Carregar uma bateria de carro descarregada é um pouco mais complexo (e potencialmente mais perigoso) do que carregar seu smartphone. Você não quer levar um choque ou tocar acidentalmente no ácido da bateria. Você também não vai querer ficar preso com uma bateria descarregada (de novo) se não deixar a bateria carregar por tempo suficiente. Acompanhe para aprender como carregar uma bateria de carro com segurança e por quanto tempo permitir que a bateria de seu carro seja carregada.
Contents
O que uma bateria de carro faz
Antes de prosseguirmos, você deve saber o que faz uma bateria de carro. Ele serve a dois propósitos:
1. Dá ao seu carro a potência de que necessita para arrancar.
A bateria fornece voltagem para o motor de partida, transformando energia química em energia elétrica.
2. Ele mantém seu carro funcionando.
A bateria do carro fornece um fluxo constante de voltagem para manter o motor e os acessórios funcionando (como rádio, faróis e qualquer computador de bordo).
Quando a bateria está muito fraca ou velha, ele não pode fazer nenhuma dessas coisas. Pode ser necessário carregar a bateria do carro se o motor estiver lento ou lento para ligar ou se a bateria estiver completamente descarregada.
Além de ligar o carro, carregar a bateria pode ajudar a saber se é ou não hora de comprar uma nova. Por exemplo, deixar uma luz interna acesa durante a noite irá descarregar sua bateria, mas se a bateria estiver “saudável”, ela deve recarregar rapidamente. Uma bateria que precisa ser substituída, no entanto, não mantém a carga ou precisa ser recarregada várias vezes.
O que fazer antes de carregar a bateria
Agora, vamos entrar em detalhes. Comece com essas cinco etapas antes de tentar carregar ou iniciar a bateria de um carro.
1. Consulte o seu manual.
Cada carro é diferente e seu fabricante pode ter instruções específicas para sua marca e modelo.
2. Esteja seguro.
Certifique-se de carregar a bateria em uma área onde não haja chamas, faíscas ou fumaça. Além disso, retire todas as joias, pois pode ser um risco à segurança. Além disso, coloque luvas e óculos de segurança.
3. Fareje ao redor.
Você sente o cheiro de algo que te lembra ovos podres? Nesse caso, a bateria pode estar vazando um gás perigoso e você não deve tentar carregá-la. Fique longe do carro, rebocá-lo e deixe um profissional dar uma olhada.
4. Verifique o calor.
O calor que sobe da caixa da bateria pode significar que ela está trabalhando mais do que deveria. Mantenha o capô levantado e deixe a bateria esfriar antes de tentar carregá-la.
5. Procure por corrosão.
Geralmente, a corrosão parece uma substância esverdeada e crocante em torno das portas da bateria. É um produto da fumaça do ácido da bateria que entra em contato com o ar – e é bastante comum na maioria das baterias de chumbo-ácido. No entanto, pode comprometer o sistema elétrico do seu carro e dificultar o recebimento da bateria pela bateria. Você pode remover a corrosão limpando-a com uma escova e uma mistura pastosa de água e bicarbonato de sódio.
Como usar um carregador portátil de bateria para carro
Depois de preparar sua bateria, você está pronto para a ação! Se você tiver a sorte de ter um carregador de bateria em seu porta-malas ou tiver acesso a um, siga estas etapas. (Você pode encontrar carregadores de bateria portáteis básicos em muitas lojas de peças de automóveis) Observe que, dependendo da situação (e do tipo de carregador), você pode usar o carregador para iniciar rapidamente ou recarregar totalmente a bateria.
1. Conecte o carregador à bateria.
Esse processo é semelhante ao de inicialização de uma bateria. Em primeiro lugar, certifique-se de que o carregador e o veículo estão desligados. Em seguida, prenda o grampo positivo (vermelho) ao pólo positivo da bateria.
Agora prenda o grampo negativo (preto) a uma área estável na carroceria do veículo ou chassi. Embora você também possa anexar a braçadeira preta ao terminal negativo da bateria, não é a coisa mais segura a se fazer. A bateria pode estar vazando gás hidrogênio e, nesse caso, mesmo a menor faísca pode causar uma explosão ou incêndio.
Como observa o Chicago Tribune, conectar o cabo negativo ao terminal negativo pode causar uma faísca. Estrondo.
