A blefaroplastia é um tipo de cirurgia que repara as pálpebras caídas e pode envolver a remoção do excesso de pele, músculos e gordura. Conforme você envelhece, suas pálpebras se estendem e os músculos que as sustentam enfraquecem. Como resultado, o excesso de gordura pode se acumular acima e abaixo de suas pálpebras, causando sobrancelhas caídas, pálpebras superiores caídas e bolsas sob os olhos.
Além de fazer você parecer mais velho, a pele muito flácida ao redor dos olhos pode reduzir a visão lateral (visão periférica), especialmente as partes superiores e externa do campo de visão. A blefaroplastia pode reduzir ou eliminar esses problemas de visão e fazer com que seus olhos pareçam mais jovens e mais alertas.
Para ajudar a decidir se a blefaroplastia é a certa para você, descubra o que você pode esperar de forma realista e explore os benefícios e riscos da blefaroplastia
Contents
Porque está feito
Você pode considerar a blefaroplastia se as pálpebras caídas impedirem que seus olhos se abram completamente ou puxem para baixo as pálpebras inferiores. Remover o excesso de tecido das pálpebras superiores pode melhorar sua visão. A blefaroplastia palpebral superior e inferior pode fazer com que seus olhos pareçam mais jovens e mais alertas.
A blefaroplastia pode ser uma opção se você tiver:
- Pálpebras superiores largas ou caídas
- Excesso de pele das pálpebras superiores que interfere na sua visão periférica
- Excesso de pele nas pálpebras inferiores
- Bolsas sob seus olhos
Você pode ser submetido à blefaroplastia ao mesmo tempo que outro procedimento, como lifting de sobrancelha, lifting de rosto ou recapeamento de pele.
A cobertura do seguro pode depender se a cirurgia repara uma condição que prejudica a visão. Se você fizer a cirurgia apenas para melhorar sua aparência, o custo provavelmente não será coberto pelo seguro. A blefaroplastia da pálpebra inferior quase sempre é feita apenas por motivos cosméticos.
Riscos
Os possíveis riscos da cirurgia das pálpebras incluem:
- Infecção e sangramento
- Olhos secos e irritados
- Dificuldade em fechar os olhos ou outros problemas nas pálpebras
- Cicatriz perceptível
- Lesão nos músculos oculares
- Descoloração da pele
- A necessidade de uma cirurgia de acompanhamento
- Visão temporariamente turva ou, raramente, perda de visão
- Riscos associados à cirurgia em geral, incluindo reação à anestesia e coágulos sanguíneos
Converse com seu médico sobre como os riscos cirúrgicos se aplicam a você. Entender o que está envolvido na blefaroplastia e pesar os benefícios e riscos pode ajudá-lo a decidir se esse procedimento é uma boa opção.
O que você pode esperar
Antes do procedimento
A blefaroplastia geralmente é feita em ambiente ambulatorial. O cirurgião injeta medicação anestésica nas pálpebras e administra medicação intravenosa para ajudá-lo a relaxar.
Durante o procedimento
Se você fizer uma cirurgia nas pálpebras superiores e inferiores, o cirurgião geralmente trabalhará primeiro nas pálpebras superiores. Ele corta ao longo da dobra da pálpebra, remove o excesso de pele, músculos e possivelmente gordura e fecha o corte.
Na pálpebra inferior, o cirurgião faz um corte logo abaixo dos cílios na prega natural do olho ou dentro da pálpebra inferior. Ele remove ou redistribui o excesso de gordura, músculos e flacidez da pele e fecha o corte.
Se sua pálpebra superior cair perto de sua pupila, seu cirurgião pode fazer uma blefaroplastia com um procedimento chamado ptose (TOE-sis) que fornece suporte adicional ao músculo da sobrancelha.
Após o procedimento
Após a cirurgia, você passa um tempo em uma sala de recuperação, onde é monitorado para complicações. Você pode sair mais tarde naquele dia para se recuperar em casa.
Após a cirurgia, você pode experimentar temporariamente:
- Visão turva com a pomada lubrificante aplicada aos olhos
- Olhos lacrimejantes
- Sensibilidade à luz
- Visão dupla
- Pálpebras inchadas e dormentes
- Edema e hematomas semelhantes a olhos pretos
- Dor ou desconforto
Seu médico provavelmente irá sugerir que você execute as seguintes etapas após a cirurgia:
- Use compressas de gelo nos olhos por 10 minutos a cada hora na noite após a cirurgia. No dia seguinte, use compressas de gelo nos olhos de quatro a cinco vezes ao longo do dia.
- Limpe suavemente as pálpebras e use colírios ou pomadas prescritos.
- Evite fazer esforço, levantar pesos e nadar por uma semana.
- Evite atividades extenuantes, como aeróbica e corrida, por uma semana.
- Evite fumar.
- Evite esfregar os olhos.
- Se você usar lentes de contato, não as coloque por cerca de duas semanas após a cirurgia.
- Use óculos escuros de cor escura para proteger a pele das pálpebras do sol e do vento.
- Durma com a cabeça erguida acima do peito por alguns dias.
- Aplique compressas frias para reduzir o inchaço.
- Após alguns dias, volte ao consultório médico para a retirada dos pontos, se necessário.
- Por cerca de uma semana, evite aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros), naproxeno sódico (Aleve, outros), naproxeno (Naprosyn) e outros medicamentos ou suplementos de ervas que podem aumentar o sangramento. Se necessário, use acetaminofeno (Tylenol, outros) para controlar a dor.
Procure atendimento médico imediatamente se tiver algum dos seguintes:
- Falta de ar
- Dor no peito
- Uma freqüência cardíaca incomum
- Nova dor intensa nos olhos
- Sangrando
- Problemas de visão
Resultados
Muitas pessoas expressam satisfação com os resultados da blefaroplastia, como uma aparência mais descansada e jovial e mais autoconfiança. Para algumas pessoas, os resultados da cirurgia podem durar a vida toda. Para outros, as pálpebras caídas podem ocorrer novamente.
Hematomas e inchaço geralmente desaparecem em 10 a 14 dias, que pode ser quando você se sentir confortável para sair em público novamente. As cicatrizes dos cortes cirúrgicos podem levar meses para desaparecer. Tome cuidado para proteger a pele delicada de suas pálpebras da exposição excessiva ao sol.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blefaroplastia