O que é fossa séptica

Contents

O que é fossa séptica e como funciona?

As fossas sépticas podem ser um conceito estranho para muitas pessoas. Mas para os donos de casa que usam um, eles são de vital importância.

Se você sempre morou em uma casa conectada à rede de esgoto, é provável que nunca tenha ouvido falar em fossa séptica, muito menos saber o que é fossa séptica.

Neste blog vamos detalhar o que é uma fossa séptica e como funcionam.

Abatimento séptica se trata de um sistema de tratamento de esgoto sanitário que acontece em domicílios; é uma artigo que age química e conforme à realidade nos dejetos. Por ser mais usada na agitação agricultor (por não ter tratamento de esgoto), a abatimento séptica age purificando a água advento dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio local com o mínimo de impacto ambiental.Quer saber mais sobre fossa séptica, acesse http://caixaforte.ind.br/

A princípio, os dejetos vindos dos vasos sanitários são depositados em um açude com mais ou menos 30 metros de distância da apartamento, alicerçado por alvenaria, argamassa ou outro material que mantenha os aspectos básicos de segurança, ancianidade e defensão; medindo no mínimo 1.250 litros, no qual acontece um processamento de decantação, no qual a parte sólida se deposita no fundo para sentir putrefacção por bactérias anaeróbicas. Análogo açude possui uma válvula de escape para que os gases fabricados pelas bactérias no processamento de ebulição possam cavar.

Como funciona uma fossa séptica?

Uma fossa séptica digere matéria orgânica e separa matéria flutuante (por exemplo, óleos e graxas) e sólidos da água residual

Uma fossa séptica será conectada com duas tubulações (de entrada e saída).

A tubulação de entrada é utilizada para transportar os resíduos de água da casa e coletá-los na fossa séptica. É mantido aqui o tempo suficiente para que os resíduos sólidos e líquidos sejam separados um do outro.

O segundo tubo é o tubo de saída. Ele também pode chamar o campo de drenagem. Essa tubulação retira as águas residuais pré-processadas da fossa séptica e as espalha de maneira uniforme no solo e nos cursos d’água.

Quando a água residual for coletada depois de um tempo, ela começará a se separar em 3 camadas. (conforme mostrado na imagem acima)

A camada superior é composta por óleos e graxas e flutua acima de todos os resíduos. Isso comumente referido como “espuma”.

A camada do meio contém águas residuais juntamente com partículas de resíduos.

A terceira camada inferior consiste em partículas mais pesadas que a água e formam uma camada de lodo.

As bactérias dentro do tanque fazem o melhor para quebrar os resíduos sólidos, o que permite que os líquidos se separem e drenem facilmente.

O que resta no fundo do tanque é o que precisa ser removido periodicamente como parte da manutenção geral. Esta é uma das razões pelas quais a fossa séptica é apenas uma forma básica de tratamento de esgoto.

O dimensão dos tanques varia de acordo com a porção de cidadãos que utilizem o esgoto sanitário. O esgoto autóctone de pias e ralos não precisa entrar em contato direto com os resíduos direcionados com a abatimento séptica, uma vez que os materiais químicos, como os materiais de higienização por adágio, interferem no processamento de putrefacção, matando as bactérias.

Por montar com diversos microrganismos infeciosos, atitudes de segurança precisam ser tomadas antes da construção ou instalação da abatimento séptica; não precisa ser instalada próximo a poços artesianos, para evitar que vazamentos ou a própria água que o abismo libera, entre em contato com a água de uso humano, alimária e orgânico.

No momento em que a abatimento tem instalação subterrânea, as tampas não precisam ser bastante grandes, para reduzir riscas de desabamento. Abatimento sépticas mal instaladas ou mal construídas são capazes de acarretar acaso uma baixo contaminação dos lençóis freáticos, introduzindo agentes infecciosos na água de uso da região, podendo acarretar em doenças em humanos e animais, além de afetar as plantações. O Blog Caixa Forte detalha como funciona Instalações Simples e também fala sobre Construção Civil e muito mais, veja a seguir http://caixaforte.ind.br/blog/

Especificamente, é assim que funciona um sistema séptico convencional típico:

  1. Toda a água sai de sua casa de um cano de drenagem principal para uma fossa séptica.
  2. A fossa séptica é um recipiente enterrado e estanque, geralmente feito de concreto, fibra de vidro ou polietileno. Seu trabalho é reter as águas residuais por tempo suficiente para permitir que os sólidos se assentem no fundo formando lodo, enquanto o óleo e a graxa flutuam para o topo como escória.
    Compartimentos e uma saída em forma de T evitam que o lodo e a espuma saiam do tanque e viajem para a área do campo de drenagem.
  3. O efluente líquido (efluente) sai do tanque para o campo de drenagem.
  4. O campo de drenagem é uma escavação rasa e coberta feita em solo não saturado. As águas residuais pré-tratadas são descarregadas através de tubagens em superfícies porosas que permitem que as águas residuais sejam filtradas através do solo. O solo aceita, trata e dispersa as águas residuais à medida que percolam através do solo, acabando por descarregar nas águas subterrâneas.
    Se o campo de drenagem estiver sobrecarregado com muito líquido, ele pode inundar, fazendo com que o esgoto flua para a superfície do solo ou crie backups em vasos sanitários e pias.
  5. Finalmente, as águas residuais se infiltram no solo, removendo naturalmente as bactérias, vírus e nutrientes nocivos coliformes. As bactérias coliformes são um grupo de bactérias que habitam predominantemente os intestinos de humanos ou outros animais de sangue quente. É um indicador de contaminação fecal humana.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_s%C3%A9ptica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *