.
São aqueles vídeos rápidos, geralmente de 10 a 30 segundos, que mostram o dia passando depressa, indivíduos ou carros movimentando depressa, como se o tempo estivesse acelerado.
Um filme nada mais é que a compilação de diversas imagens sucessivas, que juntas, criam uma existência em movimento. Você pode ser que já tenha ouvido anunciar da expressão frames por de acordo com (fps), que é a porção de quadros que se passam em 1 de acordo com.
Vários dos filmes que assistimos na tv contem 30 fps, ou seja, 30 frames ( ou quadros) de acordo. Se assistimos um vídeo de 10 segundos, estamos assistindo à uma compilação de 300 imagens.
Por que estou falando disso? Visto que esse é um conceito que iremos usar para fazer um esquadra lapse. Se vamos desenvolver um esquadra lapse de 15 segundos, por exemplo, usando 30 frames por de acordo com (30 quadros por segundos), necessitaremos de 15×30 = 450 imagens.
Tendo em ideia que precisaremos de 450 imagens para um vídeo de 15 segundos, precisamos definir agora o que desejamos mostrar no esquadra lapse.
Por exemplo, no vídeo embaixo, decidi fazer um esquadra lapse desvendando o pôr dos sol em São Thomé das Letras. Bom, qual o lucidez que utilizei? Para fazer “ este resultado ” é preciso dispor a câmera para levar diversas fotos em sequência.
Porém para isto, qual será o paragem entre cada imagem? Para esse caso, decidi designar a câmera para ficar tirando as fotos ao longo 60 minutos ( tempo satisfatório para analisar o sol se pondo).
Entre 17:30 às 18:30 a minha câmera ficou programada para levar fotos em sequência, para posteriormente, juntá-las em um programa no computador e fazer o esquadra lapse. Agora é apenas realizar uma simples exemplo de 3:
450 fotos ____________ 3600 segundos (60 min)
1 imagem ____________ x segundos
x = 8 segundos
Ou seja, devemos designar a câmera para levar 1 imagem a cada 8 segundos, para que em 60 min tenhamos 450 fotos, ou seja, o completo de fotos essencial para realizar um timelapse de 15 segundos.
Porém vamos presumir, que em vez de distinguir o tempo completo do vídeo, você queira distinguir o “ resultado ” da rapidez do vídeo. Para isto, vamos pré fixar o paragem entre as fotos.
No malogro acima, descobrimos que deveríamos levar uma imagem a cada 8 segundos. Porém e se, ajustássemos a câmera para levar uma imagem a cada 3 segundos, o que iria ocorrer?
Quanto menor este paragem, mais “lenta” é a impressão que possuirmos do tempo mudar no vídeo. No malogro embaixo, utilizei o paragem de 3 segundos, ou seja, a cada 3 segundos a câmera tirava uma imagem.
Neste time lapse, optei por realizar um vídeo de 9 segundos. Basta por isso medir a porção completa de fotos necessárias: 9×30 = 270 imagens.
Para auxiliar, alguns fotógrafos costumam usar os seguintes intervalos para os exemplos embaixo:
- Indivíduos caminhando: 2 segundos
- Movimentos de carros: 1 a 3 segundos
- Pôr do luz: 10 a 15 segundos
- Nuvens em movimento: 3 a 5 segundos
- Ervas em desenvolvimento: 9 a 120 segundos
- Esboços de construção: 5 a 15 minutos
- Paisagens noturnas, estrelas, menstruação: 20 a 30 segundos
Nesse tutorial, ensinarei como fazer um esquadra lapse usando uma câmera profissional, uma gopro ou um telefone celular.
Câmera profissional:
Neste caso, utilizo uma Relação T5i. Você irá ter necessidade de 2 acessórios para quantidade realizar o seu esquadra lapse: um tripé, para fundamentar a câmera e evitar movimentos enquanto a câmera dispara as fotos e um disparador afastado, para programar a porção e o paragem de fotos que serão tiradas com a câmera.
Estilo de usar a forma manual, de modo a definir a isso, a boca focal e rapidez do obturador para medir a porção de luz essencial para o composto da imagem. Time lapse BH