2. Prepare o carregador.
No carregador, você precisará ajustar os volts e amperes. Usar amperes mais baixos resultará em um período de carregamento mais longo, mas também pode levar a uma carga mais confiável. Se velocidade é o que você está procurando, no entanto, vire a chave ou gire o dial para alto. Apenas certifique-se de seguir as instruções que acompanham o carregador e todas as orientações fornecidas no manual do proprietário.
3. Ligue o carregador.
Se o carregador precisar ser conectado a uma fonte de alimentação, certifique-se de que está. Se não, ligue-o e deixe-o fazer seu trabalho. Dependendo do tipo de carregador que você possui, ele pode parar automaticamente quando a bateria estiver cheia ou pode desligar após um determinado período.
4. Desconecte o carregador.
Depois que a bateria tiver recuperado a energia de inicialização do carro, desligue e, se necessário, desconecte o carregador da fonte de alimentação. É hora de retirar as braçadeiras! Pode parecer contra-intuitivo, mas isso deve ser feito na ordem inversa, a pinça negativa (preta) deve ser a primeira a ser removida, seguida pela pinça positiva (vermelha).
Como dar partida em uma bateria de carro
Se você não tiver acesso a um carregador de bateria, precisará saber como carregar a bateria de um carro sem ele. Cabos jumper serão sua melhor aposta. Você pode verificar nossas instruções completas para dar a partida em seu carro corretamente ou seguir as etapas abaixo.
1. Telefone para um amigo.
Você precisará da ajuda de outro veículo (um com uma bateria boa) se for dar partida em seu carro. Tente estacionar os carros um de frente para o outro, ou o mais próximo que puder!
2. Desligue tudo.
Os motores do carro, junto com o rádio e quaisquer outros componentes que consomem muita energia, não devem estar funcionando. Toda a potência deve estar concentrada nos motores.
2. Comece com os cabos de jumper positivos.
Tem os cabos de ligação em mãos? Conecte o cabo positivo, que normalmente é vermelho, ao terminal positivo da bateria descarregada. Em seguida, conecte o cabo positivo à bateria boa. Certifique-se de que os grampos não entrem em contato uns com os outros.
3. Conecte os cabos de jumper negativos.
Prenda o grampo negativo, que normalmente é preto, ao terminal da bateria em boas condições. Em seguida, conecte o segundo cabo negativo ao chassi ou bloco do motor. Normalmente, o melhor local é em algum lugar na estrutura do carro. Onde quer que você coloque o segundo grampo, ele deve estar o mais longe possível da bateria.
Como mencionamos anteriormente, a bateria pode estar emitindo gás hidrogênio e uma pequena faísca pode causar um incêndio ou explosão.
4. Dê partida nos motores.
Primeiro, ligue o motor do veículo com a bateria em boas condições. Em seguida, tente ligar o carro com a bateria descarregada. Depois de fazer isso, acelere o motor do carro “bom” para aumentar a potência da bateria, dando à bateria descarregada um pouco mais de energia. Agora deixe os dois veículos parados por alguns minutos.
5. Remova os cabos.
Assim que o veículo inicializado estiver funcionando perfeitamente, é hora de remover os cabos. Comece com os negativos primeiro e depois os positivos. Isso é o oposto do que você fez quando iniciou o processo. Esta é a ordem que você deve seguir:
- Desconecte o grampo negativo (preto) do veículo com a bateria ruim.
- Desconecte o grampo negativo (preto) do veículo com a bateria boa.
- Desconecte o grampo positivo (vermelho) do veículo com a bateria em boas condições.
- Desconecte a braçadeira positiva (vermelha) do veículo com a bateria ruim.
Quanto tempo para carregar uma bateria de carro
Carregar totalmente uma bateria com um carregador pode levar de algumas horas a alguns dias, dependendo da força do carregador e da voltagem da bateria. Embora uma bateria de carro parcialmente carregada ainda permita que você dirija seu carro, pelo menos por uma curta distância, você corre o risco de iniciar o processo novamente se não esperar por uma carga completa.
Se você usar cabos de jumper, não desligue o motor logo após a partida. Em vez disso, navegue por pelo menos 15 minutos para que a bateria possa continuar a carregar. Desligue o motor cedo demais e você poderá precisar de outro arranque.
Se a bateria estiver ruim, ela não manterá a carga, não importa quanto tempo você a deixe conectada a outro carro ou carregador.
O que fazer se a bateria de um carro não retiver a carga
Se a bateria do carro não mantiver a carga, você precisará rebocar o carro até um local que possa corrigir o problema. É hora de uma nova bateria de carro.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva