O que é tratamento convencional

A apreensão da água na Época de Tratamento de Água (ETA) é realizada de duas formas: apreensão breve em mananciais (Ribeirão dos Porcos e Represa do Fucci) e apreensão subterrânea ( Despenhadeiro Interessante “Emílio Rodrigues”).

Contents

TRATAMENTO DE ÁGUA CONVENCIONAL: FOLHA DE INFORMAÇÕES DE COAGULAÇÃO E FILTRAÇÃO

Qual é o método convencional de tratamento da água?

Muitas estações de tratamento de água usam uma combinação de coagulação, sedimentação, filtração e desinfecção para fornecer água potável limpa e segura ao público. Em todo o mundo, uma combinação de coagulação, sedimentação e filtração é a tecnologia de tratamento de água mais amplamente aplicada e tem sido usada desde o início do século XX. Para obter mais informações sobre a parte de desinfecção do processo de tratamento, consulte a ficha técnica de cloração.

Tratamento

A Época de Tratamento de Água (ETA) recebe a ág ua coletada dos mananciais de superfície, para ganhar um tratamento assente. São realizadas análises de coloração, turbidez, ph e ensaios de floculação (jar test) na amostra de água in natura no qual é adicionada, a partir de bombas dosadoras, saída de cal hidratada para revisão de ph. Posteriormente é adicionada saída de sulfato de alumínio ferroso para aglomerar as partículas de impurezas da água e é realizado uma pré-cloração com hipoclorito de sódio na canaleta de aparecimento da água.

Coagulacão e Floculação

A água chegando à ETA recebe a acrescentamento de saída de cal hidratada, saída de sulfato de alumínio ferroso e pré- cloração e nos 4 floculadores, padece espalhafato lenta e mais ágil para que as partículas de impurezas se aglomerem em pequenos flocos mais densos que a água e irão se fiar no fundo dos decantadores. Entre os floculadores e os 2 decantadores há uma taipa de madeiro com furos alternados que diminui a rapidez da água ao entrar nos decantadores no qual pode-se observar 4 zonas dentro dos decantadores: Brega de turbilhonamento: os flocos nessa brega estão desordenados e com movimento ; Brega de decantação: os flocos já começam ir para o fundo do decantador; Brega de alívio: os flocos estão quase sem movimento (decantados); Brega de melhoria: os flocos que pela série de interferências físico-químicas não conseguiram decantar, sobem para a superfície do decantador e caem na canaleta que conduz aos 4 filtros de cálculo (com camadas de pedra e cálculo de distintos granulometrias – coação ) que se encarregará de reter esses flocos ou partículas sólidas, ocorrendo a coação da água para um cisterna ilegítimo dentro da ETA, que no momento em que essencial, recebe nova porção de cal hidratada para a revisão do ph, nova porção de hipoclorito de sódio para a revisão do cloro, acrescentamento de flúor (fluossilcato de sódio) e é bombeada para os reservatórios da ETA; de no qual é distribuída a água para a indivíduos por peso.
Fonte de Reprodução: Getty Images

Cloração

A cloracão consiste na desinfecção das águas (é o processamento em que se usa um intermediário químico ou não, no qual se possui por propósito a extinção de microorganismos patogênicos existentes na água ), sendo empregado o hipoclorito de sódio originado na ETA. A acrescentamento de todos os produtos químicos usados no tratamento é feita a partir de bombas dosadoras e controlados pelo laboratório por meio de de análises: Ph, coloração, turbidez, cloro residual desocupado ( de momento em momento ); na água da canaleta ( coalhadura ), nos decantadores, na água filtrada sem revisão e com revisão, caixa das pedras, jart test na água in natura ; Fluoreto (fluossilicato de sódio) na água da saída dos sistemas de subdivisão. O ph e o cloro residual desocupado é ponderado similarmente na saída do sistema de subdivisão de momento em momento. A ETA similarmente recebe água subterrânea do Despenhadeiro Interessante “Emilio Rodrigues” – Jardim Residencial Laranjeiras, cuja água recebe acrescentamento somente de cloro (hipoclorito de sódio) e Flúor (fluossilicato de sódio). Os filtros de cálculo são lavados mecanicamente por investimento de movimento (contra-corrente), uma vez ao dia ao longo a noite e à cada quinze dias com posto lavajato. O laboratório faz o controle de qualidade, a partir de análises de cloro residual desocupado no cavalete das residências em pontos finais, intermediários e início da barga de subdivisão de água do município, de maneira que sejam analisados todos os setores ao longo o mês, atendendo à leis atual no país.

Análises de Controle

Consistem em corporificar análises de cloro residual desocupado, afoiteza do ph, coloração, turbidez, flúor, temperatura da água e do ar, da água do sistema de subdivisão, cloro residual desocupado, afoiteza do ph, coloração e turbidez da barga de subdivisão (cavalete da aposento ), e análises microbiológicas (coliformes totais, fecais e bactérias heterotróficas). No tratamento da água são usados alguns produtos químicos. Veja quais os produtos usados e qual a ofício de cada um em todo processamento: Sulfato de Alumínio ferroso granulado – intermediário coagulante das impurezas da água. Cal Hidratada – revisão do ph da água. Fluossilicato de sódio – acrescentamento de flúor á água ( prevenção de consumição dentária infantil ). Hipoclorito de Sódio – intermediário anti-séptico.

O que é removido durante a filtragem?

As partículas que são removidas da água durante a filtração dependem do tamanho dos filtros usados. A filtração lenta de areia remove bactérias, protozoários e vírus e produz essencialmente água limpa, embora ainda seja aconselhável usar um desinfetante como medida de precaução. A filtração rápida de areia remove partículas suspensas, que podem conter bactérias, mas em geral não remove bactérias, protozoários ou vírus. Nas estações de tratamento de água, a filtração remove um grande número de contaminantes, mas ainda requer desinfecção para produzir água potável segura. Embora a filtração rápida de areia não possa remover bactérias e vírus de forma eficaz, é uma etapa importante no processo de tratamento de água. Assim como a coagulação, a filtração pode remover a matéria suspensa e dissolvida, de modo que a desinfecção seja mais bem-sucedida com uma quantidade reduzida de cloro. Para obter mais informações sobre filtragem no Nepal, incluindo como pregos enferrujados podem remover o arsênico da água, consulte a ficha técnica Filters for Families . A Safe Drinking Water Foundation tem programas educacionais que podem complementar a informações encontradas nesta ficha técnica. A Operação Water Drop analisa os contaminantes químicos encontrados na água; ele é projetado para uma aula de ciências. A Operação Water Flow analisa como a água é utilizada, de onde vem e quanto custa; tem aulas destinadas às aulas de Estudos Sociais, Matemática, Biologia, Química e Ciências. A Operação Water Spirit apresenta uma perspectiva das Primeiras Nações sobre a água e as questões que a cercam; ele é projetado para aulas de Estudos Nativos ou Estudos Sociais. A Operation Water Health analisa os problemas comuns de saúde em torno da água potável no Canadá e em todo o mundo e foi projetada para uma colaboração em Saúde, Ciência e Estudos Sociais. A Operação Poluição da Água se concentra em como a poluição da água ocorre e como ela é limpa e foi projetada para uma colaboração de Ciências e Estudos Sociais.. Quer ajudar a ensinar aos alunos que há uma maneira melhor de tratar a água potável? Invista $ 25 hoje para nos ajudar a enviar kits da Operação Biologia da Água às escolas para que os alunos possam construir modelos em pequena escala de sistemas biológicos de tratamento de água! Ou doe $100 ou mais e receba um Recibo Oficial de Doação para fins de Imposto de Renda.
Conte com a nossa empresa para lhe oferecer as melhores soluções e melhores serviços. Precisa de um orçamento ou quer conhecer nossas condições? Entre em contato com a gente! Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_tratamento_de_%C3%A1gua