Contents
Cirurgia plástica
A cirurgia plástica lida com a reparação, reconstrução ou substituição de defeitos físicos de forma ou função que envolvem a pele, sistema músculo-esquelético, crânio e estruturas maxilofaciais, mão, extremidades, mama e tronco, e genitália externa. Utiliza princípios cirúrgicos estéticos não só para melhorar as qualidades indesejáveis das estruturas normais, mas também para todos os procedimentos reconstrutivos.
Conhecimentos e habilidades especiais no desenho e na cirurgia de enxertos, retalhos, transferência de tecidos e reimplante são necessários. A competência no manejo de feridas complexas, o uso de materiais implantáveis e a cirurgia de tumores é necessária.
A cirurgia plástica tem se destacado no desenvolvimento de técnicas inovadoras, como cirurgia microvascular e cranio maxilofacial, lipoaspiração e transferência de tecidos. A base da anatomia cirúrgica, fisiologia, patologia e outras ciências básicas é fundamental para esta especialidade.
A competência em cirurgia plástica implica uma combinação especial de conhecimentos básicos, julgamento cirúrgico, perícia técnica, ética e habilidades interpessoais, a fim de alcançar relações satisfatórias com os pacientes e a resolução de problemas.
Treinamento na especialidade de cirurgia plástica lida com a ressecção, reparo, substituição e reconstrução de defeitos de forma e função do tegumento e seus sistemas anatômicos subjacentes, incluindo as estruturas craniofaciais, a orofaringe, o tronco, as extremidades, a mama, e o períneo. Inclui cirurgia estética (cosmética) de estruturas com forma indesejável.
Conhecimentos e habilidades especiais no projeto e transferência de retalhos, no transplante de tecidos e no reimplante de estruturas são vitais para esses fins, assim como a habilidade na cirurgia excisional, no manejo de feridas complexas e no uso de materiais aloplásticos. .
O treinamento em residência em cirurgia plástica visa educar e treinar médicos de forma ampla na arte e ciência da cirurgia plástica e reconstrutiva e desenvolver um cirurgião plástico competente e responsável, com alto caráter moral e ético, capaz de funcionar como um cirurgião independente.
Uma variedade de planos educacionais produzirá o resultado desejado.
Todo treinamento de residência pré-requisito deve ser feito dentro de programas credenciados pelas seguintes organizações: o Conselho de Credenciamento de Educação Médica de Pós-Graduação (ACGME), o Royal College of Physicians e Surgeons of Canada, ou a American Dental Association.
O currículo para treinamento em residência em cirurgia plástica é de dois anos.
Um programa pode ser acreditado por mais de dois anos (como no modelo integrado ou no modelo independente usando um formato de três anos) quando é demonstrado que há uma justificativa educacional clara – consoante com os requisitos do programa de ensino de residência em plástico.
cirurgia definida pelo Comitê de Residência para Cirurgia Plástica – e os objetivos do treinamento para residência não podem ser cumpridos em um currículo de dois anos ou quando o diretor do programa delineou um programa com metas especiais que excedam as metas definidas nos requisitos do programa.
Modelos de treinamento: O Comitê de Revisão de Residência (RRC) para Cirurgia Plástica reconhece dois modelos de treinamento, independentes e integrados.
A. modelo independente
No modelo independente de treinamento, os residentes completam dois ou três anos de treinamento em cirurgia plástica concentrada, com não menos que 12 meses de responsabilidade sênior / chefe, após a conclusão bem sucedida de um dos seguintes currículos de pré-requisitos:
Um mínimo de três anos de treinamento clínico com responsabilidade progressiva no mesmo programa em cirurgia geral. O ano de transição ou os estágios rotativos não podem ser usados para cumprir este requisito.
B. modelo integrado
No modelo integrado, os residentes completam cinco ou seis anos de formação em cirurgia plástica acreditada pelo ACGME após o recebimento de um diploma de MD ou DO de uma instituição credenciada pelo Comitê de Ligação em Educação Médica (LCME) ou a Associação Americana de Osteopatia (AOA).
Graduados de escolas de medicina de outros países que não os Estados Unidos ou o Canadá devem apresentar evidências de certificação final pela Comissão de Educação para Graduados de Medicina Estrangeira (ECFMG).
Cirurgia Plástica como Carreira
Se você está procurando uma vida em cirurgia que é emocionante, interessante, gratificante e diversificada, a cirurgia plástica seria uma excelente opção de carreira. Da enorme variedade de condições que se enquadram na área de experiência do tratamento do cirurgião plástico, à flexibilidade do estilo de vida profissional, a cirurgia plástica oferece aos profissionais satisfação ao longo da vida na prática da cirurgia.
É comumente percebido que os cirurgiões plásticos não fazem nada além de cirurgia estética. Um dos maiores atributos da cirurgia plástica, no entanto, é a amplitude das condições que se enquadram na área de especialização em tratamento das pessoas no campo. Estes incluem problemas congênitos, adquiridos e traumáticos.
Na verdade, o campo da cirurgia plástica é tão amplo, que subspecialtiExistem dentro da especialidade de cirurgia plástica, incluindo cirurgia craniomaxilofacial, cirurgia microvascular, cirurgia da mão e cirurgia plástica, só para citar alguns. Os cirurgiões crânio-maxilo-faciais tratam as condições que envolvem os ossos da face e do crânio, e as anormalidades dos tecidos moles associados, como a fenda labial e palatina.
Os cirurgiões microvasculares deslocam os tecidos de uma área do corpo para outra e restabelecem o suprimento sanguíneo e a inervação desse tecido, utilizando um microscópio cirúrgico e suturas mais finas do que os cabelos humanos. Os cirurgiões de mão tratam problemas musculoesqueléticos congênitos, adquiridos e traumáticos da mão e da extremidade superior, empregando técnicas cirúrgicas plásticas e ortopédicas.
Os cirurgiões do Burn trabalham como parte de uma grande equipe que fornece tratamento intensivo para pacientes com queimaduras e trata feridas agudas por queimaduras e cicatrizes crônicas. O objetivo do cirurgião cosmético é fazer mudanças na forma do corpo ou rejuvenescer as áreas que foram afetadas pelo envelhecimento.
Um cirurgião plástico pode optar por limitar uma prática a uma dessas áreas, ou praticar todo o escopo da cirurgia plástica. Embora o campo da cirurgia plástica seja amplo e desafiador, oferece flexibilidade no estilo de vida não encontrado em outras especialidades cirúrgicas. Um cirurgião plástico pode desfrutar de uma prática próspera em um ambiente acadêmico ou de prática privada.
O foco da prática pode ser em áreas como o trauma, onde o trabalho pode ser excitante e imprevisível. Alternativamente, ele pode ser focado em cirurgias eletivas, como reconstrução de mama ou cirurgia plástica, onde o estilo de vida pode ser mais controlado.
Pode-se também escolher se tornar ativo em pesquisa acadêmica em cirurgia plástica, que é muito ativa em instituições em todo o país e em todo o mundo. Independentemente do tipo de prática que um cirurgião plástico persegue, aqueles que escolhem a cirurgia plástica podem ter certeza. que eles continuarão a encontrar novos desafios em um campo que está sempre mudando.
Eles serão capazes de projetar uma prática que se encaixa com seus objetivos na vida. E o mais importante, eles vão desfrutar da satisfação de poder ajudar os pacientes de maneiras muito originais e diversas. Cirurgia plástica BH