Os melhores lugares para visitar no Brasil – da natureza incrível aos museus e festivais mundialmente famosos

Olhando para o mapa (maciço) e ficando um pouco sobrecarregado para escolher os melhores lugares para visitar no Brasil? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua viagem e dar as melhores dicas para curtir o Brasil como um morador local. Sou brasileiro e estou prestes a compartilhar todas as minhas coisas favoritas sobre meu país. De beber caipirinha na praia do Rio a visitar um parque nacional cheio de lagoas azuis imaculadas no norte ou ajudar a salvar tartarugas no sul, o Brasil tem opções para todos os tipos de mochileiros.

De norte a sul, você encontrará algo incrível para fazer em todos os cantos do país e garanto que ficará surpreso com a diversidade do Brasil. Vá de coração aberto, ouça e converse com os locais – não há melhor maneira de conhecer nossa cultura. Quer saber mais sobre ? Acesse https://guiajampa.com.br/

Você está pronto para sua aventura brasileira? Aqui estão os melhores lugares para visitar no Brasil. De nada!

Contents

1. Florianópolis, Santa Catarina

Floripa é um lugar tão saudável que nós brasileiros chamamos de “A Ilha da Magia”. Sua geografia é um pouco confusa, pois a cidade abrange parte do continente e também a ilha de Florianópolis. O continente é predominantemente residencial, então a ilha é onde você passará a maior parte do seu tempo, pois é onde você encontrará as atrações mais famosas. Este lugar perfeito tem belas cachoeiras, praias incríveis, trekking de aventura e passeios históricos – é definitivamente um dos melhores lugares para se visitar no Brasil.

Agora que você está pronto para visitar o Brasil, é hora de aprender uma palavra muito importante em português: “praia”. Significa praia e você verá muitas vezes neste artigo.

O melhor a se fazer em Floripa é conhecer as incríveis praias espalhadas pelo norte, sul e leste da ilha. Se você quiser visitar mais de uma praia no mesmo dia, é melhor ficar do mesmo lado da ilha para não perder tempo no trânsito, pois pode ficar super movimentada durante a alta temporada.

As praias do norte da ilha são mais turísticas e possuem muitos clubes conhecidos, então as coisas podem ficar um pouco mais caras. Recomendo conhecer a Praia da Lagoinha, Praia do Forte, Praia da Daniela, Praia Brava e Praia dos Ingleses. O lado leste da ilha tem uma vibe incrível para mochileiros e é um ótimo local para surfar. Minhas praias favoritas são Joaquina, Praia Mole, Praia da Galheta e Barra da Lagoa. Esse também é o ponto de encontro dos mochileiros da cidade, onde você encontra gente do mundo todo, bares e restaurantes super bacanas e gente vendendo sua arte na rua.

Se procura um momento de sossego rodeado pela natureza, o sul da ilha é onde quer estar. Estamos falando de praias intocadas, algumas delas acessíveis apenas por trekking, como a Praia dos Naufragados. Se você quiser se misturar com os locais, experimente a caminhada até a Lagoinha do Leste, uma das trilhas mais famosas do sul do Brasil. Existem três opções diferentes com diferentes níveis de dificuldade, a mais fácil demorando mais de uma hora. Você não vai se arrepender das vistas quando chegar lá!

Se você está pensando em fazer algo diferente e ter uma ótima experiência local, visite o Projeto Tamar, uma organização sem fins lucrativos que protege as tartarugas marinhas da extinção ao longo da costa brasileira. Você pode visitar as tartarugas em sua filial em Floripa e, se tiver sorte, presenciar uma tartaruga sendo solta de volta à natureza, o que normalmente é seguido por muitas pessoas aplaudindo.

Depois de passar alguns dias na praia, dirija-se ao centro histórico da cidade para fazer compras locais no mercado público, ver arte no Palácio Cruz e Sousa e comprar obras de arte no Largo da Alfândega.

Se você quer viver uma autêntica experiência de casa de praia brasileira, o Tucano House Summer Hostel é a opção perfeita. Eles têm uma ótima vibe social, funcionários simpáticos e organizam jantares com comida típica brasileira por um preço amigável para mochileiros. Se você quer se desconectar e curtir o chill time, o Floripa Surf Hostel está localizado no sul da ilha e conta com muitas redes e espaços verdes.

Melhor época para visitar: Se você quiser evitar as multidões, visite no início de dezembro ou março/abril. A ilha fica muito lotada em janeiro e fevereiro.

2. Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto é um dos melhores lugares para se visitar no Brasil para quem quer entender a história do país. O nome da cidade se traduz em ‘Black Gold’ em inglês, porque foi o centro da corrida do ouro no século XVIII. Hoje ainda é possível vivenciar o passado da cidade através de sua arquitetura e da arte do incrível escultor brasileiro Aleijadinho. Você pode visitar todas as principais atrações a pé, e apenas passear admirando a paisagem é realmente uma das melhores coisas que você pode fazer. As principais atrações de Ouro Preto são as antigas minas do período colonial, onde você pode fazer um tour para ouvir como toneladas de minérios e pedras preciosas eram extraídas e levadas de volta para a Europa e como o trabalho escravo era usado para isso.

A cidade também tem muitos museus onde você pode começar a entender mais sobre a história do país. No Museu da Inconfidência você pode aprender sobre a independência do Brasil, e se você estiver interessado em arte brasileira, você deve conferir o Museu de Arte Sacra. Um ótimo lugar para ver a obra de Aleijadinho é a igreja São Francisco de Assis, onde você encontra muitas esculturas feitas pelo artista.

Uma das coisas mais legais que você pode fazer em Ouro Preto é procurar uma festa universitária. Eles são super abertos e aceitam estudantes de todo o mundo. Basta ir ao bairro estudantil da Baixita e perguntar onde vai acontecer a festa. Você pode literalmente bater em uma das portas da fraternidade e perguntar. Se você estiver visitando durante o Carnaval, melhor ainda – haverá muitas festas estudantis nas quais você pode participar.

Se você estiver visitando na época do Natal, pode participar de uma incrível festa de rua chamada “Congada”, onde os moradores recriam a coroação de Chico Rei, um ex-escravo que trabalhou nas minas de Ouro Preto e comprou a liberdade para si mesmo, seu filho e muitos outros. Começa na época do Natal e vai até 6 de janeiro.

A pousada Goiabada com Queijo fica muito perto da praça principal e tem uma equipe muito simpática que vai te dar todas as dicas que você precisa para explorar a cidade.

Melhor época para visitar: A alta temporada é de dezembro a janeiro e julho. Visite em meses alternativos se quiser evitar as multidões.

3. São Paulo, São Paulo

São Paulo é uma das cidades mais legais para se visitar no Brasil e é um ótimo lugar para começar sua aventura, já que muitos voos internacionais pousam lá. São Paulo é uma grande metrópole, cheia de coisas inusitadas para explorar que fazem desta cidade um lugar tão especial.

Comece sua aventura caminhando pela Vila Madalena, um bairro badalado cheio de bons cafés, restaurantes e lojas vintage. Aos sábados, você pode visitar a Feira Livre da Vila Madalena, uma feira livre com artesanato, muitas frutas e legumes e comida de rua incrível. Para uma autêntica experiência brasileira, experimente um pastel (um delicioso petisco) com caldo de cana. Depois de obter toda a energia que você precisa, dirija-se ao Beco do Batman, um ponto famoso da cidade para os amantes da arte de rua.

Se você gosta de arte, visite o Museu de Arte de São Paulo na Avenida Paulista. Você verá o prédio com bastante facilidade à distância por causa de seu incrível estilo de arquitetura e poderá se perder por horas.

Depois de visitar o museu, siga para o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais da cidade e repleto de ótimas pizzarias. Falando em pizza, você DEVE EXPERIMENTAR a pizza brasileira. Esqueça tudo o que você achava que sabia sobre a comida tradicional italiana e abra-se para um novo nível de bobagem. Estou falando de pizza de sorvete e nem me arrependo.

A essa altura, você já deve ter percebido que São Paulo é um ótimo lugar para passear e comer uma comida deliciosa, então se você não é vegetariano, vá ao Mercado Municipal para experimentar um ENORME sanduíche de mortadela. Depois de tanto comer, dê um passeio no parque do Ibirapuera e visite o Museu Afro, espaço dedicado a contar a história de mais de cinco séculos de história africana no Brasil.

Para um pôr do sol incrível e se misturar com os locais, vá até a Praça do Pôr do Sol (literalmente significa o parque do pôr do sol) para uma das vistas mais bonitas da cidade.

