Como funciona a instalação do drywall: tudo sobre o acabamento

Você anda por quilômetros de coisas todos os dias. Está na sua casa, no seu escritório e em todas as lojas que você visita. Tem muitos nomes: Sheetrock, wallboard, gesso cartonado, gesso cartonado, ou mais comumente, drywall . Apesar da prevalência do drywall em nossas vidas cotidianas, poucas pessoas sabem como ele é feito, de onde vem ou quão útil esse material realmente é, diz a equipe Drywall Gesso BH em seu site: https://drywallgessobh.com.br.

Drywall é um material de construção usado para criar paredes e tetos. Também é usado para criar muitos recursos de design, incluindo beirais, arcos e outras especialidades arquitetônicas. É rápido e fácil de instalar, incrivelmente durável e requer apenas reparos simples quando danificado. No mundo da construção comercial, o drywall é usado para envolver colunas para esconder vigas de aço e é uma maneira fácil e barata de rematar paredes de alvenaria acima dos tetos.

Antes do drywall se tornar amplamente utilizado, os interiores dos edifícios eram feitos de gesso. Por centenas de anos, paredes e tetos foram construídos colocando camadas de gesso úmido sobre milhares de tiras de madeira chamadas ripas. O gesso úmido acabaria endurecendo para formar paredes, mas os processos de instalação e reparo eram demorados e difíceis de fazer bem. A criação de paredes de gesso exigiu a aplicação de várias demãos, com um longo tempo de secagem entre cada demão. Além de seu longo período de instalação, a aplicação de gesso era bastante trabalhosa, exigindo artesãos qualificados que trabalhavam em uma pequena área de uma parede por semanas a fio.

Paredes que levariam semanas para serem criadas com gesso poderiam ser finalizadas em alguns dias com drywall e durariam mais e custariam menos para serem construídas. O drywall danificado pode ser remendado de maneira mais rápida e fácil do que o gesso, e o drywall também possui um maior grau de resistência ao fogo. Apesar de todos esses benefícios, o uso do drywall demorou para pegar os construtores. Foi apenas nos últimos 50 ou 60 anos que esse material realmente ganhou algum respeito. Vamos dar uma olhada na história do drywall e ver como sua reputação evoluiu ao longo dos anos para se tornar um material de construção universalmente preferido.

Contents

Como é feito o drywall

Drywall é feito principalmente de gesso. O gesso é um mineral geralmente encontrado em leitos maciços que se parecem com areia branca, embora as impurezas possam fazer com que os leitos pareçam rosa, amarelo ou cinza. Uma das camas de gesso mais famosas dos Estados Unidos é o popular Monumento Apesar de ser usado para fazer drywall, há uma grande quantidade de água no gesso. A água está na forma cristalina, razão pela qual as moléculas individuais de gesso estão secas. Essas moléculas de água cristalinas dão ao drywall acabado sua resistência ao fogo. À medida que o drywall fica quente, os cristais de água começam a se desestabilizar e começam a vaporizar à medida que a água atinge seu ponto de ebulição. Os cristais de água em evaporação mantêm o drywall fresco, protegendo a estrutura por trás dele.

Uma vez que o gesso é extraído, é transportado para fábricas em todo o mundo. Lá, o gesso bruto é misturado com vários aditivos, incluindo amido, polpa de papel e um emulsificante (ou agente espessante), depois misturado com água para formar uma pasta espessa. A pasta de gesso é espalhada em papel Manila em camadas de 3/8 de polegada a 3/4 de polegada de espessura. Outra folha de papel Manila é então colocada em cima. Toda a formação passa por fornos que aquecem a folha a temperaturas de até 500 graus Fahrenheit. Isso seca o material e o prepara para o corte. As folhas típicas têm 4×8 pés, embora as folhas de 4×10 pés e 4×12 pés tenham se tornado populares recentemente, pois permitem a instalação mais rápida de paredes mais altas.

Aditivos adicionais ou tipos de papel são usados ​​​​ao criar formas mais especializadas de drywall. Para saber mais sobre isso e obter informações sobre como encontrar o tipo certo de drywall para atender às suas necessidades, leia a próxima seção.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Tipos de drywall

A instalação de drywall é um projeto de bricolage popular para os proprietários porque é fácil de aprender e não requer ferramentas especiais caras. Para começar a instalar o drywall em sua casa, use a tabela na seção anterior para determinar que tipo de drywall você precisa para o seu projeto e, em seguida, estime quantas folhas serão necessárias com base no tamanho da área. A maioria das lojas de materiais de construção entrega suas compras em sua casa, o que é útil devido ao comprimento das folhas de drywall. Você também pode economizar dinheiro alugando muitas dessas ferramentas. Depois de fazer sua compra ou aluguel, você pode dividir seu projeto em três etapas fáceis:

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Corte

Comece colocando suas folhas de drywall em uma superfície plana e seca. Meça o comprimento necessário para o seu projeto e use um lápis para marcar onde você precisará cortar a folha. Usando um quadrado em T como guia, corte a folha ao longo das marcas usando uma serra para drywall. Você pode fazer a maioria de seus cortes antes de iniciar o projeto para preparar seus materiais, ou pode cortar pedaços enquanto trabalha. O último método resulta em menos erros e menos desperdício, mas pode levar mais tempo. Uma serra de buraco de fechadura pode ser útil para cortar espaços para tomadas elétricas e interruptores de luz, e um cortador de círculo é útil se você tiver espaços curvos para trabalhar.

Suspensão

Comece a prender suas folhas de drywall nas vigas de madeira ou metal usadas para enquadrar seu espaço. Você deve pendurar as folhas horizontalmente ao trabalhar com pinos de madeira, enquanto os pinos de metal funcionam melhor com instalações verticais. Isso ocorre porque os pinos de madeira são mais propensos a deformar e desviar com o tempo. Pendurar a folha horizontalmente permite que cada folha entre em contato com mais pinos e ajuda a minimizar a deflexão. De um modo geral, pode ser mais difícil parafusar em pinos de metal. Ao usar pinos de madeira, você também deve aplicar um adesivo de drywall na face dos pinos antes de pendurar seu drywall para minimizar ainda mais a deflexão. Para prender o drywall aos pinos, use uma aparafusada  e parafusos de drywall, certificando-se de acertar os pinos. Os parafusos devem ser colocados a cada quatro polegadas.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Acabamento

Finalmente, você vai colar, lixar e finalizar o drywall. Isso envolve a aplicação de três camadas de lama, uma camada de fita de drywall e um monte de lixa. Primeiro, use uma faca de acabamento de 6 polegadas para espalhar o composto de junta ao longo de cada costura. Essa primeira camada é chamada de camada de fita e deve ter cerca de dez centímetros de largura, centralizada nas juntas das folhas de drywall. Em seguida, aplique fita de drywall ao longo das juntas. A lama que você aplicou irá mantê-lo no lugar. Sua segunda camada de lama é chamada de camada de bloco. Use sua faca de acabamento de 6 polegadas para aplicar uma segunda camada de lama em cima de sua fita de drywall. Use apenas o suficiente para selar a fita de drywall no lugar. A camada final é chamada de camada desnatada. Uma faca de 10 ou 12 polegadas deve ser usada para aplicar uma terceira camada de lama. Leve o tempo que for necessário com esta camada para espalhar a lama bem longe das costuras para fornecer uma superfície lisa e nivelada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gesso