O desenvolvimento de um negócio no estilo Netflix não é tão difícil quanto parece. Para fazer isso, você precisa seguir várias etapas conforme descrito abaixo.
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Etapa 1. Encontre o seu nicho
A primeira coisa a fazer é decidir qual conteúdo seu aplicativo transmitirá aos usuários. Para lhe dar uma pista sobre nichos lucrativos e fumegantes, reunimos várias ideias abaixo.
- Entretenimento: A Netflix e a HBO nos mostram que os serviços de streaming de entretenimento são muito lucrativos. O público é grande o suficiente para acomodar um novo provedor de streaming.
- Fitness: O fitness é outro nicho em potencial para serviços VOD. As pessoas adorariam pagar por uma assinatura para ter acesso a vídeos relacionados a exercícios físicos a qualquer momento. Além disso, você pode adicionar diferentes categorias de vídeo, como ioga, treinamento de dança ou uma dieta saudável para aumentar um público mais amplo.
- Educação: Hoje em dia, as pessoas estão mais propensas a assistir a vídeos “Como fazer”, em vez de ler tutoriais e instruções. Além disso, você pode escolher entre muitos subnichos, como truques de mágica, fazer bolos ou até mesmo origami para atrair um público específico.
Etapa 2. Decidir sobre a disponibilidade do conteúdo
Como o conteúdo é a base do seu serviço de streaming sob demanda, você precisa determinar qual será o seu conteúdo.
- Você usaria vídeos de outros distribuidores?
- Ou você gostaria de criar seu conteúdo de vídeo?
Se você deseja cooperar com distribuidores de vídeo, você precisa obter uma licença para apresentação pública. Existem duas maneiras de lidar com isso:
- Alugar um filme do distribuidor autorizado com licenças
- Contactar o detentor dos direitos de autor
Ambas as opções são legítimas e a escolha depende de seus objetivos de negócios.
Etapa 3. Escolha o modelo de monetização
Para seu serviço de vídeo sob demanda proposto, você pode escolher entre três métodos de monetização de vídeo:
Pay-Per-View é o esquema de preços mais simples, o que significa que o usuário paga por cada vídeo para assistir. Você pode aplicar este modelo se quiser desenvolver uma plataforma para transmitir shows, feiras, conferências ou eventos esportivos, como boxe e MMA.
Publicidade: Você pode cobrar outras empresas pela execução de anúncios em vídeo em sua plataforma. Ainda assim, essa estratégia de monetização só funcionaria se sua plataforma se tornasse famosa entre os usuários.
Assinatura: Como você deve se lembrar, a Netflix usa exatamente essa estratégia de monetização. Além disso, o modelo de assinatura é usado por um terço das emissoras profissionais. Os assinantes pagam uma taxa mensal para ter acesso a uma biblioteca de conteúdo. Você pode usar essa técnica de monetização se for lançar novos conteúdos regularmente em sua plataforma.
Etapa 4. Estude os requisitos do aplicativo de streaming de vídeo
Para que seu vídeo tenha um bom desempenho, você precisa equilibrar as seguintes características de desempenho:
Velocidade da Internet
A velocidade da Internet afeta a plataforma de capacidade de transmitir vídeos sob demanda. A velocidade mínima da Internet para transmitir filmes de definição padrão é mais de 2 Mb / s (megabits por segundo). Mas para transmitir em HD, 3D ou 4K, sua velocidade de Internet deve ser muito maior. Vamos verificar o exemplo do Netflix.
Arquitetura de hospedagem e computação em nuvem
Para manter o conteúdo de vídeo, recomendamos o uso de plataformas de hospedagem em nuvem, pois a hospedagem em nuvem tem as seguintes vantagens:
- As plataformas de hospedagem em nuvem são flexíveis e aumentam a quantidade de espaço automaticamente.
- Essas plataformas permitem acesso rápido ao conteúdo de vídeo
- Plataformas de hospedagem em nuvem são mais baratas do que discos rígidos
Uma plataforma de vídeo sob demanda requer uma arquitetura complexa. Conforme seu negócio se desenvolve, a complexidade de sua arquitetura só aumentará. Posteriormente, você precisa pensar sobre o dimensionamento da plataforma desde o início. Dessa forma, você pode evitar migrações de dados complexas.
Além disso, você pode usar recursos de computação em nuvem para muitas operações, incluindo:
- Motor de busca
- Sistema de recomendação
- Teste A \ B
- Serviço de streaming
- Arquitetura de cache
Conectividade de rede
Mesmo que sua plataforma de streaming online não cresça rapidamente, considere que ela aumentará no futuro. Para conseguir isso, você precisa integrar uma rede de distribuição de conteúdo ao seu serviço. A rede de distribuição de conteúdo (CDN) transmite vídeos para assinantes por meio de uma rede de servidor. O CDN transforma seu aplicativo de streaming em um sistema escalonável para lidar com tráfego significativo.
Segurança
Você precisa considerar a proteção de conteúdo contra acesso não autorizado em dispositivos de clientes. Para garantir que seu serviço de streaming de vídeo seja seguro, considere o seguinte:
- O plano de fundo da rede fornece monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana e disponibilidade de conteúdo em caso de falha do servidor.
- A segurança de token impede o acesso a vídeos de uma fonte de terceiros sem sua aprovação.
- A restrição de domínio bloqueia o conteúdo para um domínio específico. Graças a esse recurso, outros usuários não podem ver o link embutido no código-fonte e inseri-lo em outra plataforma ou site.
- A restrição geográfica exclui locais específicos devido a acordos de licenciamento.
- A marca d’água fornece um nível extra de segurança de transmissão ao vivo. Assim, você mantém os direitos sobre seu conteúdo.
Gateway de pagamento
Para fornecer aos seus assinantes várias opções de pagamento, você pode usar as seguintes soluções de pagamento populares:
- O Stripe, que oferece suporte a serviços de assinatura, possui componentes de interface do usuário predefinidos e uma abordagem API primeiro para personalizar o gateway de pagamento para sua plataforma.
- 2CheckOut suporta pagamentos via Visa, Discover, MasterCard, JCB, PayPal ou outros cartões de crédito / débito.
- PayPal Payments Pro, que permite criar e hospedar suas próprias páginas de checkout para controle total.
- Braintree. Este portal de pagamento opera em mais de 40 países e aceita pagamentos em mais de 130 moedas
Etapa 5 Desenvolva um MVP de serviço de streaming sob demanda
A última parte do nosso guia sobre como iniciar um negócio de streaming de vídeo online é o estágio de desenvolvimento. Durante este estágio, você deve esclarecer os requisitos funcionais e não funcionais, definir cronogramas, pensar sobre o design e assim por diante.
Preste atenção extra ao design de sua plataforma proposta, pois a experiência do usuário perfeita é a chave para o sucesso. A plataforma precisa de uma interface de usuário intuitiva. Assim, os usuários podem navegar facilmente por filmes e programas, criar “listas”, pesquisar por gênero, ator, diretor e assim por diante.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media