O Ô de Casa Hostel será o hub perfeito para sua aventura. Eles têm as vibrações brasileiras mais autênticas, estão sempre tocando música brasileira e têm um menu incrível cheio de pratos tradicionais! Os funcionários são muito simpáticos e uma noite normal no hostel normalmente termina com eles levando os convidados para as melhores festas da Vila Madalena. O Blog Guia Jampa detalha outras coisas sobre, veja a seguir https://guiajampa.com.br/

4. Ubatuba, São Paulo

Se você tem um tempinho extra em São Paulo e quer visitar uma bela praia próxima, você deve ir a Ubatuba, um dos melhores lugares para se visitar no Brasil. Você pode chegar a esta cidade em três horas de carro de São Paulo em um dia normal, mas pode ficar preso no trânsito por um tempo se viajar durante feriados nacionais. Chegando lá, você pode optar por visitar as praias do sul, que são mais turísticas, ou do norte, pela natureza intocada. Existem mais de 100 praias, então você terá muitas opções para escolher.

Enquanto estiver lá, você também pode visitar uma bela cachoeira chamada Cachoeira do Prumirim. Os moradores costumam ir lá à tarde depois de passar o dia na praia, então se você quiser ter o lugar só para você, tente ir mais cedo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Green Haven Hostel foi premiado como Melhor Hostel do Brasil em nossos HOSCARs 2020 ! Eles têm música ao vivo todos os sábados à noite e um bar aberto de caipirinha. Se você estiver visitando durante as férias de Natal, certifique-se de conferir sua própria festa de NYE.

5. Salvador, Bahia

Quando os brasileiros pensam em Salvador, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é o Pelourinho! Imagine casas históricas realmente coloridas alinhadas, formando um cenário mágico. Este lugar icônico é Patrimônio Mundial da UNESCO, onde você pode encontrar muitas lojas, restaurantes e cafés. O melhor a fazer é passear e absorver a energia incrível que esta cidade tem. Mas eu tenho que te dar um pequeno aviso, este é um lugar famoso para batedores de carteira, então sempre verifique onde você tem seus pertences, não ande com sua câmera ou telefone expostos e evite sair das ruas principais.

Ainda no centro histórico, visite o Largo Tereiro de Jesus, um local repleto de belas igrejas, restaurantes e arquitetura incrível. Visite o Museu Afro para conhecer mais sobre as religiões afro no Brasil, e a Casa do Carnaval da Bahia para conhecer a história do Carnaval na cidade. Ainda nesta área, confira o Elevador Lacerda. Construída em 1873, esta é a maneira mais fácil (e mais barata) de chegar à parte alta da cidade. Quando se está no topo, a praça Tomé de Sousa é um belo miradouro e local perfeito para ver o pôr-do-sol.

Se você quiser comprar lembranças autênticas e acessíveis para seus entes queridos, visite o Mercado Modelo. Este mercado público funciona há mais de 100 anos e tem mais de 250 barracas que vendem arte e comida.

Agora, prepare-se para uma história incrível. A Igreja do Bonfim foi construída entre 1745 e 1772, e hoje é o centro de uma bela festa multi-religiosa que acontece em Salvador todos os anos em janeiro. Neste dia, cerca de 200 mulheres vestidas de branco percorrem uma peregrinação de 8km para lavar as escadas da igreja com água e flores, enquanto os locais celebram com música e cânticos de origem africana. Este é um belo ritual para assistir e você deve considerar visitar Salvador durante esse período. E não nos esqueçamos da fita do Senhor do Fim, uma tradição que consiste em colocar uma fita colorida no pulso de alguém e pedir-lhe para fazer três desejos. Você faz um nó para cada desejo e, quando a fita cair sozinha, todos esses sonhos se tornarão realidade. Esta tradição faz parte da Festa do Bonfim,

Junto com o Pelourinho, o Farol da Barra é um dos cartões postais mais famosos de Salvador. O farol foi construído no século XVIII e hoje é um museu. Bem em frente ao farol, tem uma linda praia para você passear e ver o pôr do sol.

Como não falar de comida? A comida baiana é incrível, e você não pode sair da cidade sem experimentar um Acarajé! É uma bela mistura de feijão, camarão, cebola, sal e pimenta – tudo junto e frito no azeite de dendê. É a comida mais tradicional da cidade e pode encontrar as melhores no Largo da Dinha.

O albergue Galeria 13 é uma ótima base para sua aventura em Salvador. Eles têm piscina, café da manhã até as 12h, happy hours com caipirinhas, noites de cinema brasileiro e um cachorro amigável. Eles também estão localizados no centro histórico, o que tornará seu dia de exploração muito mais fácil.

Quando visitar: Se você quer aproveitar o melhor do verão e do carnaval brasileiro, janeiro e fevereiro são uma ótima época para ir. Se você quiser férias mais frias, considere visitar em outros meses.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil