Em média, o uso de eletricidade e gás cria cerca de um quarto de todas as emissões de carbono de nossas casas, com mais da metade de nossas contas de combustível relacionadas ao fornecimento de aquecimento e água quente em uma casa típica do Reino Unido. Uma das maneiras mais simples de garantir que você está sendo eficiente em termos energéticos na cozinha – como em todos os outros cômodos da sua casa – é garantir que você tenha uma caldeira moderna com eficiência energética e controles de aquecimento. Temos mais informações sobre como atualizar o aquecimento em sua casa em nosso site.
Além do aquecimento e da água quente, as principais atividades alimentares da cozinha envolvem o resfriamento (em geladeiras e freezers) e o aquecimento (com chaleiras, fornos e fogões). Cozinhar normalmente responde por 13,8% da demanda de eletricidade nas residências do Reino Unido, com congelamento ou resfriamento de alimentos exigindo mais 16,8% da eletricidade usada em média .
Aparelhos úmidos, como lava-louças e máquinas de lavar, também consomem muita energia, representando cerca de 10% das contas de energia domésticas. Veja nossas dicas sobre como ser eficiente em termos de energia ao usar sua máquina de lavar. Quer saber mais sobre energia ? Acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/
Contents
Conselhos de economia de energia na cozinha
Em estudos de uso doméstico de energia, há uma clara correlação entre o tamanho da casa e a quantidade de energia utilizada. Sem surpresa, as famílias de uma única pessoa usam menos energia do que uma família de quatro pessoas. Mas uma única pessoa não usará metade da quantidade de energia que um casal – é mais eficiente em termos energéticos, para não dizer sociável, cozinhar para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, como você pode ver na tabela abaixo do Powering the 2011 Relatório da nação .
E não é só cozinhar que nossos refrigeradores e freezers usam a mesma energia para resfriar os alimentos, independentemente de quantas pessoas estejam em casa.
Mas nem sempre podemos ter pessoas para jantar se moramos sozinhos. Então, como podemos garantir que somos energeticamente eficientes na cozinha?
1. Escolha produtos energeticamente eficientes
Um passo importante é garantir que escolhemos aparelhos energeticamente eficientes. O relatório Powering the Nation de 2011 estudou o uso de energia em residências em todo o Reino Unido. Na época do estudo, os domicílios estudados possuíam em média 41 eletrodomésticos diferentes – alguns com até 85. Aparelhos de entretenimento, como iPads, TVs ou laptops, geralmente não têm rótulos de energia, mas produtos da linha branca, como lava-louças, geladeiras e fornos, devem apresentar sua classificação de eficiência energética por lei.
A classificação mais alta possível é A+++, a mais baixa para certos aparelhos será F ou G, com uma diferença considerável de economia de energia entre eles. Em muitos casos, aparelhos como fogões serão todos classificados como A+ ou superior. Mas os aparelhos mais antigos provavelmente serão consideravelmente menos eficientes em termos de energia.
2. Use o tamanho certo de aparelho para suas necessidades
Utensílios de cozinha, como máquinas de lavar, lava-louças, geladeiras, chaleiras e fogões tornaram-se mais eficientes em termos energéticos ao longo dos anos, com os melhores modelos usando menos energia do que há 10 anos. No entanto, o aumento do tamanho da geladeira média, geladeira com freezer e tambor da máquina de lavar anularam algumas das possíveis economias de energia. O Blog Assistência Técnica 24hs detalha outras coisas sobre como economizar energia da cozinha, veja a seguir https://assistenciatecnica24hs.com.br/blog-2/
Se tudo o que você mantém na geladeira é uma garrafa de champanhe e um limão (sim, estou olhando para você), você realmente precisa de uma geladeira com freezer de tamanho normal?
3. Não deixe aparelhos em standby
Embora os frigoríficos, frigoríficos, arcas congeladoras verticais e arcas congeladoras sejam tradicionalmente os maiores consumidores individuais de eletricidade em casa porque estão sempre ligados – pode poupar energia desligando outros aparelhos eletrónicos.
Sua máquina de lavar louça, micro-ondas, máquina de lavar, secadora e forno elétrico consumirão eletricidade quando deixados em modo de espera. Tente adquirir o hábito de desligá-los na tomada para economizar energia.
4. Economize energia ao cozinhar
Obviamente, você precisa garantir que seus métodos de preparação de alimentos não afetem a qualidade de sua refeição, mas existem algumas maneiras simples de economizar energia ao cozinhar.
Pense em como você aquece sua comida – usar um micro-ondas é muito mais eficiente em termos energéticos do que cozinhar em um fogão tradicional a gás ou elétrico quando você está aquecendo pequenas quantidades de comida.
- aqueça a água em uma chaleira, em vez de no fogão. Você pode transferi-lo para uma panela quando já estiver fervido
- use apenas a quantidade de água necessária – ferver extra leva mais tempo e energia
- sempre cubra suas panelas e frigideiras – a água ferverá mais rápido e usará menos energia para aquecer sua comida
- desligue o fogo alguns minutos antes de sua comida estar totalmente cozida – principalmente se você tiver um fogão elétrico, pois eles demoram algum tempo para esfriar e continuarão a cozinhar sua comida
- não abra a porta do forno repetidamente – você deixará sair ar quente e desperdiçará energia. Se puder, dê uma olhada pela porta de vidro
5. Economize energia ao congelar alimentos
Além de usar um refrigerador ou freezer de tamanho adequado, você pode economizar energia garantindo que ele funcione de maneira eficaz.
- nunca coloque alimentos quentes diretamente na geladeira ou no freezer, deixe esfriar primeiro de lado
- descongele sua geladeira ou freezer regularmente
- não mantenha a porta aberta por longos períodos de tempo, pois terá que trabalhar mais para resfriar a temperatura depois
- mantenha sua geladeira a 5 graus Celsius ou menos. Em média, mantemos nossas geladeiras a 7 graus Celsius, o que significa que nossa comida acaba mais cedo
- certifique-se de que há pelo menos 10 cm de espaço atrás da geladeira para permitir que o calor flua mais facilmente
Uma área final a considerar é a iluminação. Isso normalmente representa mais 15% da demanda elétrica em toda a casa. Por isso, vale a pena trocar por lâmpadas de LED e lembrar de desligar as luzes dos cômodos, quando não estiverem em uso. Temos mais conselhos na nossa página sobre iluminação com eficiência energética.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_energia